Evidências de validade do Child-Rearing Practices Report em pais de filhos com idade entre 4 a 6 anos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193639 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
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Evidências de validade do Child-Rearing Practices Report em pais de filhos com idade entre 4 a 6 anosPsicologiaPais e filhosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.As práticas parentais consistem no exercício da socialização educativa de pais em relação aos seus filhos. Essa relação possui implicações no desenvolvimento das primeiras aprendizagens e socialização da criança. A presente dissertação objetivou buscar evidências de validade da escala Child-Rearing Practices Report (CRPR), para pais de filhos com idade entre 4 a 6 anos, no Sul-brasileiro. Foram realizados três estudos correspondentes a esse objetivo maior. O Estudo 1 teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre práticas parentais em crianças e sobre os métodos utilizados nas publicações dos últimos cinco anos. No total foram selecionados para análise 15 estudos empíricos. Desses, quatro fizeram uso do método levantamento de dados, um de natureza experimental, dois utilizaram metodologia observacional, outros dois estudos combinaram levantamento de dados e observação e em quatro o método envolveu o levantamento de dados, observacional com natureza descritiva. Com relação às técnicas de coleta, 13 artigos utilizaram questionários e escalas e apenas dois fizeram uso diversificado de entrevistas, grupos focais e observações. Portanto, conclui-se que essa diversidade metodológica seja algo importante, indicando a multidisciplinaridade e a pluralidade acerca do fenômeno pesquisado. No Estudo 2 o objetivo foi adaptar o instrumento CRPR, que é uma escala importante utilizada na mensuração das práticas parentais. Para isso utilizou-se como natureza de pesquisa o caráter metodológico descritivo com enfoque qualitativo. Os procedimentos para a adaptação da escala foram realizados por meio de um grupo de juízes com proficiência em francês, inglês e com especialidade em parentalidade e psicometria. O instrumento foi aplicado em uma população residente na região noroeste do sul do Brasil, com o fim de compreender a inteligibilidade da escala para a população-alvo. Esse estudo resultou em alterações em 30 dos 35 itens. O Estudo 3 objetivou a validade de construto mediante a Análise Fatorial Exploratória (AFE) da escala Child-Rearing Practices Report em pais de crianças com idade de 4 a 6 anos, resultando na proposta de uma versão Sul-brasileira do CRPR. O estudo teve natureza transversal, quantitativa, descritiva, correlacional e com delineamento de levantamento de dados. Participaram da pesquisa 338 pais e mães. Para a análise fatorial exploratória foi utilizado a rotação Promax e as dimensionalidades do constructo foi verificada por meio do critério de análises Paralelas, a qual indicou uma estrutura de 3 fatores (Prática Parental Autoritária, Autoritativa e Negligente). Portanto, conclui-se que os dados dos três estudos em conjunto indicam que a escala Child-Rearing Practices Report apresentou estrutura teórica e empírica adequada para avaliar as práticas parentais em pais de crianças em idade de 4 a 6 anos.Abstract : Parental practices consist in the exercise of social education activities of parents to their children. This relationship has implications on the development of child initial learnings and socialization. This project aimed to find valid evidences of scale regard the method Child- Rearing Practices Report in parents of 4-6- years-old children from the South of Brazil. Three studies were carried out corresponding to this larger objective. Study 1 aimed to carry out a systematic review of literature on parental practices in children and on methods available in studies published in the last five years. In total, 15 empirical studies were selected for analysis. Of these, methods of application, methods of analysis, methods of data analysis, observation and observation of data. Regard to data collection techniques, 13 articles using question and scales and in just two profanities of diversified use of interviews, focus groups and observations. On the other hand, it is concluded that it is an important methodological diversity, indicating a multidisciplinarity and a plurality about the phenomenon researched. In Study 2 the objective was to adapt the scale of the Child-Raising Practices Report, which is an important scale in the monthly application of parenting practices. This study, the descriptive character with a qualitative approach is used as the nature of the research. The procedures for adapting the scale were performed through a group of judges with proficiency in French, English and with specialization in parenting and psychometry. The instrument was applied to a resident population in the southern region of Brazil, aiming at a scale intelligibility for a target population. This study resulted in 30 of the 35 items changes. Study 3 aimed at an Exploratory Factorial Analysis (EFA) of the Scale of Practices for the Creation of Children in countries of children aged 4 to 6 years, resulting in the proposal of a South-Brazilian version of the CRPR. The study was descriptive, correlational and with a data collection design, quantitative data approach and cross - sectional character. The 338 fathers and mothers participated in the research. For an exploratory factorial analysis and using the Promax rotation and as dimensionalities of the construct, an evaluation of a 3-factor structure (Authoritarian, Authoritative, and Negligent Parental Practice). Please conclude that the data from the three studies together indicate the Scale of Child-rearing Practices scale presented the theoretical and empirical framework appropriate to assess as parental practices in parents of children aged 4 to 6 years.Vieira, Mauro LuísCrepaldi, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaValadão, Fernanda Siqueira2019-03-07T04:02:00Z2019-03-07T04:02:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf356120https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193639porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T04:02:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193639Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-07T04:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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