Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208953 |
Resumo: | Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46812 |
id |
UFSC_88bce5217bce05a4672503ade3e1ae7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208953 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta.História da EducaçãoEducação MatemáticaFormação de professoresDisponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46812Este artigo apresenta o recorte de um estudo sobre os vestígios da ‘matemática a’ e ‘para ensinar’ em um contexto específico dos ginásios vocacionais de São Paulo. Buscaram-se indícios para identificar e caracterizar os saberes profissionais nas novas propostas para o ensino produzido por docentes nos cursos realizados na década de 1960, influenciados pelo Movimento da Matemática Moderna. O estudo norteou-se pela questão: De que maneira foram constituídos os saberes para ensinar matemática pelos professores dos ginásios vocacionais de São Paulo na década de 1960? A fundamentação teórica se apoia em estudos da história da educação e história cultural. As fontes primárias utilizadas pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC SP. Foi escolhido o tema ‘Números Racionais’, para o qual se concluiu que os saberes para ensinar matemática nos ginásios vocacionais foram construídos e articulados com a prática docente, sistematizados e objetivados para a cultura escolar.Revista Brasileira de História da Educação2020-06-05T15:50:56Z2020-06-05T15:50:56Z2020-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D. M.; ZUIN, E. S. L.. Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, n. 1, p. e104, 2020.2238-0094https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208953França, Denise Medina de AlmeidaZuin, Elenice de Souza Lodronporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T15:52:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208953Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-05T15:52:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
title |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
spellingShingle |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. França, Denise Medina de Almeida História da Educação Educação Matemática Formação de professores |
title_short |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
title_full |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
title_fullStr |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
title_full_unstemmed |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
title_sort |
Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. |
author |
França, Denise Medina de Almeida |
author_facet |
França, Denise Medina de Almeida Zuin, Elenice de Souza Lodron |
author_role |
author |
author2 |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Denise Medina de Almeida Zuin, Elenice de Souza Lodron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Educação Matemática Formação de professores |
topic |
História da Educação Educação Matemática Formação de professores |
description |
Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46812 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05T15:50:56Z 2020-06-05T15:50:56Z 2020-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANÇA, D. M.; ZUIN, E. S. L.. Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, n. 1, p. e104, 2020. 2238-0094 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208953 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, D. M.; ZUIN, E. S. L.. Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, n. 1, p. e104, 2020. 2238-0094 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651993359581184 |