Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rosilda dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989
Resumo: SUMÁRIO // PREFÁCIO // APRESENTAÇÃO // INTRODUÇÃO // A matemática do ensino como elemento do saber profissional docente // CAPÍTULO 1 Uma problematização dos conceitos de “moderno” e de “livro didático” no contexto sociopolítico das décadas de 1960 e 1970. // CAPÍTULO 2 A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. // CAPÍTULO 3 A matemática do ensino na coleção “Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário” – Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967; 1971). // CAPÍTULO 4 A livros didáticos para a modernização da Matemática (1980-2000) - o inventário como lugar de novos saberes. // CAPÍTULO 5 A era dos currículos e as matemáticas, 1980-2000. // CONSIDERAÇÕES FINAIS. // REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. // AGRADECIMENTOS.
id UFSC_2cef8552638c91e1123422d903b1aa4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254989
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)EducaçãoCurrículosMatemáticaEstudo e ensinoHistóriaProfessores de matemáticaFormaçãoSUMÁRIO // PREFÁCIO // APRESENTAÇÃO // INTRODUÇÃO // A matemática do ensino como elemento do saber profissional docente // CAPÍTULO 1 Uma problematização dos conceitos de “moderno” e de “livro didático” no contexto sociopolítico das décadas de 1960 e 1970. // CAPÍTULO 2 A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. // CAPÍTULO 3 A matemática do ensino na coleção “Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário” – Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967; 1971). // CAPÍTULO 4 A livros didáticos para a modernização da Matemática (1980-2000) - o inventário como lugar de novos saberes. // CAPÍTULO 5 A era dos currículos e as matemáticas, 1980-2000. // CONSIDERAÇÕES FINAIS. // REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. // AGRADECIMENTOS.O volume 2 da Coleção Educação e Saúde “Matemática do ensino – por uma história do saber profissional” vem dar continuidade ao trabalho iniciado no livro anterior que analisa processos de transformação do saber profissional docente. O presente livro traz reflexões sobre os conceitos de “moderno” e de “livro didático” chamando atenção para a necessidade de reflexão sobre o modo como tais conceitos são mobilizados. Para a análise das transformações no saber profissional docente, mobilizam a matemática do ensino como categoria teórica e tomam livros didáticos produzidos no final dos anos de 1960 como fontes primárias de pesquisa. A teoria do conhecimento de Jean Piaget respalda as discussões elaboradas pelos autores com respeito aos conceitos de estrutura, concreto e atividade. A análise dos livros didáticos apontam a elaboração de uma matemática do ensino moderna em tempos de renovação da matemática. O livro é finalizado com um estudo sobre o tempo em que os currículos passam a orientar o ensino com ampla discussão sobre os processos de elaboração curricular das décadas de 1980 (Proposta Curricular do Estado de São Paulo) e 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomam como material de análise para a problematização da matemática do ensino, as Atividades Matemáticas e os Parâmetros em Ação e concluem que esses documentos objetivam um novo saber profissional docente.Universidade Federal de São Paulo2024-04-17T16:50:56Z2024-04-17T16:50:56Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2024. Coleção educação e saúde, v. 15https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989Morais, Rosilda dos SantosPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T16:53:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254989Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-17T16:53:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
title Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
spellingShingle Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
Morais, Rosilda dos Santos
Educação
Currículos
Matemática
Estudo e ensino
História
Professores de matemática
Formação
title_short Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
title_full Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
title_fullStr Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
title_full_unstemmed Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
title_sort Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000)
author Morais, Rosilda dos Santos
author_facet Morais, Rosilda dos Santos
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Rosilda dos Santos
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículos
Matemática
Estudo e ensino
História
Professores de matemática
Formação
topic Educação
Currículos
Matemática
Estudo e ensino
História
Professores de matemática
Formação
description SUMÁRIO // PREFÁCIO // APRESENTAÇÃO // INTRODUÇÃO // A matemática do ensino como elemento do saber profissional docente // CAPÍTULO 1 Uma problematização dos conceitos de “moderno” e de “livro didático” no contexto sociopolítico das décadas de 1960 e 1970. // CAPÍTULO 2 A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. // CAPÍTULO 3 A matemática do ensino na coleção “Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário” – Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira (1967; 1971). // CAPÍTULO 4 A livros didáticos para a modernização da Matemática (1980-2000) - o inventário como lugar de novos saberes. // CAPÍTULO 5 A era dos currículos e as matemáticas, 1980-2000. // CONSIDERAÇÕES FINAIS. // REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. // AGRADECIMENTOS.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-17T16:50:56Z
2024-04-17T16:50:56Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2024. Coleção educação e saúde, v. 15
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989
identifier_str_mv MORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1960-2000). São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2024. Coleção educação e saúde, v. 15
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652258315862016