Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189629 |
Resumo: | GOUVEIA, Relicler Pardim. Mêtre, Litre, Gramme... Grandezas e Unidades de Medidas na Cultura Matemática Escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017. |
id |
UFSC_88f276dc08dcbeef077f058da6ad053c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189629 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolarHistória da matemática escolarTexto didáticoGrandezas e unidades de medidasMétodo críticoCultura escolarGOUVEIA, Relicler Pardim. Mêtre, Litre, Gramme... Grandezas e Unidades de Medidas na Cultura Matemática Escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.Esta pesquisa tem como objetivo analisar os traços históricos da cultura escolar matemática, proposta para o estudo de Grandezas e unidades de Medidas em textos didáticos brasileiros publicados no período de 1870 a 1930. Tal periodização foi definida a partir do encontro de fontes de pesquisas históricas. Entre estas se destacam, os jornais, os livros didáticos de aritmética, relatórios de governantes e legislações de ensino. As buscas, argumentações e análises das fontes só aconteceram graças ao referencial teórico metodológico de Chervel (1990), o qual descreve sobre a história das disciplinas escolares; Chartier (1991) com as noções de apropriação e representação; Bloch (2001) ao qual por meio do Ofício do Historiador dá nos segurança e estrutura para trabalhar com a Crítica na História; Choppin (2004), com a história dos livros didáticos. O método crítico é entendido como necessariamente levantar em destaque, semelhanças e diferenças do compreensivo do pesquisador, sendo que a métrica da crítica na história segue os padrões atribuídos dentro do campo discriminado por Marc Bloch em seus apontamentos filosóficos da história, os quais nesta pesquisa, são: |) Faculdade de Observação; ii) Dúvida Examinadora; ii) Testemunhos Insuspeitos; iv) Semelhanças e Diferenças. O desenrolar da pesquisa ainda contou com referência de autores da história da Educação e História da Educação Matemática no Brasil. Pretendeu-se no decorrer das análises, a constituição de uma biografia didática, a qual a partir da obra Arithmetica Elementar lllustrada de Antonio Bandeira Trajano pudéssemos buscar o ensino de Grandezas e Unidades de Medidas nos textos didáticos, existentes no período proposto para estudo. Desta forma, no primeiro momento foi oportuno vasculhar quem era Antonio Bandeira Trajano e como se constituiu a sua obra, entrelaçando nesta análise o método crítico proposto por March Bloch. Em sequência buscamos mostrar como se constituiu o capítulo no qual é estudado as Grandezas e Unidades de Medidas subdividindo em análise dos exercícios, ilustrações, regras e notas textuais. Por fim, em nossas análises buscamos ver como se deu a circulação do material elaborado por Antonio Trajano. Contudo, entendemos que esta é uma pesquisa, na qual em um primeiro olhar, foi possível constatar como se deu o processo de ensino proposto para a época, sendo esta observada através do livro Arithmetica Elementar Illustrada, uma vez que sua leitura propicia exercício reflexivo dos sentidos, pelo cultivo das faculdades de observação, o que acaba por incidir em aprendizagem, que pode transcender e possibilitar uma reflexão referente aos diversos métodos pelos quais a Matemática escolar pode ser ensinada.2018-09-04T13:03:39Z2018-09-04T13:03:39Z2017-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189629Gouveia, Relicler Pardimporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T13:03:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189629Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-04T13:03:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
title |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
spellingShingle |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar Gouveia, Relicler Pardim História da matemática escolar Texto didático Grandezas e unidades de medidas Método crítico Cultura escolar |
title_short |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
title_full |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
title_fullStr |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
title_full_unstemmed |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
title_sort |
Métre, litre e gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar |
author |
Gouveia, Relicler Pardim |
author_facet |
Gouveia, Relicler Pardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Relicler Pardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática escolar Texto didático Grandezas e unidades de medidas Método crítico Cultura escolar |
topic |
História da matemática escolar Texto didático Grandezas e unidades de medidas Método crítico Cultura escolar |
description |
GOUVEIA, Relicler Pardim. Mêtre, Litre, Gramme... Grandezas e Unidades de Medidas na Cultura Matemática Escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-02 2018-09-04T13:03:39Z 2018-09-04T13:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189629 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651913799925760 |