Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOSCOLO, Cibele Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110
Resumo: Tese
id UFSC_8aff0f6bed2ffc3a8f97ebd47bd2605c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185110
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídosEducação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formaçãoTeseAtualmente a Constituição Federal garante a todos o acesso a escola, e então, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos e liberdades que as demais. Sabemos que existem vários tipos de deficiências, porém o trabalho em questão abordou somente os surdos que estão em classe comum. Este trabalho preconizou como objetivo geral verificar os benefícios de um programa de intervenção realizado com os professores. Como objetivos específicos o trabalho procurou analisar as dificuldades escolares relatadas pelos professores de alunos surdos quanto à educação dos mesmos; analisar o desempenho acadêmico dos alunos surdos pertencentes a classes regulares do ensino fundamental; realizar intervenção mediante as análises realizadas com os professores; comparar as análises prévias com as análises posteriores à intervenção com os professores. Para a realização desse estudo foram avaliados 4 alunos surdos, de ambos os sexos, portadores de deficiência auditiva neurossensorial que estavam cursando o Ensino Fundamental em classes regulares da 1a a 4a série de Escolas Municipais, e seus respectivos professores polivalentes. A pesquisa foi realizada através das técnicas de filmagem, registro cursivo, juntamente com um protocolo para avaliação acadêmica, comportamental e de atenção do aluno, e análise do boletim escolar. A intervenção com professores foi realizada por meio de sessões de orientação que abordaram temas que despertam dúvidas em relação à educação de surdos. Após as intervenções os professores e alunos foram novamente avaliados. Como conclusão, observou-se uma melhora no desempenho escolar e socialização do aluno surdo mediante a intervenção realizada com os professores, levando-se a refletir que a intervenção com professores age diretamente sobre os alunos surdos. Programas de intervenção devem ser realizados de maneira a garantir um melhor desempenho do aluno surdo, assim como uma socialização mais adequada para o mesmo.UFSCar2018-03-20T18:44:53Z2018-03-20T18:44:53Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110BOSCOLO, Cibele Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:19:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185110Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:19:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
title Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
spellingShingle Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
BOSCOLO, Cibele Cristina
Educação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formação
title_short Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
title_full Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
title_fullStr Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
title_full_unstemmed Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
title_sort Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos
author BOSCOLO, Cibele Cristina
author_facet BOSCOLO, Cibele Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOSCOLO, Cibele Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formação
topic Educação especial - inclusão, Surdos educação, Deficiência auditiva, Professores - formação
description Tese
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-03-20T18:44:53Z
2018-03-20T18:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110
identifier_str_mv BOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652391322484736