Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Alexsandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725
Resumo: Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/download/4679/4131
id UFSC_f55802d866529213f9c2c426cdc55dd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189725
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primáriaSaberes geométricosEscola primáriaMétodo intuitivoLições de coisasDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/download/4679/4131Este artigo é parte de estudo mais amplo que investiga processos de circulação e apropriação de conteúdos e métodos dos saberes geométricos na escola elementar. De modo particular, buscou desvelar a maneira pela qual o ensino desses saberes foi proposto a partir das diretrizes do método intuitivo. Com esse objetivo, constituíram-se como pontos de partida as análises das fontes que são os escritos de Comenius, Pestalozzi e Calkins, por meio de suas respectivas obras: Didática Magna (1621), Cómo Gertrudis enseña a sus hijos (1801) e Primeiras Lições de Coisas (1886). Diante da grande importância dispensada por Calkins para os trabalhos de Comenius e Pestalozzi, interessou compreender: Quais ideias pedagógicas de Comenius e Pestalozzi foram apropriadas e utilizadas por Calkins ao elaborar a sua proposta do ensino sobre os saberes geométricos? Na procura por resposta, realizou-se, inicialmente, uma breve abordagem das ideias pedagógicas desses autores. Em seguida, partindo de leituras das três obras citadas, analisou-se cada proposta para o ensino de saberes geométricos e suas respectivas metodologias. Por fim, foram discutidas diferenças e semelhanças observadas nas ideias dos autores, o que permitiu a compreensão não só do ensino sobre os saberes geométricos, mas também do modo de apropriação de Comenius e Pestalozzi por Calkins.Jornal internacional de estudos em educação matemática2018-09-06T10:44:50Z2018-09-06T10:44:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, A. ; PINTO, NEUZA BERTONI . Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 3-12, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725Camara, AlexsandraPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T10:44:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189725Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-06T10:44:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
title Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
spellingShingle Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
Camara, Alexsandra
Saberes geométricos
Escola primária
Método intuitivo
Lições de coisas
title_short Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
title_full Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
title_fullStr Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
title_full_unstemmed Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
title_sort Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
author Camara, Alexsandra
author_facet Camara, Alexsandra
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Alexsandra
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes geométricos
Escola primária
Método intuitivo
Lições de coisas
topic Saberes geométricos
Escola primária
Método intuitivo
Lições de coisas
description Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/download/4679/4131
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-06T10:44:50Z
2018-09-06T10:44:50Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARA, A. ; PINTO, NEUZA BERTONI . Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 3-12, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725
identifier_str_mv CAMARA, A. ; PINTO, NEUZA BERTONI . Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 3-12, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal internacional de estudos em educação matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal internacional de estudos em educação matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652196233871360