Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_87c9c834e8fcf67f990d144260bb6e7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79369
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresasEngenharia de produçãoPequenas e medias empresasMetodologiaPreçosDeterminaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.A formação do preço de venda em épocas passadas foi considerado como fator secundário para a gestão empresarial, porém com o passar dos tempos detectou-se a necessidade de se conhecer mais profundamente esta ferramenta que nos dias atuais é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais. Em virtude disto viu-se a necessidade de se conhecer a fundo e detalhadamente todos os custos pertinentes a operacionalização da empresa, bem como estar sempre atento sobre as oscilações existentes no mercado e as exigências e necessidades do consumidor. Acredita-se que as micros e pequenas empresas são as mais carentes de suportes e subsídios em relação a formação do preço de venda em virtude muitas vezes da pouca ou nenhuma capacidade técnica de seus dirigentes aliada a falta de um suporte e auxílio mais especializado nesta área. O presente trabalho aborda primeiramente todos os pontos que julgam-se importantes analisar para que se possa foemar correta e conscientemente o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado consumidor. Estes pontos abordados no presente trabalho referem-se a uma análise detalhada do mercado consumidor aonde está localizada a empresa, bem como os fatores que integram a maneira de se formar o preço de venda, salientando-se o custo que é de extrema importância. Analisando-se posteriormente as estratégias de preços mais comuns utilizadas por empresas e concorrências na luta por um melhor posicionamento no mercado em que atuam. Em virtude destas dificuldades encontradas nas micros e pequenas empresas é que objetivou-se propor uma metodologia que julga-se a mais correta para que os gestores possam obter todas as informações necessárias e conhecer prioritariamente como realizar a análise e a alocação de cada item objetivando formar corretamente o preço de seus produtos ou serviços.Finalizando o trabalho, realizou-se uma aplicação prática em uma micro empresa enfatizando-se algumas situações que poderão ser encontradas no dia-a-dia de sua operacionalização.Florianópolis, SCBornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fábio Henrique2012-10-18T02:46:55Z2012-10-18T02:46:55Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f.| tabs.application/pdf175867http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T12:18:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79369Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-03T12:18:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
title Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
spellingShingle Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
Pereira, Fábio Henrique
Engenharia de produção
Pequenas e medias empresas
Metodologia
Preços
Determinação
title_short Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
title_full Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
title_fullStr Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
title_full_unstemmed Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
title_sort Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
author Pereira, Fábio Henrique
author_facet Pereira, Fábio Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bornia, Antonio Cezar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fábio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Pequenas e medias empresas
Metodologia
Preços
Determinação
topic Engenharia de produção
Pequenas e medias empresas
Metodologia
Preços
Determinação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-18T02:46:55Z
2012-10-18T02:46:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 175867
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369
identifier_str_mv 175867
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652277554085888