Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157346 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_8893e6524004111c137bc4e0c1552835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157346 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículosJornalismoFacebook (Rede social on-line)Jornais eletrônicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2015.As facilidades na produção, publicação e difusão de conteúdo aliadas à velocidade informativa deram aos públicos o poder de participar, criticar e disputar espaço com os veículos jornalísticos. Nesse contexto, esta dissertação se orienta pela seguinte questão problema: como se dá a interação dos leitores e dos veículos jornalísticos nos apontamentos de erros nas páginas oficiais do Facebook de A Notícia, Notícias do Dia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina? A pesquisa tem como objetivo mapear tanto as interações dos leitores quanto a postura e as interações dos jornais catarinenses nos apontamentos de erros na rede social, contribuindo para a compreensão das novas relações entre o jornalismo e seus públicos. Utilizando o método de Análise de Conteúdo, buscamos identificar e classificar a participação dos leitores nos 233 apontamentos de erros e verificar a postura dos veículos selecionados em suas páginas no Facebook em relação aos apontamentos de erro por parte do leitor através das 47 respostas; além da técnica de entrevistas com cinco editores dos mesmos veículos para compreender a estratégia adotada. Dessa forma, a dissertação pretende contribuir com os estudos sobre comentários e participação, além de indicar posicionamentos éticos de interação dos veículos para com seus leitores nos sites de redes sociais. Os resultados encontrados indicam um enfrentamento por parte dos leitores nos apontamentos de erros e um baixo índice de respostas a essas interações por parte dos veículos.<br>Abstract : The facilities in the production, publication and dissemination of content combined with informative speed gave the public the power to participate, criticize and fight for space with the journalistics vehicles. In this context, this research is guided by the following question problem: how is the interaction of readers and journalistic vehicles in indicate errors in the official Facebook pages of A Notícia, Notícias do Dia, Diário Catarinense and Jornal de Santa Catarina? The research aims to map the interactions of both readers about posture and the interactions of Santa Catarina newspapers in indicate error on the social network, contributing to the comprehension of new relationships between journalism and its public. Using the content analysis method, we seek to identify and classify the participation of readers in 233 indicate errors and check the position of the vehicles selected for their Facebook pages regarding the indicated errors by the reader through of 47 answers; in addition to interviews technique with five editors of these vehicles to understand the strategy. Thus, the research expects to contribute to the study of comments and participation, and indicate ethical positions of interaction of vehicles to their readers on social networking sites. The results found incate a coping position by readers in indicated errors and a low quantity of answer to these interactions by vehicles.Christofoletti, RogérioUniversidade Federal de Santa CatarinaCaminada, Thiago Amorim2015-12-29T03:05:46Z2015-12-29T03:05:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis202 p.| il.application/pdf336457https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157346porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-29T03:05:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-29T03:05:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
title |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
spellingShingle |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos Caminada, Thiago Amorim Jornalismo Facebook (Rede social on-line) Jornais eletrônicos |
title_short |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
title_full |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
title_fullStr |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
title_full_unstemmed |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
title_sort |
Erro jornalístico nos comentários das redes sociais: interações entre leitores e veículos |
author |
Caminada, Thiago Amorim |
author_facet |
Caminada, Thiago Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christofoletti, Rogério Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caminada, Thiago Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Facebook (Rede social on-line) Jornais eletrônicos |
topic |
Jornalismo Facebook (Rede social on-line) Jornais eletrônicos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29T03:05:46Z 2015-12-29T03:05:46Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
336457 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157346 |
identifier_str_mv |
336457 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
202 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652391906541568 |