O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blois, Janice de Moraes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde
id UFSC_8736b8e274ba89e1eabb1714adc8e8f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81685
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromissoEnfermagemEnfermagemEstudo e ensinoEnfermeirosFormação profissionalEnfermagem como profissaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da SaúdeNeste estudo problematizamos o fazer do enfermeiro-docente promovido através de um processo crítico-reflexivo entre esses sujeitos, tendo como embasamento o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Realizamos seis encontros grupais, com enfermeiros-docentes das duas primeiras disciplinas do ciclo profissionalizante do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Os encontros contaram, em média, com oito participantes. Os dados obtidos no grupo foram gravados e posteriormente transcritos. Utilizamos, ainda, seis questionários aplicados aos docentes do quadro efetivo que participaram regularmente dos encontros. Todas as informações foram agrupadas e analisadas qualitativamente, a partir dos seguintes temas: o sujeito enfermeiro, o sujeito enfermeiro-docente e a prática do enfermeiro-docente. Constatamos que o ser enfermeiro-docente se relaciona a construções marcadas pela sua história de vida, sendo influenciado por suas experiências profissionais. A escolha da docência, por sua vez, vincula-se à qualificação, à expectativa de ascenção social, ao crescimento profissional, sendo esta trajetória marcada por descompassos oriundos das relações interpessoais estabelecidas no espaço da universidade. A problematização da prática do enfermeiro-docente é estimulada, evidenciando-se a necessidade de maior articulação seqüencial do Curso, de integração entre os conteúdos, as disciplinas e os colegas. Foram apontadas, como estratégias de fortalecimento do grupo, o estabelecimento de espaços coletivos marcados pelo diálogo, pela troca de experiências e pela discussão. Concluímos que o processo de mudança no fazer do enfermeiro-docente requer espaços coletivos de problematização de suas práticas, aos quais são subjacentes as construções individuais dos sujeitos que lhes permitem refletir, questionar, dialogar, tomar consciência, apropriar-se e transformar a realidadeFlorianópolis, SCKantorski, Luciane PradoUniversidade Federal de Santa CatarinaBlois, Janice de Moraes2012-10-19T06:49:47Z2012-10-19T06:49:47Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179128http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:28:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:28:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
title O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
spellingShingle O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
Blois, Janice de Moraes
Enfermagem
Enfermagem
Estudo e ensino
Enfermeiros
Formação profissional
Enfermagem como profissao
title_short O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
title_full O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
title_fullStr O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
title_full_unstemmed O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
title_sort O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
author Blois, Janice de Moraes
author_facet Blois, Janice de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kantorski, Luciane Prado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Blois, Janice de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem
Estudo e ensino
Enfermeiros
Formação profissional
Enfermagem como profissao
topic Enfermagem
Enfermagem
Estudo e ensino
Enfermeiros
Formação profissional
Enfermagem como profissao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T06:49:47Z
2012-10-19T06:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179128
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685
identifier_str_mv 179128
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406747037696