O aluno surdo incluído no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collazzo, Angela
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000127m0
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.
id UFSM_860fcf44fe143ee52466b4f3ad9f001f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1334
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O aluno surdo incluído no ensino regularThe deaf student having a regular learningEducaçãoEducação especialEducação de surdosSurdosInclusão escolarArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.This text has the purpose to investigate the things done by the school for the including of deaf students. Visiting the classes, I observed their behavior with classmates and listening teachers. One of the points to be reached in this research is to contribute in the improvement on the way people think about teaching to deaf people, and how people handle it. People are working to show the reality in the classrooms about how deaf students are being taught without the use of sign language and Portuguese interpreter. Developing and teaching the sign language to the deaf student as a basic way for constructing, knowing and expressing what they really think about the world. Reflecting and having a good opinion about teaching deaf people is the task of the teacher and of the teaching institution so that deaf people can have a good social life and cultural knowledge.Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e professores ouvintes. Um dos objetivos desse trabalho é o de contribuir para o aprimoramento da reflexão em torno da inclusão e escolarização dos alunos surdos no ensino regular. Busca-se retratar a realidade da sala de aula em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo sem o uso da língua de sinais e sem o intérprete, ferramentas básicas na vida das pessoas surdas. Pensar e refletir sobre a educação do sujeito surdo, sua identidade e sua construção social e cultural.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLunardi-Lazzarin, Márcia LiseCollazzo, Angela2016-03-15T15:18:01Z2016-03-15T15:18:01Z2007-112007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334ark:/26339/00130000127m0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno surdo incluído no ensino regular
The deaf student having a regular learning
title O aluno surdo incluído no ensino regular
spellingShingle O aluno surdo incluído no ensino regular
Collazzo, Angela
Educação
Educação especial
Educação de surdos
Surdos
Inclusão escolar
title_short O aluno surdo incluído no ensino regular
title_full O aluno surdo incluído no ensino regular
title_fullStr O aluno surdo incluído no ensino regular
title_full_unstemmed O aluno surdo incluído no ensino regular
title_sort O aluno surdo incluído no ensino regular
author Collazzo, Angela
author_facet Collazzo, Angela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.author.fl_str_mv Collazzo, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial
Educação de surdos
Surdos
Inclusão escolar
topic Educação
Educação especial
Educação de surdos
Surdos
Inclusão escolar
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11
2007
2016-03-15T15:18:01Z
2016-03-15T15:18:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000127m0
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334
identifier_str_mv ark:/26339/00130000127m0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172435070156800