EFICIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES OFERTANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEYERL, DANRLEI ANDERSON
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FERRARI, ANGÉLICA, DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201800
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar a eficiência do ensino superior brasileiro a partir das dez melhores instituições de ensino (IES) públicas e privadas de ensino superior, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) (2018), ofertantes do curso de ciências contábeis. A expansão do ensino superior nacional, dada pelo crescente número de matriculados nos cursos de bacharelado em ciências contábeis na última década, em paralelo ao alto índice de reprovações no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, denotam a necessidade de pesquisas que busquem avaliar a eficiência das IES na qualidade do ensino do respectivo curso. Para isso, mensuraram-se os scores de eficiência, por meio da técnica Data Envelopment Analysis (DEA), das instituições públicas e privadas que compuseram a amostra do estudo. Os resultados evidenciam que nove das dez IES públicas que ofertam o curso são mais eficientes em termos de maximização de seus recursos humanos e financeiros frente aos indicadores de qualidade do respectivo curso. O mesmo resultado se repetiu para as IES privadas. Para as instituições consideradas menos eficientes determinou-se as instituições benchmark de eficiência e seus respectivos indicadores de qualidade para que possam ser considerados na gestão das IES menos eficientes e de instituições não incluídas na amostra.
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