Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativaEnfermagemFormação profissionalEnfermagemEstudo e ensino (Superior)AvaliaçãoEnfermeirosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.A educação e a saúde, como áreas sociais, consideram o contexto de mudanças o norteador das suas ações e, para tanto, se valem de processos avaliativos para a adequação de seus serviços às necessidades da sociedade. Na educação, principalmente, este processo está vinculado a existência de um projeto político-pedagógico que abriga as transformações da realidade social em seus objetivos. No Ensino Superior a avaliação é utilizada como importante instrumento para o alcance dos objetivos da Instituição como órgão formador. Na UNISC # Universidade de Santa Cruz do Sul, os profissionais enfermeiros e a população regional entendem que o Curso de Enfermagem é uma necessidade social relevante e têm o objetivo de ver formados profissionais qualificados, que prestam serviços especializados nesta área. Portanto, a avaliação do Curso de Enfermagem na UNISC é objeto deste estudo construído por meio de uma aproximação com o modelo da Avaliação Emancipatória preconizado por SAUL (2000) contemplando os momentos da pesquisa participativa, em que os sujeitos educadores, os formados, empregadores e a comunidade externa à Universidade têm sua participação como ponto fundamental. A sociologia reflexiva de Bourdieu fundamenta, em parte, a perspectiva teórico-analítica de abordagem do problema, especialmente quando se refere ao habitus e ao campo, numa relação trazida à formação do enfermeiro. Neste sentido, foi possível categorizar três áreas temáticas para a análise, quais sejam: O cuidado como habitus da Enfermagem: uma nova unicidade da prática; A prática de Enfermagem como um campo a pertencer e Direções para um novo habitus: as mediações possíveis. Os resultados apontam para a criação de um espaço de negociação entre os sujeitos envolvidos com o processo formativo com o objetivo de aprimorar e consolidar uma filosofia de trabalho no curso. Vimos que o enfermeiro egresso está atendendo às necessidades da região já que está contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, é ético, presta uma assistência humanizada e é voltado para ações preventivas e comunitárias. Será preciso investir mais na formação do profissional gerente, líder e que atue em educação para a saúde e pesquisas na área. A realização deste estudo proporcionou uma análise crítica da formação dos enfermeiros na UNISC que servirá de subsídio para mudanças no projeto pedagógico.Florianópolis, SCRamos, Flavia Regina SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Ana Zoé Schilling da2012-10-22T04:56:29Z2012-10-22T04:56:29Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205541http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:52:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:52:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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