O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. |
id |
UFSC_88fb222c01bc78adb9fb9cb57aec1271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85290 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?LinguisticaLingua portuguesa -Estudo e ensinoProdução de textosAnalise do discursoGêneros textuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.Neste estudo preocupamo-nos em vincular o objeto de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa . o texto . ao seu contexto sócio-histórico-cultural de produção e circulação. Tomamos o texto como enunciado concreto, não apenas matéria/forma, respeitando sua dimensão verbal e extra-verbal. Nesse sentido, abordamos o trabalho com gêneros do discurso em sala de aula por acreditarmos que proporciona a inserção do aluno na cadeia verbal dos enunciados que circulam em sociedade. O objetivo geral de nossa pesquisa foi investigar o processo de produção escrita de gêneros do discurso em sala de aula. Procuramos também averiguar a demanda por gêneros do discurso no contexto escolar, mais especificamente, nas aulas de língua portuguesa. In this study, we were focused on connecting the teaching/learning of the Portuguese Language object . the text . to its social-cultural-historical context of production and circulation. We face the text as a solid enunciation, not only as matter/form, respecting its verbal and non-verbal dimension. This way, we approach the study with the genres of discourse in the classroom, for we believe that it offers the insertion of the students in the verbal chain of the enunciation that circles the society. The general object of our research was to investigate the writing production process of the discourse inside the classroom. We also searched to be assured of the demand for genres of discourse in the school context, more specifically, in the lessons of Portuguese Language.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaSobral, Marília Maia2012-10-20T17:12:21Z2012-10-20T17:12:21Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., tabs.application/pdf233316http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:31:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85290Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:31:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
title |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
spellingShingle |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? Sobral, Marília Maia Linguistica Lingua portuguesa - Estudo e ensino Produção de textos Analise do discurso Gêneros textuais |
title_short |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
title_full |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
title_fullStr |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
title_full_unstemmed |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
title_sort |
O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria? |
author |
Sobral, Marília Maia |
author_facet |
Sobral, Marília Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pelandre, Nilcea Lemos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Marília Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Lingua portuguesa - Estudo e ensino Produção de textos Analise do discurso Gêneros textuais |
topic |
Linguistica Lingua portuguesa - Estudo e ensino Produção de textos Analise do discurso Gêneros textuais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T17:12:21Z 2012-10-20T17:12:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
233316 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290 |
identifier_str_mv |
233316 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652002955100160 |