O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde |
id |
UFSC_8736b8e274ba89e1eabb1714adc8e8f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81685 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromissoEnfermagemEnfermagemEstudo e ensinoEnfermeirosFormação profissionalEnfermagem como profissaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da SaúdeNeste estudo problematizamos o fazer do enfermeiro-docente promovido através de um processo crítico-reflexivo entre esses sujeitos, tendo como embasamento o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Realizamos seis encontros grupais, com enfermeiros-docentes das duas primeiras disciplinas do ciclo profissionalizante do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Os encontros contaram, em média, com oito participantes. Os dados obtidos no grupo foram gravados e posteriormente transcritos. Utilizamos, ainda, seis questionários aplicados aos docentes do quadro efetivo que participaram regularmente dos encontros. Todas as informações foram agrupadas e analisadas qualitativamente, a partir dos seguintes temas: o sujeito enfermeiro, o sujeito enfermeiro-docente e a prática do enfermeiro-docente. Constatamos que o ser enfermeiro-docente se relaciona a construções marcadas pela sua história de vida, sendo influenciado por suas experiências profissionais. A escolha da docência, por sua vez, vincula-se à qualificação, à expectativa de ascenção social, ao crescimento profissional, sendo esta trajetória marcada por descompassos oriundos das relações interpessoais estabelecidas no espaço da universidade. A problematização da prática do enfermeiro-docente é estimulada, evidenciando-se a necessidade de maior articulação seqüencial do Curso, de integração entre os conteúdos, as disciplinas e os colegas. Foram apontadas, como estratégias de fortalecimento do grupo, o estabelecimento de espaços coletivos marcados pelo diálogo, pela troca de experiências e pela discussão. Concluímos que o processo de mudança no fazer do enfermeiro-docente requer espaços coletivos de problematização de suas práticas, aos quais são subjacentes as construções individuais dos sujeitos que lhes permitem refletir, questionar, dialogar, tomar consciência, apropriar-se e transformar a realidadeFlorianópolis, SCKantorski, Luciane PradoUniversidade Federal de Santa CatarinaBlois, Janice de Moraes2012-10-19T06:49:47Z2012-10-19T06:49:47Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179128http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:28:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:28:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
title |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
spellingShingle |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso Blois, Janice de Moraes Enfermagem Enfermagem Estudo e ensino Enfermeiros Formação profissional Enfermagem como profissao |
title_short |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
title_full |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
title_fullStr |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
title_full_unstemmed |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
title_sort |
O fazer do enfermeiro-docente: ação e compromisso |
author |
Blois, Janice de Moraes |
author_facet |
Blois, Janice de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kantorski, Luciane Prado Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blois, Janice de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermagem Estudo e ensino Enfermeiros Formação profissional Enfermagem como profissao |
topic |
Enfermagem Enfermagem Estudo e ensino Enfermeiros Formação profissional Enfermagem como profissao |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T06:49:47Z 2012-10-19T06:49:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179128 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685 |
identifier_str_mv |
179128 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406747037696 |