Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581 |
Resumo: | A Resolução CNE/CES nº 10/2004 instituiu as diretrizes curriculares a serem seguidas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, descrevendo quais os conteúdos a serem contemplados ao longo do curso, bem como as habilidades esperadas de seus formandos. Entretanto, no dia 02/05/2022, o Conselho Federal de Contabilidade se enviou ao MEC a discussão de uma nova proposta oriunda de Resolução, com a finalidade de atualizar as diretrizes do curso, de forma que fiquem mais alinhadas com as atuais necessidades do mercado contábil. Entre outras alterações, a nova proposta fala das competências a serem comtempladas nos cursos de Ciências Contábeis, como o ensino de tecnologias de análise e mineração de dados. Este trabalho tem o objetivo de verificar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de análise de dados. Foram analisados cursos de graduação em Ciências Contábeis, que funcionam de forma presencial, a nível de bacharelado. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis presentes nas capitais brasileiras. Das 1183 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 370 (31,28%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 286 (77,30%) grades curriculares foram encontradas na Internet. Contudo, as disciplinas de análise de dados ou similar, se mostrou presente em apenas 24 das grades curriculares encontradas, o que representa 2,03% da população, 6,49% da amostra e 8,39% das grades curriculares encontradas na Internet |
id |
UFER_5dd11f529976e70f01d8dd4aa63490bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8581 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileirasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAnálise de DadosEnsino superiorIESCiências ContábeisDisciplinasA Resolução CNE/CES nº 10/2004 instituiu as diretrizes curriculares a serem seguidas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, descrevendo quais os conteúdos a serem contemplados ao longo do curso, bem como as habilidades esperadas de seus formandos. Entretanto, no dia 02/05/2022, o Conselho Federal de Contabilidade se enviou ao MEC a discussão de uma nova proposta oriunda de Resolução, com a finalidade de atualizar as diretrizes do curso, de forma que fiquem mais alinhadas com as atuais necessidades do mercado contábil. Entre outras alterações, a nova proposta fala das competências a serem comtempladas nos cursos de Ciências Contábeis, como o ensino de tecnologias de análise e mineração de dados. Este trabalho tem o objetivo de verificar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de análise de dados. Foram analisados cursos de graduação em Ciências Contábeis, que funcionam de forma presencial, a nível de bacharelado. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis presentes nas capitais brasileiras. Das 1183 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 370 (31,28%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 286 (77,30%) grades curriculares foram encontradas na Internet. Contudo, as disciplinas de análise de dados ou similar, se mostrou presente em apenas 24 das grades curriculares encontradas, o que representa 2,03% da população, 6,49% da amostra e 8,39% das grades curriculares encontradas na Internet20 f.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Augusto Cezar da Cunha eSilva Filho, Augusto Cezar da Cunha eMiranda, Kleber FormigaPrado, Alexsandro Gonçalves da SilvaGranjeiro, Álef David2023-01-26T11:26:52Z2023-01-26T11:26:52Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGRANJEIRO, Álef David. Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:55:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8581Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:55:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
title |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
spellingShingle |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras Granjeiro, Álef David CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Análise de Dados Ensino superior IES Ciências Contábeis Disciplinas |
title_short |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
title_full |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
title_fullStr |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
title_sort |
Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras |
author |
Granjeiro, Álef David |
author_facet |
Granjeiro, Álef David |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Augusto Cezar da Cunha e Silva Filho, Augusto Cezar da Cunha e Miranda, Kleber Formiga Prado, Alexsandro Gonçalves da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granjeiro, Álef David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Análise de Dados Ensino superior IES Ciências Contábeis Disciplinas |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Análise de Dados Ensino superior IES Ciências Contábeis Disciplinas |
description |
A Resolução CNE/CES nº 10/2004 instituiu as diretrizes curriculares a serem seguidas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, descrevendo quais os conteúdos a serem contemplados ao longo do curso, bem como as habilidades esperadas de seus formandos. Entretanto, no dia 02/05/2022, o Conselho Federal de Contabilidade se enviou ao MEC a discussão de uma nova proposta oriunda de Resolução, com a finalidade de atualizar as diretrizes do curso, de forma que fiquem mais alinhadas com as atuais necessidades do mercado contábil. Entre outras alterações, a nova proposta fala das competências a serem comtempladas nos cursos de Ciências Contábeis, como o ensino de tecnologias de análise e mineração de dados. Este trabalho tem o objetivo de verificar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de análise de dados. Foram analisados cursos de graduação em Ciências Contábeis, que funcionam de forma presencial, a nível de bacharelado. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis presentes nas capitais brasileiras. Das 1183 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 370 (31,28%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 286 (77,30%) grades curriculares foram encontradas na Internet. Contudo, as disciplinas de análise de dados ou similar, se mostrou presente em apenas 24 das grades curriculares encontradas, o que representa 2,03% da população, 6,49% da amostra e 8,39% das grades curriculares encontradas na Internet |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-07 2023-01-26T11:26:52Z 2023-01-26T11:26:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GRANJEIRO, Álef David. Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581 |
identifier_str_mv |
GRANJEIRO, Álef David. Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747449644843008 |