Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_8aff0f6bed2ffc3a8f97ebd47bd2605c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185110 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídosEducação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formaçãoTeseAtualmente a Constituição Federal garante a todos o acesso a escola, e então, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e liberdades que as demais. Sabemos que existem vários tipos de deficiências, porém o trabalho em questão abordou somente os surdos que estão em classe comum. Este trabalho preconizou como objetivo geral verificar os benefícios de um programa de intervenção realizado com os professores. Como objetivos específicos o trabalho procurou analisar as dificuldades escolares relatadas pelos professores de alunos surdos quanto à educação dos mesmos; analisar o desempenho acadêmico dos alunos surdos pertencentes a classes regulares do ensino fundamental; realizar intervenção mediante as análises realizadas com os professores; comparar as análises prévias com as análises posteriores à intervenção com os professores. Para a realização desse estudo foram avaliados 4 alunos surdos, de ambos os sexos, portadores de deficiência auditiva neurossensorial que estavam cursando o Ensino Fundamental em classes regulares da 1a a 4a série de Escolas Municipais, e seus respectivos professores polivalentes. A pesquisa foi realizada através das técnicas de filmagem, registro cursivo, juntamente com um protocolo para avaliação acadêmica, comportamental e de atenção do aluno, e análise do boletim escolar. A intervenção com professores foi realizada por meio de sessões de orientação que abordaram temas que despertam dúvidas em relação à educação de surdos. Após as intervenções os professores e alunos foram novamente avaliados. Como conclusão, observou-se uma melhora no desempenho escolar e socialização do aluno surdo mediante a intervenção realizada com os professores, levando-se a refletir que a intervenção com professores age diretamente sobre os alunos surdos. Programas de intervenção devem ser realizados de maneira a garantir um melhor desempenho do aluno surdo, assim como uma socialização mais adequada para o mesmo.UFSCar2018-03-20T18:44:53Z2018-03-20T18:44:53Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110BOSCOLO, Cibele Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:19:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185110Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:19:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
title |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
spellingShingle |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos BOSCOLO, Cibele Cristina Educação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formação |
title_short |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
title_full |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
title_fullStr |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
title_full_unstemmed |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
title_sort |
Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos |
author |
BOSCOLO, Cibele Cristina |
author_facet |
BOSCOLO, Cibele Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BOSCOLO, Cibele Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formação |
topic |
Educação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formação |
description |
Tese |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-03-20T18:44:53Z 2018-03-20T18:44:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110 |
identifier_str_mv |
BOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652391322484736 |