POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: DONINI, ANA MARIA CAMBOURS DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97024
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a criação e o desenvolvimento do Mercosul Educativo, no marco das tendências e transformações recentes da educação superior. O trabalho propõe, a partir do levantamento da produção bibliográfica e documental sobre os processos de internacionalização e integração da educação superior, a construção de referenciais teóricos para analisar as mudanças nas instituições de ensino superior decorrentes desses processos. Discute os avanços e as dificuldades dos planos estratégicos do Setor Educativo do Mercosul na área da educação superior, a criação do Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul e sua relação com os demais blocos e/ou espaços regionais de educação superior. Especial ênfase é dada às questões referentes à implementação de mecanismos de avaliação e acreditação/reconhecimento de carreiras universitárias. O estudo considera que, no Setor Educativo do Mercosul, os processos que relativamente lograram mais êxitos são aqueles derivados dos acordos para implementação de tais mecanismos. Conclui que as políticas em curso no Mercosul Educativo contribuem para a difusão de novas formas de organização e regulação da educação superior, cujos efeitos nas instituições universitárias e, em particular, no que diz respeito ao trabalho docente necessitam de mais investigações.
id UFSC_896ec68a44c08abb8d3b2522f438e260
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97024
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVOO presente estudo tem como objetivo analisar a criação e o desenvolvimento do Mercosul Educativo, no marco das tendências e transformações recentes da educação superior. O trabalho propõe, a partir do levantamento da produção bibliográfica e documental sobre os processos de internacionalização e integração da educação superior, a construção de referenciais teóricos para analisar as mudanças nas instituições de ensino superior decorrentes desses processos. Discute os avanços e as dificuldades dos planos estratégicos do Setor Educativo do Mercosul na área da educação superior, a criação do Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul e sua relação com os demais blocos e/ou espaços regionais de educação superior. Especial ênfase é dada às questões referentes à implementação de mecanismos de avaliação e acreditação/reconhecimento de carreiras universitárias. O estudo considera que, no Setor Educativo do Mercosul, os processos que relativamente lograram mais êxitos são aqueles derivados dos acordos para implementação de tais mecanismos. Conclui que as políticas em curso no Mercosul Educativo contribuem para a difusão de novas formas de organização e regulação da educação superior, cujos efeitos nas instituições universitárias e, em particular, no que diz respeito ao trabalho docente necessitam de mais investigações.INPEAU2012-11-05T20:40:52Z2012-11-05T20:40:52Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97024SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOSDONINI, ANA MARIA CAMBOURS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:38:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:38:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
title POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
spellingShingle POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS
title_short POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
title_full POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
title_fullStr POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
title_sort POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUR EDUCATIVO
author SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS
author_facet SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS
DONINI, ANA MARIA CAMBOURS DE
author_role author
author2 DONINI, ANA MARIA CAMBOURS DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS
DONINI, ANA MARIA CAMBOURS DE
description O presente estudo tem como objetivo analisar a criação e o desenvolvimento do Mercosul Educativo, no marco das tendências e transformações recentes da educação superior. O trabalho propõe, a partir do levantamento da produção bibliográfica e documental sobre os processos de internacionalização e integração da educação superior, a construção de referenciais teóricos para analisar as mudanças nas instituições de ensino superior decorrentes desses processos. Discute os avanços e as dificuldades dos planos estratégicos do Setor Educativo do Mercosul na área da educação superior, a criação do Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul e sua relação com os demais blocos e/ou espaços regionais de educação superior. Especial ênfase é dada às questões referentes à implementação de mecanismos de avaliação e acreditação/reconhecimento de carreiras universitárias. O estudo considera que, no Setor Educativo do Mercosul, os processos que relativamente lograram mais êxitos são aqueles derivados dos acordos para implementação de tais mecanismos. Conclui que as políticas em curso no Mercosul Educativo contribuem para a difusão de novas formas de organização e regulação da educação superior, cujos efeitos nas instituições universitárias e, em particular, no que diz respeito ao trabalho docente necessitam de mais investigações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-05T20:40:52Z
2012-11-05T20:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97024
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652367843819520