O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890
Resumo: Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/854
id UFSC_87923049b2e8a3d4073fc16c862c8847
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204890
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)Método IntuitivoEscola NovaSaber escolarDisponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/854O propósito do presente artigo é retomar estudos já desenvolvidos no GHEMAT e discutir diretrizes para a continuidade das pesquisas, na intenção de construir objetos teóricos. Toma-se o número, como um saber escolar, presente desde sempre nas escolas primárias brasileiras, seleciona-se quatro manuais escolares (COLLAÇO, 1885; TRAJANO, 1895; BUCHLER, 1943; GROSSNICKLE; BRUECKNER, 1965), de diferentes tempos e vagas pedagógicas, com o intuito de ler as transformações deste saber escolar, a partir da mobilização dos conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Os quase oitenta anos que separam a publicação do primeiro ao quarto manual examinado nos permitem evidenciar as múltiplas e complexas dinâmicas da matemática escolar, nos convidando a repensar representações construídas socialmente de que na escola nada muda, de que “o ensino de número na escola primária é sempre o mesmo, tudo igual”. De outra parte, possibilita ainda abrir a nossa caixa-preta sobre os saberes matemáticos e mobilizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar, como saberes que ao longo do tempo vão se lapidando, se institucionalizando na formação de professores como saberes para ensinar matemática.Exitus2020-03-17T18:15:28Z2020-03-17T18:15:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Revista Exitus, v. 9, p. 51-75, 2019.2237-9460https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:15:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204890Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:15:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
title O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
spellingShingle O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
Leme da Silva, Maria Célia
Método Intuitivo
Escola Nova
Saber escolar
title_short O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
title_full O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
title_fullStr O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
title_full_unstemmed O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
title_sort O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Método Intuitivo
Escola Nova
Saber escolar
topic Método Intuitivo
Escola Nova
Saber escolar
description Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/854
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-17T18:15:28Z
2020-03-17T18:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Revista Exitus, v. 9, p. 51-75, 2019.
2237-9460
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965). Revista Exitus, v. 9, p. 51-75, 2019.
2237-9460
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exitus
publisher.none.fl_str_mv Exitus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652233678520320