Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725 |
Resumo: | Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/download/4679/4131 |
id |
UFSC_f55802d866529213f9c2c426cdc55dd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189725 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primáriaSaberes geométricosEscola primáriaMétodo intuitivoLições de coisasDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/download/4679/4131Este artigo é parte de estudo mais amplo que investiga processos de circulação e apropriação de conteúdos e métodos dos saberes geométricos na escola elementar. De modo particular, buscou desvelar a maneira pela qual o ensino desses saberes foi proposto a partir das diretrizes do método intuitivo. Com esse objetivo, constituíram-se como pontos de partida as análises das fontes que são os escritos de Comenius, Pestalozzi e Calkins, por meio de suas respectivas obras: Didática Magna (1621), Cómo Gertrudis enseña a sus hijos (1801) e Primeiras Lições de Coisas (1886). Diante da grande importância dispensada por Calkins para os trabalhos de Comenius e Pestalozzi, interessou compreender: Quais ideias pedagógicas de Comenius e Pestalozzi foram apropriadas e utilizadas por Calkins ao elaborar a sua proposta do ensino sobre os saberes geométricos? Na procura por resposta, realizou-se, inicialmente, uma breve abordagem das ideias pedagógicas desses autores. Em seguida, partindo de leituras das três obras citadas, analisou-se cada proposta para o ensino de saberes geométricos e suas respectivas metodologias. Por fim, foram discutidas diferenças e semelhanças observadas nas ideias dos autores, o que permitiu a compreensão não só do ensino sobre os saberes geométricos, mas também do modo de apropriação de Comenius e Pestalozzi por Calkins.Jornal internacional de estudos em educação matemática2018-09-06T10:44:50Z2018-09-06T10:44:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, A. ; PINTO, NEUZA BERTONI . Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 3-12, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725Camara, AlexsandraPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T10:44:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189725Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-06T10:44:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
title |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
spellingShingle |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária Camara, Alexsandra Saberes geométricos Escola primária Método intuitivo Lições de coisas |
title_short |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
title_full |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
title_fullStr |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
title_sort |
Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os saberes geométricos na escola primária |
author |
Camara, Alexsandra |
author_facet |
Camara, Alexsandra Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camara, Alexsandra Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes geométricos Escola primária Método intuitivo Lições de coisas |
topic |
Saberes geométricos Escola primária Método intuitivo Lições de coisas |
description |
Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/download/4679/4131 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-06T10:44:50Z 2018-09-06T10:44:50Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARA, A. ; PINTO, NEUZA BERTONI . Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 3-12, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725 |
identifier_str_mv |
CAMARA, A. ; PINTO, NEUZA BERTONI . Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e os saberes geométricos da Escola Primária. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 3-12, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Jornal internacional de estudos em educação matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Jornal internacional de estudos em educação matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652196233871360 |