Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989 |
Resumo: | SUMÁRIO // PREFÁCIO // APRESENTAÇÃO // INTRODUÇÃO // A matemática do ensino como elemento do saber profissional docente // CAPÍTULO 1 Uma problematização dos conceitos de “moderno” e de “livro didático” no contexto sociopolítico das décadas de 1960 e 1970. // CAPÍTULO 2 A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. // CAPÍTULO 3 A matemática do ensino na coleção “Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário” – Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967; 1971). // CAPÍTULO 4 A livros didáticos para a modernização da Matemática (1980-2000) - o inventário como lugar de novos saberes. // CAPÍTULO 5 A era dos currículos e as matemáticas, 1980-2000. // CONSIDERAÇÕES FINAIS. // REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. // AGRADECIMENTOS. |
id |
UFSC_2cef8552638c91e1123422d903b1aa4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254989 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)EducaçãoCurrículosMatemáticaEstudo e ensinoHistóriaProfessores de matemáticaFormaçãoSUMÁRIO // PREFÁCIO // APRESENTAÇÃO // INTRODUÇÃO // A matemática do ensino como elemento do saber profissional docente // CAPÍTULO 1 Uma problematização dos conceitos de “moderno” e de “livro didático” no contexto sociopolítico das décadas de 1960 e 1970. // CAPÍTULO 2 A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. // CAPÍTULO 3 A matemática do ensino na coleção “Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário” – Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967; 1971). // CAPÍTULO 4 A livros didáticos para a modernização da Matemática (1980-2000) - o inventário como lugar de novos saberes. // CAPÍTULO 5 A era dos currículos e as matemáticas, 1980-2000. // CONSIDERAÇÕES FINAIS. // REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. // AGRADECIMENTOS.O volume 2 da Coleção Educação e Saúde “Matemática do ensino – por uma história do saber profissional” vem dar continuidade ao trabalho iniciado no livro anterior que analisa processos de transformação do saber profissional docente. O presente livro traz reflexões sobre os conceitos de “moderno” e de “livro didático” chamando atenção para a necessidade de reflexão sobre o modo como tais conceitos são mobilizados. Para a análise das transformações no saber profissional docente, mobilizam a matemática do ensino como categoria teórica e tomam livros didáticos produzidos no final dos anos de 1960 como fontes primárias de pesquisa. A teoria do conhecimento de Jean Piaget respalda as discussões elaboradas pelos autores com respeito aos conceitos de estrutura, concreto e atividade. A análise dos livros didáticos apontam a elaboração de uma matemática do ensino moderna em tempos de renovação da matemática. O livro é finalizado com um estudo sobre o tempo em que os currículos passam a orientar o ensino com ampla discussão sobre os processos de elaboração curricular das décadas de 1980 (Proposta Curricular do Estado de São Paulo) e 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomam como material de análise para a problematização da matemática do ensino, as Atividades Matemáticas e os Parâmetros em Ação e concluem que esses documentos objetivam um novo saber profissional docente.Universidade Federal de São Paulo2024-04-17T16:50:56Z2024-04-17T16:50:56Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2024. Coleção educação e saúde, v. 15https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989Morais, Rosilda dos SantosPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T16:53:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254989Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-17T16:53:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
title |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
spellingShingle |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) Morais, Rosilda dos Santos Educação Currículos Matemática Estudo e ensino História Professores de matemática Formação |
title_short |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
title_full |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
title_fullStr |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
title_full_unstemmed |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
title_sort |
Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000) |
author |
Morais, Rosilda dos Santos |
author_facet |
Morais, Rosilda dos Santos Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rosilda dos Santos Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículos Matemática Estudo e ensino História Professores de matemática Formação |
topic |
Educação Currículos Matemática Estudo e ensino História Professores de matemática Formação |
description |
SUMÁRIO // PREFÁCIO // APRESENTAÇÃO // INTRODUÇÃO // A matemática do ensino como elemento do saber profissional docente // CAPÍTULO 1 Uma problematização dos conceitos de “moderno” e de “livro didático” no contexto sociopolítico das décadas de 1960 e 1970. // CAPÍTULO 2 A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. // CAPÍTULO 3 A matemática do ensino na coleção “Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário” – Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967; 1971). // CAPÍTULO 4 A livros didáticos para a modernização da Matemática (1980-2000) - o inventário como lugar de novos saberes. // CAPÍTULO 5 A era dos currículos e as matemáticas, 1980-2000. // CONSIDERAÇÕES FINAIS. // REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. // AGRADECIMENTOS. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-17T16:50:56Z 2024-04-17T16:50:56Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2024. Coleção educação e saúde, v. 15 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2024. Coleção educação e saúde, v. 15 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652258315862016 |