As relações socioeconômicas e educacionais entre Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau (1970-2010)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188588 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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As relações socioeconômicas e educacionais entre Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau (1970-2010)Política externa; Cabo-Verde; Guiné-Bissau; Amílcar Cabral; Paulo Freire;Descolonização;Educação.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Esta investigação consiste no estudo crítico sobre as relações socioeconômicas e educacionais entre Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau na visão de Paulo Freire e Amílcar Cabral, durante o período de 1970-2010. Foi abordada a relação das Políticas Externas com a África, especificadamente em relação a Cabo Verde e Guiné-Bissau na questão educacional, e como esta relação conversa com as visões do revolucionário Amílcar Cabral e o pedagogo brasileiro Paulo Freire que teve a oportunidade de auxiliar na implementação do sistema educacional em Guiné-Bissau em seu exílio. Parte-se das relações entre Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau que resultaram na luta pela libertação destes países através do pensamento e comando de Amílcar Cabral, figura central e revolucionária neste processo.Após a identificação do pensamento cabralista partimos para o encontro intelectual com Paulo Freire acerca das relações sócio educacionais e por fim, apresenta a relação entre as políticas externas do Brasil com a África e como influenciou nas decisões internas quanto a políticas raciais, finalizando na implementação do Estatuto da Igualdade Racial criado em 2010 como símbolo que consolida a Política Externa promovida para a educação de afrodescendentes entre o Brasil e África.Florianópolis, SCSilva, Valdir Alvim daUniversidade Federal de Santa CatarinaConceição, Vanessa Martins2018-07-24T15:52:19Z2018-07-24T15:52:19Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188588porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-24T15:52:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188588Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-24T15:52:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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