Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roloff, Franciani Becker
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_88a2c472641aa8d6a48fc854867b44c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95595
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professoresEducação científica e tecnológicaMeio ambienteProfessores de quimicaFormaçãoQuimicaEstudo e ensino (Superior)Química VerdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Este trabalho constitui-se em uma investigação acerca da inserção de questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química de instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste do país, num total de nove universidades e doze cursos analisados. Objetivou-se identificar indícios do tratamento de assuntos ligados ao meio ambiente e sua possível relação com a Química, em disciplinas ofertadas pelos departamentos de Química dessas instituições e que continham, em sua nomenclatura, algum termo que remetesse ao meio ambiente, tais como: ecologia, toxicologia e poluição. Para tanto, foram analisados diferentes descritores presentes nos documentos curriculares, sejam eles: ementas, planos de ensino, objetivos, programas e bibliografia das disciplinas. Partindo desse refinamento, definiu-se o recorte da pesquisa e a amostra de professores a ser entrevistada. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com oito professores formadores atuantes em disciplinas de cunho ambiental, nas quais se buscou identificar em que perspectivas as questões atreladas ao ambiente vêm sendo abordadas nesses cursos, além de possíveis aproximações com a Química Verde. A análise das informações qualitativas deu-se através dos procedimentos da Análise Textual Discursiva. De forma geral, apesar da maioria dos formadores reconhecerem o meio ambiente de forma reducionista, por este ser percebido de maneira naturalista ou ainda antropocêntrica, apresentaram-se outras visões que as superam. Os formadores perceberam a necessidade da inserção de outras variáveis sistêmicas no tratamento da temática ambiental, percepções globalizantes e de superação do antropocentrismo. Todavia, as questões ambientais foram reconhecidas por muitos apenas como problemas ambientais, e, nesse sentido, como sendo resultantes de substâncias e atividades químicas. Nesse aspecto, à Química foi designado o papel de remediar e também de prevenir problemas ambientais. Já com relação às perspectivas de abordagem das questões ambientais em sala de aula, o enfoque central apresentado pelos professores entrevistados foi o da Química Ambiental, caracterizada pela Química do e no ambiente. A importância e necessidade do trabalho concomitante às perspectivas da Educação Ambiental e do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade também foram identificadas. Embora apenas um entrevistado tenha explicitamente afirmado trabalhar com a perspectiva da Química Verde, ou seja, da Química para o ambiente, associada à Química Ambiental, indícios e possibilidades do trabalho com os princípios balizadores daquela foram também identificados na fala de outros professores formadores. As informações obtidas apresentam ainda indícios de que a formação inicial dos licenciandos em Química, no tocante à relação entre Química e o ambiente, é baseada em abordagens amplas e complexas, e são realizadas sob diferentes perspectivas de ensino, embora as visões reducionistas de ambiente e de ciência dos formadores acabem refletindo fortemente na prática docente.Marques, Carlos AlbertoYunes, Santiago FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaRoloff, Franciani Becker2012-10-26T03:44:28Z2012-10-26T03:44:28Z2012-10-26T03:44:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 p.| grafs., tabs.application/pdf290969http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:33:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95595Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:33:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
title Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
spellingShingle Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
Roloff, Franciani Becker
Educação científica e tecnológica
Meio ambiente
Professores de quimica
Formação
Quimica
Estudo e ensino (Superior)
Química Verde
title_short Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
title_full Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
title_fullStr Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
title_full_unstemmed Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
title_sort Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
author Roloff, Franciani Becker
author_facet Roloff, Franciani Becker
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
Yunes, Santiago Francisco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Roloff, Franciani Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Meio ambiente
Professores de quimica
Formação
Quimica
Estudo e ensino (Superior)
Química Verde
topic Educação científica e tecnológica
Meio ambiente
Professores de quimica
Formação
Quimica
Estudo e ensino (Superior)
Química Verde
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T03:44:28Z
2012-10-26T03:44:28Z
2012-10-26T03:44:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 290969
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595
identifier_str_mv 290969
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 p.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246397747200