Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schio, Caroline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135802
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.
id UFSC_872728e34f4c853924607e16f7465956
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135802
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SCAgriculturaAgroecossistemasEducação ruralGaropaba (SC)AprendizagemExtensao ruralGaropaba (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.A grande maioria dos trabalhos de pesquisa e extensão rural é estruturada no modelo tradicional de Transferência de Tecnologia, no qual o conhecimento é difundido de forma linear e unidirecional de  centros geradores para  comunidades receptoras . Este modelo também é o que predomina na maioria das instituições de ensino, que fomentam uma educação voltada à especialização e à padronização dos conhecimentos e das práticas, limitando as pessoas, na maioria dos casos, a repetir mais do mesmo. Baseada em premissas do pensamento sistêmico/complexo, esta dissertação teve como objetivo identificar aspectos relevantes para desencadear aprendizagem, com a finalidade de desenvolver um modelo conceitual para auxiliar o Centro de Aprendizagem Socioambiental - CAS a estruturar atividades que fomentem a reflexão e a práxis, visando a transformação da situação-problema de perda da diversidade socioambiental no seu território. Para o desenvolvimento do modelo conceitual, primeiramente se buscou compreender os aspectos essenciais e as inter-relações existentes dentro do contexto no qual o CAS está inserido, utilizando ferramentas como a figura rica, o diagrama de influência e entrevistas semi-estruturadas. Para a escolha dos elementos que estruturaram o modelo conceitual, foram sistematizados os aspectos teórico-epistemológicos de quatro diferentes abordagens de aprendizagem e, posteriormente, se comparou os aspectos teóricos com os aspectos-chave para desencadear aprendizagem, apontados pelos participantes dos cinco encontros de Grupo Focal realizados. Por último, indicadores de eficácia, eficiência, efetividade, estética e ética foram formulados a fim de monitorar o desempenho deste modelo. Fundamentadas neste modelo conceitual de aprendizagem, as futuras atividades do CAS poderão contribuir para desencadear processos de aprendizagem que fomentem um maior protagonismo do indivíduo dentro do seu contexto, que legitime e valorize seu saber e seus valores e que o incentive a co-criar a sua trajetória de aprendizagem, bem como a sua realidade sociocultural.<br>Abstract : Most agricultural research and extension projects are based on the traditional Transfer of Technology model. In this model, knowledge is transmitted in a linear and one-way direction from  central sources to  information receptors . This is the same approach adopted by the majority of educational institutions which deliver education based on specialization and standardization of knowledge and practices. In most cases this induces people in reproducing  more of the same . Considering the theoretical framework based on systems\complex thinking, this Dissertation has the objective to develop a learning conceptual model to help the Social-Environmental Learning Center (Centro de Aprendizagem Socioambiental  CAS) to structure activities with the aim to promote reflection and practice in order to transform the problem situation related to the loss of territorial socio-environmental diversity. The first task in the construction of the conceptual model was to understand both essentials aspects and inter-relations related to the context in which CAS is involved. The tolls used were rich picture, influence diagram and semi-structure interviews. With the aim to choose potential elements to promote learning in order to structure the conceptual model, the first step was systematizing the theoretical aspects of four different learning approaches. The second step was comparing the theoretical aspects with the key-elements to promote learning pointed by participants of five Focus-group meetings. Indicators for efficacy, efficiency, effectiveness, esthetic and ethics were selected with the aim to monitoring conceptual model performance. Based on this learning conceptual model, it is expected that CAS future activities contribute to trigger learning processes which facilitate a greater protagonism of people within their own context. This helps legitimizing and valuing their traditional knowledge and cultural values as well as opportunizing them to co-create their learning trajectory and their socio-cultural reality.Schlindwein, Sandro LuisUniversidade Federal de Santa CatarinaSchio, Caroline2015-10-27T03:08:28Z2015-10-27T03:08:28Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 p.| il.application/pdf335832https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135802porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:54:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135802Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:54:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
title Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
spellingShingle Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
Schio, Caroline
Agricultura
Agroecossistemas
Educação rural
Garopaba (SC)
Aprendizagem
Extensao rural
Garopaba (SC)
title_short Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
title_full Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
title_fullStr Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
title_full_unstemmed Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
title_sort Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC
author Schio, Caroline
author_facet Schio, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlindwein, Sandro Luis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schio, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Agroecossistemas
Educação rural
Garopaba (SC)
Aprendizagem
Extensao rural
Garopaba (SC)
topic Agricultura
Agroecossistemas
Educação rural
Garopaba (SC)
Aprendizagem
Extensao rural
Garopaba (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-27T03:08:28Z
2015-10-27T03:08:28Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335832
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135802
identifier_str_mv 335832
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652113061871616