O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890 |
Resumo: | Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/854 |
id |
UFSC_87923049b2e8a3d4073fc16c862c8847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204890 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)Método IntuitivoEscola NovaSaber escolarDisponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/854O propósito do presente artigo é retomar estudos já desenvolvidos no GHEMAT e discutir diretrizes para a continuidade das pesquisas, na intenção de construir objetos teóricos. Toma-se o número, como um saber escolar, presente desde sempre nas escolas primárias brasileiras, seleciona-se quatro manuais escolares (COLLAÇO, 1885; TRAJANO, 1895; BUCHLER, 1943; GROSSNICKLE; BRUECKNER, 1965), de diferentes tempos e vagas pedagógicas, com o intuito de ler as transformações deste saber escolar, a partir da mobilização dos conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Os quase oitenta anos que separam a publicação do primeiro ao quarto manual examinado nos permitem evidenciar as múltiplas e complexas dinâmicas da matemática escolar, nos convidando a repensar representações construídas socialmente de que na escola nada muda, de que “o ensino de número na escola primária é sempre o mesmo, tudo igual”. De outra parte, possibilita ainda abrir a nossa caixa-preta sobre os saberes matemáticos e mobilizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar, como saberes que ao longo do tempo vão se lapidando, se institucionalizando na formação de professores como saberes para ensinar matemática.Exitus2020-03-17T18:15:28Z2020-03-17T18:15:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Revista Exitus, v. 9, p. 51-75, 2019.2237-9460https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:15:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204890Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:15:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
title |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
spellingShingle |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) Leme da Silva, Maria Célia Método Intuitivo Escola Nova Saber escolar |
title_short |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
title_full |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
title_fullStr |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
title_full_unstemmed |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
title_sort |
O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965) |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Intuitivo Escola Nova Saber escolar |
topic |
Método Intuitivo Escola Nova Saber escolar |
description |
Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/854 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-17T18:15:28Z 2020-03-17T18:15:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Revista Exitus, v. 9, p. 51-75, 2019. 2237-9460 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Revista Exitus, v. 9, p. 51-75, 2019. 2237-9460 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Exitus |
publisher.none.fl_str_mv |
Exitus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233678520320 |