Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Zoé Schilling da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_a460fa2c641ba370d0d5183595c5b0a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88030
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativaEnfermagemFormação profissionalEnfermagemEstudo e ensino (Superior)AvaliaçãoEnfermeirosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.A educação e a saúde, como áreas sociais, consideram o contexto de mudanças o norteador das suas ações e, para tanto, se valem de processos avaliativos para a adequação de seus serviços às necessidades da sociedade. Na educação, principalmente, este processo está vinculado a existência de um projeto político-pedagógico que abriga as transformações da realidade social em seus objetivos. No Ensino Superior a avaliação é utilizada como importante instrumento para o alcance dos objetivos da Instituição como órgão formador. Na UNISC # Universidade de Santa Cruz do Sul, os profissionais enfermeiros e a população regional entendem que o Curso de Enfermagem é uma necessidade social relevante e têm o objetivo de ver formados profissionais qualificados, que prestam serviços especializados nesta área. Portanto, a avaliação do Curso de Enfermagem na UNISC é objeto deste estudo construído por meio de uma aproximação com o modelo da Avaliação Emancipatória preconizado por SAUL (2000) contemplando os momentos da pesquisa participativa, em que os sujeitos educadores, os formados, empregadores e a comunidade externa à Universidade têm sua participação como ponto fundamental. A sociologia reflexiva de Bourdieu fundamenta, em parte, a perspectiva teórico-analítica de abordagem do problema, especialmente quando se refere ao habitus e ao campo, numa relação trazida à formação do enfermeiro. Neste sentido, foi possível categorizar três áreas temáticas para a análise, quais sejam: O cuidado como habitus da Enfermagem: uma nova unicidade da prática; A prática de Enfermagem como um campo a pertencer e Direções para um novo habitus: as mediações possíveis. Os resultados apontam para a criação de um espaço de negociação entre os sujeitos envolvidos com o processo formativo com o objetivo de aprimorar e consolidar uma filosofia de trabalho no curso. Vimos que o enfermeiro egresso está atendendo às necessidades da região já que está contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, é ético, presta uma assistência humanizada e é voltado para ações preventivas e comunitárias. Será preciso investir mais na formação do profissional gerente, líder e que atue em educação para a saúde e pesquisas na área. A realização deste estudo proporcionou uma análise crítica da formação dos enfermeiros na UNISC que servirá de subsídio para mudanças no projeto pedagógico.Florianópolis, SCRamos, Flavia Regina SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Ana Zoé Schilling da2012-10-22T04:56:29Z2012-10-22T04:56:29Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205541http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:52:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:52:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
title Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
spellingShingle Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
Cunha, Ana Zoé Schilling da
Enfermagem
Formação profissional
Enfermagem
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Enfermeiros
title_short Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
title_full Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
title_fullStr Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
title_full_unstemmed Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
title_sort Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
author Cunha, Ana Zoé Schilling da
author_facet Cunha, Ana Zoé Schilling da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Flavia Regina Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Zoé Schilling da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Formação profissional
Enfermagem
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Enfermeiros
topic Enfermagem
Formação profissional
Enfermagem
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Enfermeiros
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T04:56:29Z
2012-10-22T04:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 205541
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030
identifier_str_mv 205541
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652387147055104