Pelo “Retrospectar” do Patrimônio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HEIDTMANN, Douglas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FORMIGHIERI, Marina, FELISBINO, João Victor, CARDOSO, Mariani, COAN, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199366
Resumo: O presente trabalho trata das interações entre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a Educação Patrimonial como pontos fundamentais, a partir da realização do Programa de Extensão denominado "Comunidade RETRÔ: MEDIADORES DO PATRIMÔNIO" no Centro de Educação Superior da Região Sul da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Tais iniciativas de Educação Patrimonial, aplicadas junto à sociedade lagunense, pretendem suprir uma lacuna existente no processo de preservação do patrimônio em Laguna, promovendo ações capazes de auxiliar o IPHAN como órgão de preservação responsável bem como a Prefeitura Municipal de Laguna e revertendo a ideia de que o tombamento impede o desenvolvimento urbano. Os métodos empregados foram: 1. Levantamento Bibliográfico; 2. Desenvolvimento de oficina para os estudantes da disciplina de Técnicas Retrospectivas; 3. Edição de Material Audiovisual sobre as visitas de campo para levantamento e diagnóstico de edificações de Laguna, contendo entrevistas com os moradores, usuários, operários da construção civil e os próprios acadêmicos envolvidos ( Projeto RETROpolis ); 4. Realização de oficina ( papercraft, jogo de tabuleiro, lambe-lambe e stop motion ) com alunos do ensino fundamental, de escolas púbicas de Laguna e região ( Projeto RETROscópio ); 5. Mediação de visitas ao Espaço Museológico RAU, que foi recentemente incluído nas iniciativas ( Projeto RETROtopia ) 6. Organização de eventos periódicos intitulados TERTÚLIAS. Observou-se que os trabalhos têm servido como gerador de opiniões favoráveis à Preservação por parte da população lagunense aproximando-a de seu Patrimônio Histórico e Cultural e a proposta de documentar tal aproximação e divulgá-la em apresentações públicas, além de utilizar-se dos trabalhos gerados na disciplina para elaboração de material didático para Educação Patrimonial, no ensino fundamental, pretende envolver o CERES-UDESC com a comunidade em geral, levando o conhecimento gerado na Universidade para fora dela.
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