O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laynes, Chris Regina Gohr
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175793
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
id UFSC_a6f5cf7a2b509305142c12dd526335a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175793
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesaLiteraturaProdução de textosGêneros textuaisLíngua portuguesaEscritaEstudo e ensinoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.Nesta dissertação objetivamos responder ao questionamento: como mediar, na aula de Língua Portuguesa, a produção escrita ancorada em situações reais de uso da língua(gem) que engendrem e potencializem a constituição do aluno como sujeito-autor de seus textos (textos-enunciados). Para tanto, apresentamos uma proposta didático-pedagógica teórica e metodologicamente amparada para o trabalho com a escrita na escola ancorado numa perspectiva enunciativo-discursiva sob o matiz dos escritos do Círculo de Bakhtin. Na organização deste trabalho, compreendemos o texto como texto-enunciado à luz dos escritos do Círculo de Bakhtin; referenciamos as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam o ensino de produção textual sob a perspectiva da escrita na escola; refletimos acerca da posição do aluno como sujeito-autor de sua escrita, bem como sobre as condições de produção, circulação e recepção dos textos- enunciados escritos na escola. Também abordamos questões históricas a respeito do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, com enfoque para a produção de texto, para nos situarmos dos motivos pelos quais se chegou à nova perspectiva de ensino discursivizada nos documentos parametrizadores oficiais, entre eles, o Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998) e a Proposta Curricular de Santa Catarina (SC, 1998, 2014). E, principalmente, para identificar como eles propõem o trabalho metodológico com a produção escrita. Ambos orientam o trabalho referenciado nos gêneros do discurso como objeto de ensino e no texto como unidade de ensino como propusemos nas oficinas. Além disso, nosso projeto de dizer foi referenciado em autores como Acosta-Pereira (2012, 2013, 2014), Antunes (2006, 2009, 2010, 2011), Geraldi (1996, 1997, 2012, 2010, 2015) e Rodrigues (2004, 2008), pois propuseram o ensino por meio dos gêneros do discurso à luz dos escritos do Círculo de Bakhtin. Em termos metodológicos, para a elaboração da proposta didático-pedagógica, consideramos a produção dos gêneros do discurso roteiro de documentário e documentário, direcionada ao 9º ano do Ensino Fundamental e planejada em oficinas. A partir da proposta apresentada, inúmeras possibilidades de práticas didático-pedagógicas com a produção de textos-enunciados podem ser desenvolvidas, desde que elas levem em consideração a natureza das interlocuções sugeridas nas oficinas e a necessidade de orientar o aluno para uma produção de texto com vistas ao contexto de produção, circulação e recepção do texto-enunciado do gênero produzido.Acreditamos, ao final, que a proposta didático-pedagógica apresentada nesta dissertação não apenas ratifica a posição do trabalho com a língua(gem) em uso na escola, como, por conseguinte, reitera nossa posição acerca do que aspiramos para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.<br>Abstract : In this dissertation we aim to answer the question: how to mediate, in the Portuguese Language class, the written production based in real situations of use of the language that develop and improve the student's constitution as subject-author of his texts (texts-statements). For this, we present a didactic-pedagogical proposal theoretically and methodologically supported for the work with the writing in the school under an enunciative-discursive perspective under the nuance of the writings of the Circle of Bakhtin. In the organization of this work, we understand the text as a text-statement in the light of the writings of the Circle of Bakhtin; we refer to the theoretical-methodological approaches that base the teaching of textual production from the perspective of writing in the school; we reflect on the student's position as the subject-author of his writing, as well as on the conditions of production, circulation and reception of written texts in the school. We also address historical issues regarding Portuguese language teaching in Brazil, focusing on the text production in order to situate the reasons for the new perspective of discursive teaching in the official parameterizing documents, including the National Curricular Parameters Portuguese Language (BRASIL, 1998) and the Curricular Proposal of Santa Catarina (SC, 1998, 2014). In addition, especially, to identify how they propose the methodological work with the written production. Both guide the work referenced in the genres of discourse as an object of teaching and in the text as a unit of teaching as we proposed in the workshops. In addition, our project of saying was referenced in authors such as Acosta-Pereira (2012, 2013, 2014), Antunes (2006, 2009, 2010, 2011), Geraldi (1996, 1997, 2012, 2010, 2015) and Rodrigues (2004, 2008), because these authors proposed the teaching through genres of discourse in the light of the Circle of Bakhtin writings. In methodological terms, for the elaboration of the proposal didactic-pedagogical, we consider the genres speech production of the script documentary and documentary, directed to the 9th year of elementary school and planned in workshops. From the proposal presented, numerous possibilities of didactic-pedagogical practices with the production of texts-statement can be developed, since they take into account the nature of the dialogues suggested in the workshops and the need to guide the student to a text production with the objective in the production context, circulation and reception of the text-statement of the genre produced. We believe, in the end, that the didactic-pedagogicalproposal presented in this dissertation not only ratifies the position of the work with the language in use in the school, but also reiterates our position on what we aspire for the teaching of Portuguese Language In Basic Education.Pereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaLaynes, Chris Regina Gohr2017-05-23T04:08:24Z2017-05-23T04:08:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 p.| il., tabs.application/pdf345654https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175793porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:08:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175793Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:08:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
title O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
spellingShingle O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
Laynes, Chris Regina Gohr
Literatura
Produção de textos
Gêneros textuais
Língua portuguesa
Escrita
Estudo e ensino
title_short O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
title_full O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
title_sort O ensino da escrita na escola: a constituição do sujeito-autor nas aulas de língua portuguesa
author Laynes, Chris Regina Gohr
author_facet Laynes, Chris Regina Gohr
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Rodrigo Acosta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laynes, Chris Regina Gohr
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Produção de textos
Gêneros textuais
Língua portuguesa
Escrita
Estudo e ensino
topic Literatura
Produção de textos
Gêneros textuais
Língua portuguesa
Escrita
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-23T04:08:24Z
2017-05-23T04:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345654
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175793
identifier_str_mv 345654
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651948491014144