Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_87c9c834e8fcf67f990d144260bb6e7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79369 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresasEngenharia de produçãoPequenas e medias empresasMetodologiaPreçosDeterminaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.A formação do preço de venda em épocas passadas foi considerado como fator secundário para a gestão empresarial, porém com o passar dos tempos detectou-se a necessidade de se conhecer mais profundamente esta ferramenta que nos dias atuais é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais. Em virtude disto viu-se a necessidade de se conhecer a fundo e detalhadamente todos os custos pertinentes a operacionalização da empresa, bem como estar sempre atento sobre as oscilações existentes no mercado e as exigências e necessidades do consumidor. Acredita-se que as micros e pequenas empresas são as mais carentes de suportes e subsídios em relação a formação do preço de venda em virtude muitas vezes da pouca ou nenhuma capacidade técnica de seus dirigentes aliada a falta de um suporte e auxílio mais especializado nesta área. O presente trabalho aborda primeiramente todos os pontos que julgam-se importantes analisar para que se possa foemar correta e conscientemente o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado consumidor. Estes pontos abordados no presente trabalho referem-se a uma análise detalhada do mercado consumidor aonde está localizada a empresa, bem como os fatores que integram a maneira de se formar o preço de venda, salientando-se o custo que é de extrema importância. Analisando-se posteriormente as estratégias de preços mais comuns utilizadas por empresas e concorrências na luta por um melhor posicionamento no mercado em que atuam. Em virtude destas dificuldades encontradas nas micros e pequenas empresas é que objetivou-se propor uma metodologia que julga-se a mais correta para que os gestores possam obter todas as informações necessárias e conhecer prioritariamente como realizar a análise e a alocação de cada item objetivando formar corretamente o preço de seus produtos ou serviços.Finalizando o trabalho, realizou-se uma aplicação prática em uma micro empresa enfatizando-se algumas situações que poderão ser encontradas no dia-a-dia de sua operacionalização.Florianópolis, SCBornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fábio Henrique2012-10-18T02:46:55Z2012-10-18T02:46:55Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f.| tabs.application/pdf175867http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T12:18:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79369Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-03T12:18:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
title |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
spellingShingle |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas Pereira, Fábio Henrique Engenharia de produção Pequenas e medias empresas Metodologia Preços Determinação |
title_short |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
title_full |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
title_fullStr |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
title_full_unstemmed |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
title_sort |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
author |
Pereira, Fábio Henrique |
author_facet |
Pereira, Fábio Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bornia, Antonio Cezar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fábio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Pequenas e medias empresas Metodologia Preços Determinação |
topic |
Engenharia de produção Pequenas e medias empresas Metodologia Preços Determinação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-18T02:46:55Z 2012-10-18T02:46:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
175867 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369 |
identifier_str_mv |
175867 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277554085888 |