Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granjeiro, Álef David
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581
Resumo: A Resolução CNE/CES nº 10/2004 instituiu as diretrizes curriculares a serem seguidas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, descrevendo quais os conteúdos a serem contemplados ao longo do curso, bem como as habilidades esperadas de seus formandos. Entretanto, no dia 02/05/2022, o Conselho Federal de Contabilidade se enviou ao MEC a discussão de uma nova proposta oriunda de Resolução, com a finalidade de atualizar as diretrizes do curso, de forma que fiquem mais alinhadas com as atuais necessidades do mercado contábil. Entre outras alterações, a nova proposta fala das competências a serem comtempladas nos cursos de Ciências Contábeis, como o ensino de tecnologias de análise e mineração de dados. Este trabalho tem o objetivo de verificar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de análise de dados. Foram analisados cursos de graduação em Ciências Contábeis, que funcionam de forma presencial, a nível de bacharelado. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis presentes nas capitais brasileiras. Das 1183 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 370 (31,28%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 286 (77,30%) grades curriculares foram encontradas na Internet. Contudo, as disciplinas de análise de dados ou similar, se mostrou presente em apenas 24 das grades curriculares encontradas, o que representa 2,03% da população, 6,49% da amostra e 8,39% das grades curriculares encontradas na Internet
id UFER_5dd11f529976e70f01d8dd4aa63490bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8581
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileirasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAnálise de DadosEnsino superiorIESCiências ContábeisDisciplinasA Resolução CNE/CES nº 10/2004 instituiu as diretrizes curriculares a serem seguidas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, descrevendo quais os conteúdos a serem contemplados ao longo do curso, bem como as habilidades esperadas de seus formandos. Entretanto, no dia 02/05/2022, o Conselho Federal de Contabilidade se enviou ao MEC a discussão de uma nova proposta oriunda de Resolução, com a finalidade de atualizar as diretrizes do curso, de forma que fiquem mais alinhadas com as atuais necessidades do mercado contábil. Entre outras alterações, a nova proposta fala das competências a serem comtempladas nos cursos de Ciências Contábeis, como o ensino de tecnologias de análise e mineração de dados. Este trabalho tem o objetivo de verificar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de análise de dados. Foram analisados cursos de graduação em Ciências Contábeis, que funcionam de forma presencial, a nível de bacharelado. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis presentes nas capitais brasileiras. Das 1183 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 370 (31,28%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 286 (77,30%) grades curriculares foram encontradas na Internet. Contudo, as disciplinas de análise de dados ou similar, se mostrou presente em apenas 24 das grades curriculares encontradas, o que representa 2,03% da população, 6,49% da amostra e 8,39% das grades curriculares encontradas na Internet20 f.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Augusto Cezar da Cunha eSilva Filho, Augusto Cezar da Cunha eMiranda, Kleber FormigaPrado, Alexsandro Gonçalves da SilvaGranjeiro, Álef David2023-01-26T11:26:52Z2023-01-26T11:26:52Z2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGRANJEIRO, Álef David. Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-27T23:55:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8581Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-27T23:55:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
title Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
spellingShingle Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
Granjeiro, Álef David
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Análise de Dados
Ensino superior
IES
Ciências Contábeis
Disciplinas
title_short Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
title_full Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
title_fullStr Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
title_full_unstemmed Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
title_sort Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras
author Granjeiro, Álef David
author_facet Granjeiro, Álef David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Augusto Cezar da Cunha e
Silva Filho, Augusto Cezar da Cunha e
Miranda, Kleber Formiga
Prado, Alexsandro Gonçalves da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Granjeiro, Álef David
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Análise de Dados
Ensino superior
IES
Ciências Contábeis
Disciplinas
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Análise de Dados
Ensino superior
IES
Ciências Contábeis
Disciplinas
description A Resolução CNE/CES nº 10/2004 instituiu as diretrizes curriculares a serem seguidas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, descrevendo quais os conteúdos a serem contemplados ao longo do curso, bem como as habilidades esperadas de seus formandos. Entretanto, no dia 02/05/2022, o Conselho Federal de Contabilidade se enviou ao MEC a discussão de uma nova proposta oriunda de Resolução, com a finalidade de atualizar as diretrizes do curso, de forma que fiquem mais alinhadas com as atuais necessidades do mercado contábil. Entre outras alterações, a nova proposta fala das competências a serem comtempladas nos cursos de Ciências Contábeis, como o ensino de tecnologias de análise e mineração de dados. Este trabalho tem o objetivo de verificar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de análise de dados. Foram analisados cursos de graduação em Ciências Contábeis, que funcionam de forma presencial, a nível de bacharelado. Analisaram-se as grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis presentes nas capitais brasileiras. Das 1183 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 370 (31,28%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 286 (77,30%) grades curriculares foram encontradas na Internet. Contudo, as disciplinas de análise de dados ou similar, se mostrou presente em apenas 24 das grades curriculares encontradas, o que representa 2,03% da população, 6,49% da amostra e 8,39% das grades curriculares encontradas na Internet
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
2023-01-26T11:26:52Z
2023-01-26T11:26:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRANJEIRO, Álef David. Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581
identifier_str_mv GRANJEIRO, Álef David. Conhecimento de análise de dados nos cursos de graduação em ciências contábeis: estudo da oferta nas instituições de ensino superior das capitais brasileiras. 2022. 20 f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747449644843008