Pelo “Retrospectar” do Patrimônio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199366 |
Resumo: | O presente trabalho trata das interações entre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a Educação Patrimonial como pontos fundamentais, a partir da realização do Programa de Extensão denominado "Comunidade RETRÔ: MEDIADORES DO PATRIMÔNIO" no Centro de Educação Superior da Região Sul da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Tais iniciativas de Educação Patrimonial, aplicadas junto à sociedade lagunense, pretendem suprir uma lacuna existente no processo de preservação do patrimônio em Laguna, promovendo ações capazes de auxiliar o IPHAN como órgão de preservação responsável bem como a Prefeitura Municipal de Laguna e revertendo a ideia de que o tombamento impede o desenvolvimento urbano. Os métodos empregados foram: 1. Levantamento Bibliográfico; 2. Desenvolvimento de oficina para os estudantes da disciplina de Técnicas Retrospectivas; 3. Edição de Material Audiovisual sobre as visitas de campo para levantamento e diagnóstico de edificações de Laguna, contendo entrevistas com os moradores, usuários, operários da construção civil e os próprios acadêmicos envolvidos ( Projeto RETROpolis ); 4. Realização de oficina ( papercraft, jogo de tabuleiro, lambe-lambe e stop motion ) com alunos do ensino fundamental, de escolas púbicas de Laguna e região ( Projeto RETROscópio ); 5. Mediação de visitas ao Espaço Museológico RAU, que foi recentemente incluído nas iniciativas ( Projeto RETROtopia ) 6. Organização de eventos periódicos intitulados TERTÚLIAS. Observou-se que os trabalhos têm servido como gerador de opiniões favoráveis à Preservação por parte da população lagunense aproximando-a de seu Patrimônio Histórico e Cultural e a proposta de documentar tal aproximação e divulgá-la em apresentações públicas, além de utilizar-se dos trabalhos gerados na disciplina para elaboração de material didático para Educação Patrimonial, no ensino fundamental, pretende envolver o CERES-UDESC com a comunidade em geral, levando o conhecimento gerado na Universidade para fora dela. |
id |
UFSC_87a809a1c493a0189f2cb297b10af877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199366 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pelo “Retrospectar” do PatrimônioPreservação do PatrimônioEducação PatrimonialLagunaO presente trabalho trata das interações entre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a Educação Patrimonial como pontos fundamentais, a partir da realização do Programa de Extensão denominado "Comunidade RETRÔ: MEDIADORES DO PATRIMÔNIO" no Centro de Educação Superior da Região Sul da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Tais iniciativas de Educação Patrimonial, aplicadas junto à sociedade lagunense, pretendem suprir uma lacuna existente no processo de preservação do patrimônio em Laguna, promovendo ações capazes de auxiliar o IPHAN como órgão de preservação responsável bem como a Prefeitura Municipal de Laguna e revertendo a ideia de que o tombamento impede o desenvolvimento urbano. Os métodos empregados foram: 1. Levantamento Bibliográfico; 2. Desenvolvimento de oficina para os estudantes da disciplina de Técnicas Retrospectivas; 3. Edição de Material Audiovisual sobre as visitas de campo para levantamento e diagnóstico de edificações de Laguna, contendo entrevistas com os moradores, usuários, operários da construção civil e os próprios acadêmicos envolvidos ( Projeto RETROpolis ); 4. Realização de oficina ( papercraft, jogo de tabuleiro, lambe-lambe e stop motion ) com alunos do ensino fundamental, de escolas púbicas de Laguna e região ( Projeto RETROscópio ); 5. Mediação de visitas ao Espaço Museológico RAU, que foi recentemente incluído nas iniciativas ( Projeto RETROtopia ) 6. Organização de eventos periódicos intitulados TERTÚLIAS. Observou-se que os trabalhos têm servido como gerador de opiniões favoráveis à Preservação por parte da população lagunense aproximando-a de seu Patrimônio Histórico e Cultural e a proposta de documentar tal aproximação e divulgá-la em apresentações públicas, além de utilizar-se dos trabalhos gerados na disciplina para elaboração de material didático para Educação Patrimonial, no ensino fundamental, pretende envolver o CERES-UDESC com a comunidade em geral, levando o conhecimento gerado na Universidade para fora dela.2019-07-27T19:59:44Z2019-07-27T19:59:44Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199366HEIDTMANN, DouglasFORMIGHIERI, MarinaFELISBINO, João VictorCARDOSO, MarianiCOAN, Fláviaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-27T19:59:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199366Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-27T19:59:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
title |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
spellingShingle |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio HEIDTMANN, Douglas Preservação do Patrimônio Educação Patrimonial Laguna |
title_short |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
title_full |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
title_fullStr |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
title_full_unstemmed |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
title_sort |
Pelo “Retrospectar” do Patrimônio |
author |
HEIDTMANN, Douglas |
author_facet |
HEIDTMANN, Douglas FORMIGHIERI, Marina FELISBINO, João Victor CARDOSO, Mariani COAN, Flávia |
author_role |
author |
author2 |
FORMIGHIERI, Marina FELISBINO, João Victor CARDOSO, Mariani COAN, Flávia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HEIDTMANN, Douglas FORMIGHIERI, Marina FELISBINO, João Victor CARDOSO, Mariani COAN, Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preservação do Patrimônio Educação Patrimonial Laguna |
topic |
Preservação do Patrimônio Educação Patrimonial Laguna |
description |
O presente trabalho trata das interações entre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a Educação Patrimonial como pontos fundamentais, a partir da realização do Programa de Extensão denominado "Comunidade RETRÔ: MEDIADORES DO PATRIMÔNIO" no Centro de Educação Superior da Região Sul da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Tais iniciativas de Educação Patrimonial, aplicadas junto à sociedade lagunense, pretendem suprir uma lacuna existente no processo de preservação do patrimônio em Laguna, promovendo ações capazes de auxiliar o IPHAN como órgão de preservação responsável bem como a Prefeitura Municipal de Laguna e revertendo a ideia de que o tombamento impede o desenvolvimento urbano. Os métodos empregados foram: 1. Levantamento Bibliográfico; 2. Desenvolvimento de oficina para os estudantes da disciplina de Técnicas Retrospectivas; 3. Edição de Material Audiovisual sobre as visitas de campo para levantamento e diagnóstico de edificações de Laguna, contendo entrevistas com os moradores, usuários, operários da construção civil e os próprios acadêmicos envolvidos ( Projeto RETROpolis ); 4. Realização de oficina ( papercraft, jogo de tabuleiro, lambe-lambe e stop motion ) com alunos do ensino fundamental, de escolas púbicas de Laguna e região ( Projeto RETROscópio ); 5. Mediação de visitas ao Espaço Museológico RAU, que foi recentemente incluído nas iniciativas ( Projeto RETROtopia ) 6. Organização de eventos periódicos intitulados TERTÚLIAS. Observou-se que os trabalhos têm servido como gerador de opiniões favoráveis à Preservação por parte da população lagunense aproximando-a de seu Patrimônio Histórico e Cultural e a proposta de documentar tal aproximação e divulgá-la em apresentações públicas, além de utilizar-se dos trabalhos gerados na disciplina para elaboração de material didático para Educação Patrimonial, no ensino fundamental, pretende envolver o CERES-UDESC com a comunidade em geral, levando o conhecimento gerado na Universidade para fora dela. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-27T19:59:44Z 2019-07-27T19:59:44Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199366 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652353356693504 |