A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_8832bce10a8a69c7362be08ca893636e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78423 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturaisEducaçãoFilosofiaCiencia -PositivismoRazaoConstrutivismo (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este trabalho é uma reflexão crítica sobre a positivização/despositivização da ciência, provocada pelas rupturas paradigmáticas da contemporaneidade, tendo em vista a formação do educador em ciências exatas e naturais. Diante da reprodução do ideário racional-positivista dos cursos de licenciatura em ciências exatas e naturais em muitas universidades, persistindo na abordagem fragmentada, causal e mecanicista do positivismo, defende-se a necessidade de uma epistemologia crítica e de uma reconstrução do conceito de ciência. Crítica-se a concepção da racionalidade autônoma, baseada em verdades absolutas da ciência ocidental, propondo-se uma razão aberta e dialógica, procurando-se recuperar o conceito de historicidade na construção do conhecimento, demonstrando que a ciência é o resultado de um processo, condicionado por uma multiplicidade de fatores sócio-culturais. Evidenciam-se alguns pontos cruciais da paradigmatologia contemporânea e de suas bases epistemológicas, abrindo horizontes para uma nova concepção de ciência, menos simplista e reducionista, consciente de suas limitações e pautada pelos princípios da incerteza e da complexidade, propondo-se a despositivização dos cursos de ciências exatas e naturais, rumo a uma nova cultura universitária, a uma razão aberta.Florianópolis, SCJantsch, Ari PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaZambiasi, José Luiz2012-10-17T14:12:11Z2012-10-17T14:12:11Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175679http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:41:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78423Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:41:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
title |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
spellingShingle |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais Zambiasi, José Luiz Educação Filosofia Ciencia - Positivismo Razao Construtivismo (Educação) |
title_short |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
title_full |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
title_fullStr |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
title_full_unstemmed |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
title_sort |
A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais |
author |
Zambiasi, José Luiz |
author_facet |
Zambiasi, José Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jantsch, Ari Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambiasi, José Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Ciencia - Positivismo Razao Construtivismo (Educação) |
topic |
Educação Filosofia Ciencia - Positivismo Razao Construtivismo (Educação) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T14:12:11Z 2012-10-17T14:12:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
175679 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423 |
identifier_str_mv |
175679 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652120518295552 |