Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schio, Caroline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135802
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSchio, CarolineSchlindwein, Sandro Luis2015-10-27T03:08:28Z2015-10-27T03:08:28Z2015335832https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135802Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.A grande maioria dos trabalhos de pesquisa e extensão rural é estruturada no modelo tradicional de Transferência de Tecnologia, no qual o conhecimento é difundido de forma linear e unidirecional de  centros geradores para  comunidades receptoras . Este modelo também é o que predomina na maioria das instituições de ensino, que fomentam uma educação voltada à especialização e à padronização dos conhecimentos e das práticas, limitando as pessoas, na maioria dos casos, a repetir mais do mesmo. Baseada em premissas do pensamento sistêmico/complexo, esta dissertação teve como objetivo identificar aspectos relevantes para desencadear aprendizagem, com a finalidade de desenvolver um modelo conceitual para auxiliar o Centro de Aprendizagem Socioambiental - CAS a estruturar atividades que fomentem a reflexão e a práxis, visando a transformação da situação-problema de perda da diversidade socioambiental no seu território. Para o desenvolvimento do modelo conceitual, primeiramente se buscou compreender os aspectos essenciais e as inter-relações existentes dentro do contexto no qual o CAS está inserido, utilizando ferramentas como a figura rica, o diagrama de influência e entrevistas semi-estruturadas. Para a escolha dos elementos que estruturaram o modelo conceitual, foram sistematizados os aspectos teórico-epistemológicos de quatro diferentes abordagens de aprendizagem e, posteriormente, se comparou os aspectos teóricos com os aspectos-chave para desencadear aprendizagem, apontados pelos participantes dos cinco encontros de Grupo Focal realizados. Por último, indicadores de eficácia, eficiência, efetividade, estética e ética foram formulados a fim de monitorar o desempenho deste modelo. Fundamentadas neste modelo conceitual de aprendizagem, as futuras atividades do CAS poderão contribuir para desencadear processos de aprendizagem que fomentem um maior protagonismo do indivíduo dentro do seu contexto, que legitime e valorize seu saber e seus valores e que o incentive a co-criar a sua trajetória de aprendizagem, bem como a sua realidade sociocultural.<br>Abstract : Most agricultural research and extension projects are based on the traditional Transfer of Technology model. In this model, knowledge is transmitted in a linear and one-way direction from  central sources to  information receptors . This is the same approach adopted by the majority of educational institutions which deliver education based on specialization and standardization of knowledge and practices. In most cases this induces people in reproducing  more of the same . Considering the theoretical framework based on systems\complex thinking, this Dissertation has the objective to develop a learning conceptual model to help the Social-Environmental Learning Center (Centro de Aprendizagem Socioambiental  CAS) to structure activities with the aim to promote reflection and practice in order to transform the problem situation related to the loss of territorial socio-environmental diversity. The first task in the construction of the conceptual model was to understand both essentials aspects and inter-relations related to the context in which CAS is involved. The tolls used were rich picture, influence diagram and semi-structure interviews. With the aim to choose potential elements to promote learning in order to structure the conceptual model, the first step was systematizing the theoretical aspects of four different learning approaches. The second step was comparing the theoretical aspects with the key-elements to promote learning pointed by participants of five Focus-group meetings. Indicators for efficacy, efficiency, effectiveness, esthetic and ethics were selected with the aim to monitoring conceptual model performance. Based on this learning conceptual model, it is expected that CAS future activities contribute to trigger learning processes which facilitate a greater protagonism of people within their own context. This helps legitimizing and valuing their traditional knowledge and cultural values as well as opportunizing them to co-create their learning trajectory and their socio-cultural reality.120 p.| il.porAgriculturaAgroecossistemasEducação ruralGaropaba (SC)AprendizagemExtensao ruralGaropaba (SC)Aprendendo para a conservação: um modelo conceitual para o Centro de Aprendizagem Socioambiental no município de Garopaba, SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL335832.pdfapplication/pdf1439708https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135802/1/335832.pdfdce3df745c90a0951717d23509b610e9MD51123456789/1358022016-03-07 15:54:06.866oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135802Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:54:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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