Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_88a2c472641aa8d6a48fc854867b44c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95595 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professoresEducação científica e tecnológicaMeio ambienteProfessores de quimicaFormaçãoQuimicaEstudo e ensino (Superior)Química VerdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Este trabalho constitui-se em uma investigação acerca da inserção de questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química de instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste do país, num total de nove universidades e doze cursos analisados. Objetivou-se identificar indícios do tratamento de assuntos ligados ao meio ambiente e sua possível relação com a Química, em disciplinas ofertadas pelos departamentos de Química dessas instituições e que continham, em sua nomenclatura, algum termo que remetesse ao meio ambiente, tais como: ecologia, toxicologia e poluição. Para tanto, foram analisados diferentes descritores presentes nos documentos curriculares, sejam eles: ementas, planos de ensino, objetivos, programas e bibliografia das disciplinas. Partindo desse refinamento, definiu-se o recorte da pesquisa e a amostra de professores a ser entrevistada. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com oito professores formadores atuantes em disciplinas de cunho ambiental, nas quais se buscou identificar em que perspectivas as questões atreladas ao ambiente vêm sendo abordadas nesses cursos, além de possíveis aproximações com a Química Verde. A análise das informações qualitativas deu-se através dos procedimentos da Análise Textual Discursiva. De forma geral, apesar da maioria dos formadores reconhecerem o meio ambiente de forma reducionista, por este ser percebido de maneira naturalista ou ainda antropocêntrica, apresentaram-se outras visões que as superam. Os formadores perceberam a necessidade da inserção de outras variáveis sistêmicas no tratamento da temática ambiental, percepções globalizantes e de superação do antropocentrismo. Todavia, as questões ambientais foram reconhecidas por muitos apenas como problemas ambientais, e, nesse sentido, como sendo resultantes de substâncias e atividades químicas. Nesse aspecto, à Química foi designado o papel de remediar e também de prevenir problemas ambientais. Já com relação às perspectivas de abordagem das questões ambientais em sala de aula, o enfoque central apresentado pelos professores entrevistados foi o da Química Ambiental, caracterizada pela Química do e no ambiente. A importância e necessidade do trabalho concomitante às perspectivas da Educação Ambiental e do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade também foram identificadas. Embora apenas um entrevistado tenha explicitamente afirmado trabalhar com a perspectiva da Química Verde, ou seja, da Química para o ambiente, associada à Química Ambiental, indícios e possibilidades do trabalho com os princípios balizadores daquela foram também identificados na fala de outros professores formadores. As informações obtidas apresentam ainda indícios de que a formação inicial dos licenciandos em Química, no tocante à relação entre Química e o ambiente, é baseada em abordagens amplas e complexas, e são realizadas sob diferentes perspectivas de ensino, embora as visões reducionistas de ambiente e de ciência dos formadores acabem refletindo fortemente na prática docente.Marques, Carlos AlbertoYunes, Santiago FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaRoloff, Franciani Becker2012-10-26T03:44:28Z2012-10-26T03:44:28Z2012-10-26T03:44:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 p.| grafs., tabs.application/pdf290969http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:33:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95595Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:33:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
title |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
spellingShingle |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores Roloff, Franciani Becker Educação científica e tecnológica Meio ambiente Professores de quimica Formação Quimica Estudo e ensino (Superior) Química Verde |
title_short |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
title_full |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
title_fullStr |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
title_full_unstemmed |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
title_sort |
Questões ambientais em cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores |
author |
Roloff, Franciani Becker |
author_facet |
Roloff, Franciani Becker |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Carlos Alberto Yunes, Santiago Francisco Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roloff, Franciani Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Meio ambiente Professores de quimica Formação Quimica Estudo e ensino (Superior) Química Verde |
topic |
Educação científica e tecnológica Meio ambiente Professores de quimica Formação Quimica Estudo e ensino (Superior) Química Verde |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T03:44:28Z 2012-10-26T03:44:28Z 2012-10-26T03:44:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
290969 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595 |
identifier_str_mv |
290969 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
249 p.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652246397747200 |