O aluno surdo incluído no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000127m0 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. |
id |
UFSM_860fcf44fe143ee52466b4f3ad9f001f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1334 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno surdo incluído no ensino regularThe deaf student having a regular learningEducaçãoEducação especialEducação de surdosSurdosInclusão escolarArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.This text has the purpose to investigate the things done by the school for the including of deaf students. Visiting the classes, I observed their behavior with classmates and listening teachers. One of the points to be reached in this research is to contribute in the improvement on the way people think about teaching to deaf people, and how people handle it. People are working to show the reality in the classrooms about how deaf students are being taught without the use of sign language and Portuguese interpreter. Developing and teaching the sign language to the deaf student as a basic way for constructing, knowing and expressing what they really think about the world. Reflecting and having a good opinion about teaching deaf people is the task of the teacher and of the teaching institution so that deaf people can have a good social life and cultural knowledge.Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e professores ouvintes. Um dos objetivos desse trabalho é o de contribuir para o aprimoramento da reflexão em torno da inclusão e escolarização dos alunos surdos no ensino regular. Busca-se retratar a realidade da sala de aula em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo sem o uso da língua de sinais e sem o intérprete, ferramentas básicas na vida das pessoas surdas. Pensar e refletir sobre a educação do sujeito surdo, sua identidade e sua construção social e cultural.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoLunardi-Lazzarin, Márcia LiseCollazzo, Angela2016-03-15T15:18:01Z2016-03-15T15:18:01Z2007-112007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334ark:/26339/00130000127m0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno surdo incluído no ensino regular The deaf student having a regular learning |
title |
O aluno surdo incluído no ensino regular |
spellingShingle |
O aluno surdo incluído no ensino regular Collazzo, Angela Educação Educação especial Educação de surdos Surdos Inclusão escolar |
title_short |
O aluno surdo incluído no ensino regular |
title_full |
O aluno surdo incluído no ensino regular |
title_fullStr |
O aluno surdo incluído no ensino regular |
title_full_unstemmed |
O aluno surdo incluído no ensino regular |
title_sort |
O aluno surdo incluído no ensino regular |
author |
Collazzo, Angela |
author_facet |
Collazzo, Angela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Collazzo, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial Educação de surdos Surdos Inclusão escolar |
topic |
Educação Educação especial Educação de surdos Surdos Inclusão escolar |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11 2007 2016-03-15T15:18:01Z 2016-03-15T15:18:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000127m0 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000127m0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172435070156800 |