O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Marília Maia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
id UFSC_88fb222c01bc78adb9fb9cb57aec1271
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85290
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?LinguisticaLingua portuguesa -Estudo e ensinoProdução de textosAnalise do discursoGêneros textuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.Neste estudo preocupamo-nos em vincular o objeto de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa . o texto . ao seu contexto sócio-histórico-cultural de produção e circulação. Tomamos o texto como enunciado concreto, não apenas matéria/forma, respeitando sua dimensão verbal e extra-verbal. Nesse sentido, abordamos o trabalho com gêneros do discurso em sala de aula por acreditarmos que proporciona a inserção do aluno na cadeia verbal dos enunciados que circulam em sociedade. O objetivo geral de nossa pesquisa foi investigar o processo de produção escrita de gêneros do discurso em sala de aula. Procuramos também averiguar a demanda por gêneros do discurso no contexto escolar, mais especificamente, nas aulas de língua portuguesa. In this study, we were focused on connecting the teaching/learning of the Portuguese Language object . the text . to its social-cultural-historical context of production and circulation. We face the text as a solid enunciation, not only as matter/form, respecting its verbal and non-verbal dimension. This way, we approach the study with the genres of discourse in the classroom, for we believe that it offers the insertion of the students in the verbal chain of the enunciation that circles the society. The general object of our research was to investigate the writing production process of the discourse inside the classroom. We also searched to be assured of the demand for genres of discourse in the school context, more specifically, in the lessons of Portuguese Language.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaSobral, Marília Maia2012-10-20T17:12:21Z2012-10-20T17:12:21Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., tabs.application/pdf233316http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T05:31:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85290Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T05:31:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
title O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
spellingShingle O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
Sobral, Marília Maia
Linguistica
Lingua portuguesa -
Estudo e ensino
Produção de textos
Analise do discurso
Gêneros textuais
title_short O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
title_full O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
title_fullStr O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
title_full_unstemmed O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
title_sort O trabalho com gêneros do discurso em sala de aula: um caminho de autoria?
author Sobral, Marília Maia
author_facet Sobral, Marília Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelandre, Nilcea Lemos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Marília Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Lingua portuguesa -
Estudo e ensino
Produção de textos
Analise do discurso
Gêneros textuais
topic Linguistica
Lingua portuguesa -
Estudo e ensino
Produção de textos
Analise do discurso
Gêneros textuais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T17:12:21Z
2012-10-20T17:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 233316
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290
identifier_str_mv 233316
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002955100160