Um estudo para localização de áreas para Park and Ride no município de Florianópolis - SC
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248191 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
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Um estudo para localização de áreas para Park and Ride no município de Florianópolis - SCtransporte públicosustentabilidademobilidade urbanaPark and Rideurban mobilitypublic transportationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.O crescimento populacional combinado ao êxodo rural vivido no Brasil por décadas vem causando uma gama de problemas na capital catarinense. Um desses problemas se dá pela quantidade de congestionamentos enfrentados no trânsito pelos moradores e visitantes da cidade. O assunto mobilidade urbana é sempre um tema de discussão para os administradores da cidade e durante os anos várias ideias já foram divulgadas e algumas implementadas com o intuito de amenizar os problemas de tráfego da região. No entanto, nenhuma dessas soluções propostas resolveu ou vai resolver em definitivo o problema da região. Tendo isso em vista, o presente trabalho traz uma nova proposta para amenizar os problemas de mobilidade urbana na cidade de Florianópolis, de maneira sustentável. Oque se propõe nesse trabalho o é a utilização do modelo Park and Ride. No trabalho foram analisadas características do modelo Park and Ride e também da mobilidade na cidade de Florianópolis. Para analisar a efetividade prática do modelo observou-se relatos de estudos feitos em diversas cidades do mundo que já aderiram à ele. Constatou-se que um dos principais fatores determinantes para a adesão do público ao serviço do Park and Ride, é o local onde ele é implementado. Foram analisadas algumas regiões da cidade de Florianópolis em relação a demanda pelo serviço, sendo apontado em três delas locais para a construção da estrutura dos estacionamentos. Ainda se avaliou os três locais propostos utilizando cinco critérios e o método AHP (Analytic Hierarchy Process) de apoio multicritério à tomada de decisões, sendo por fim, apontando qual dos três deveria ter prioridade para receber o empreendimento.The combination of population growth and rural exodus experienced in Brazil for decades has been causing a range of problems in the capital of Santa Catarina. One of these problems is the amount of traffic congestion faced by residents and visitors of the city. Urban mobility is always a topic of discussion for the city administrators, and over the years, several ideas have been proposed and some implemented in order to alleviate the traffic problems in the region. However, none of these proposed solutions have solved or will definitively solve the problem in the region. With this in mind, this paper presents a new proposal to mitigate the urban mobility problems in the city of Florianópolis in a sustainable way. The proposal in this work is the utilization of the Park and Ride model. The characteristics of the Park and Ride model and the mobility in the city of Florianópolis were analyzed in this study. To assess the practical effectiveness of the model, reports from studies conducted in several cities around the world that have already adopted it were observed. It was found that one of the main determining factors for public adherence to the Park and Ride service is the location where it is implemented. Some regions of the city of Florianópolis were analyzed regarding the demand for the service, and three locations were identified for the construction of parking structures. The three proposed locations were also evaluated using five criteria and the Analytic Hierarchy Process (AHP) method, which is a multicriteria decision support method, ultimately indicating which of the three should have priority in initiating the development.Florianópolis, SC.Lobo, EduardoUniversidade Federal de Santa Catarina.Teixeira, Eduardo Neri de Oliveira2023-07-06T15:03:26Z2023-07-06T15:03:26Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93 fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248191Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T15:03:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248191Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T15:03:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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