A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambiasi, José Luiz
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_8832bce10a8a69c7362be08ca893636e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78423
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturaisEducaçãoFilosofiaCiencia -PositivismoRazaoConstrutivismo (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este trabalho é uma reflexão crítica sobre a positivização/despositivização da ciência, provocada pelas rupturas paradigmáticas da contemporaneidade, tendo em vista a formação do educador em ciências exatas e naturais. Diante da reprodução do ideário racional-positivista dos cursos de licenciatura em ciências exatas e naturais em muitas universidades, persistindo na abordagem fragmentada, causal e mecanicista do positivismo, defende-se a necessidade de uma epistemologia crítica e de uma reconstrução do conceito de ciência. Crítica-se a concepção da racionalidade autônoma, baseada em verdades absolutas da ciência ocidental, propondo-se uma razão aberta e dialógica, procurando-se recuperar o conceito de historicidade na construção do conhecimento, demonstrando que a ciência é o resultado de um processo, condicionado por uma multiplicidade de fatores sócio-culturais. Evidenciam-se alguns pontos cruciais da paradigmatologia contemporânea e de suas bases epistemológicas, abrindo horizontes para uma nova concepção de ciência, menos simplista e reducionista, consciente de suas limitações e pautada pelos princípios da incerteza e da complexidade, propondo-se a despositivização dos cursos de ciências exatas e naturais, rumo a uma nova cultura universitária, a uma razão aberta.Florianópolis, SCJantsch, Ari PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaZambiasi, José Luiz2012-10-17T14:12:11Z2012-10-17T14:12:11Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175679http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:41:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78423Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:41:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
title A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
spellingShingle A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
Zambiasi, José Luiz
Educação
Filosofia
Ciencia -
Positivismo
Razao
Construtivismo (Educação)
title_short A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
title_full A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
title_fullStr A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
title_full_unstemmed A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
title_sort A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais
author Zambiasi, José Luiz
author_facet Zambiasi, José Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jantsch, Ari Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambiasi, José Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Ciencia -
Positivismo
Razao
Construtivismo (Educação)
topic Educação
Filosofia
Ciencia -
Positivismo
Razao
Construtivismo (Educação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T14:12:11Z
2012-10-17T14:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 175679
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423
identifier_str_mv 175679
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652120518295552