Apoio prestado pelos acompanhantes à mulher nas maternidades públicas da Grande Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Carolina Frescura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178304
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
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spelling Apoio prestado pelos acompanhantes à mulher nas maternidades públicas da Grande Florianópolis-SCEnfermagemParto HumanizadoEnfermagem obstétricaTrabalho de partoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.OBJETIVO: identificar as ações de apoio realizadas pelos acompanhantes nas maternidades públicas da Grande Florianópolis/SC e os fatores associados ao apoio emocional, físico, informacional e de intermediação durante o trabalho de parto e parto vaginal. MÉTODO: estudo transversal, realizado em três maternidades. Foram entrevistados 1147 acompanhantes entre março/2015 à maio/2016, por meio de questionário digital. Foi realizada análise descritiva das variáveis e uma Regressão Logística Binária a partir do Modelo Hierarquizado de Análise Multivariada, com análises bruta e ajustada e IC95%, no programa SPSS® Versão 20.0. RESULTADOS: a maioria dos entrevistados era o companheiro/pai do bebê (76,7%) e participou do pré-natal (61,3%). No trabalho de parto, parto vaginal, cesarina e pós-parto as ações de apoio emocional, como tranquilizar, encorajar e elogiar, foram realizadas por mais de 80,0% dos acompanhantes; o apoio informacional por cerca de 70,0% e o de intermediação inferior a 65,0%. Durante o trabalho de parto, as ações de apoio físico mais desenvolvidas foram o auxilio na deambulação (84,4%) e na mudança de posição (90,4%). Nessa fase, os fatores associados ao apoio emocional foram: segurança com o cuidado prestado pelos profissionais (RCaj: 2,07 ? IC:1,05-4,07); ao físico: ter participado de curso e/ou palestra (RCaj: 1,89 ? IC:1,14-3,13) e preocupação com a dor (RCaj: 1,75 ? IC:1,20-2,54); ao informacional: o acompanhante ser a mãe da mulher (RCaj: 2,79 ? IC:1,47-5,29) e ter conhecimento sobre a Lei (RCaj: 1,89 ? IC:1,27-2,81) e ao de intermediação: segurança com o cuidado prestado (RCaj: 2,28 ? IC:1,38-3,76) e preocupação com a dor (RCaj: 1,76 ? IC: 1,22-2,54). Prestar apoio nas quatro dimensões, no trabalho de parto, foi associado à participação em curso e/ou palestra (RCaj: 2,06 ? IC:1,36-3,12), ao conhecimento sobre a Lei (RCaj: 1,41 ? IC: 1,06-1,88) e à preocupação com a dor (RCaj: 1,76 ? IC: 1,14-2,72). Anos de estudo, participação no pré-natal, características das maternidades e as atitudes dos profissionais foram variáveis associadas a todos os desfechos no trabalho de parto. No parto vaginal, foram fatores associados ao apoio emocional: ter entre 8 e 11 anos de estudo (RCaj: 2,70 ? IC: 1,19-6,13), participar do pré-natal (RCaj: 3,40 ? IC: 1,63-7,10), considerar o ambiente adequado (RCaj: 3,02 ? IC: 1,35-6,75) e ter preocupação com a dor (RC: 2,95 ? IC: 1,33-6,50); e ao físico: ter 12 ou mais anos de estudo (RCaj: 1,68 ? IC: 1,10-2,56). Os acompanhantes que participaram do pré-natal, que eram mãe da mulher (RCaj: 2,96 ? IC: 1,71-5,12) e tinham conhecimento sobre a Lei (RCaj: 1,47 ? IC: 1,04-2,08) tiveram mais chance de realizar apoio informacional. As características da maternidade e as atitudes dos profissionais também estiveram associadas ao apoio informacional e de intermediação. Os acompanhantes que prestaram apoio nas quatro dimensões durante o trabalho de parto tiveram mais chance de também prestar apoio no parto vaginal. CONCLUSÃO: O acompanhante é um provedor de apoio à mulher nas dimensões emocional, física, informacional e de intermediação. A participação no pré-natal, as características da maternidade e as atitudes positivas dos profissionais são fatores que aumentam a chance do acompanhante prestar apoio no trabalho de parto e parto vaginal.<br>Abstract : OBJECTIVE: identify the actions of support offered by companions on the public maternities of Florianopolis/SC and the factors associated with emotional, physical and informational support and the intermediation during labor and vaginal delivery. METHOD: cross-sectional study made on three maternities. On a digital questionnaire, 1147 companions were interviewed between march/2015 and may/2016. A descriptive analysis of the variables and a Binary Logistic Regression through the Model of Hierarchical Multilevel were accomplished, with gross and adjusted analysis on IC95%, on the software SPSS® Version 20.0. RESULTS: most of interviewed were the woman's partner or baby?s father (76,7%) and were involved on the prenatal (61,3%). On labor, delivery, cesarean and post delivery more than 80,0% of the companions offered emotional support, such as reassuring, encouraging and praising the women, around 70,0% of the companions offered informational support and less than 65,0% offered intermediation support. During labor, the most provided physical support were the help on the labor ambulation (84,4%) and changing position (90,4%). On this phase, the factors associated with emotional support were: insuring and caring with the professional services (RCaj: 2,07 ? IC:1,05-4,07); with physical support: have attended lectures and courses (RCaj: 1,89 ? IC:1,14-3,13) and worrying about pain (RCaj: 1,75 ? IC:1,20-2,54); with informational support: the companion being the woman?s mother (RCaj: 2,79 ? IC:1,47-5,29) and having knowledge of the Law (RCaj: 1,89 ? IC:1,27-2,81) and with intermediation support: security with the help provided (RCaj: 2,28 ? IC:1,38-3,76) and worrying about the pain (RCaj: 1,76 ? IC: 1,22-2,54). Provision of support on the four scales, on labor, was associated with the participation on courses and/or lectures (RCaj: 2,06 ? IC:1,36-3,12), knowledge of the Law (RCaj: 1,41 ? IC: 1,06-1,88) and concern about the pain (RCaj: 1,76 ? IC: 1,14-2,72). Years of education, prenatal participation, particular characteristics of the maternities and the professionals actions were variables related to all labor outcomes.On vaginal delivery, associated factors related to emotional support were: having among 8 and 11 years of education (RCaj: 2,70 ? IC: 1,19-6,13), participating on the prenatal (RCaj: 3,40 ? IC: 1,63-7,10), considering the environment suitable (RCaj: 3,02 ? IC: 1,35-6,75), and worrying about the pain (RC: 2,95 ? IC: 1,33-6,50); to physical support were: having 12 or more years of education (RCaj: 1,68 ? IC: 1,10-2,56). The companions that participated on the prenatal, were the women?s mothers (RCaj: 2,96 ? IC: 1,71-5,12) and had knowledge of the Law (RCaj: 1,47 ? IC: 1,04-2,08) were more able to accomplish informational support. The maternities characteristics and the professionals actions were also associated to informational and intermediation support. The companions that offered support on the four scales during labor had bigger chances to offer support also on the vaginal delivery. CONCLUSION: The companion is able to provide emotional, physical, informational and intermediation support to women. The participation on the prenatal, maternities?characteristics and positive actions of the professionals increase the chances of thecompanion to provide support on labor and vaginal delivery.Brüggemann, Odaléa MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaJunges, Carolina Frescura2017-08-15T04:09:41Z2017-08-15T04:09:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis263 p.| il., tabs.application/pdf347110https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178304porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-15T04:09:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178304Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-15T04:09:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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