Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114 |
Resumo: | Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_8b7e2ef6c07b8d17abfc120f6756dbb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84114 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento críticoEducaçãoPratica de ensinoProfessores de fisicaProfessores -FormaçãoTese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo central deste trabalho é dizer o que é produzir conhecimento em um processo de investigação-ação educacional crítico-ativo. A absolutização da prática - entendida no seu sentido de experiência empírica, demarcando a concepção de investigação-ação educacional - é criticada por disseminar uma racionalidade prática. Busquei fundamentos epistemológicos em Lakatos (1978 e 1979), nas idéias de programas de pesquisa e reconstrução racional, para dar um perfil epistemológico a um programa de investigação-ação educacional crítico-ativo e, com isso, dizer por contraste como se produz conhecimento científico. Defendi a idéia de que isso é possível a partir da formação e prática docente construída como programa de iniciação científica. Neste processo, procurei construir, desenvolver e avaliar a formação inicial do professor de Física investigando objetos técnicos e transformando-os em equipamentos geradores. A produção do conhecimento crítico se dá via reconstrução racional da história das próprias práticas educacionais, na análise dos registros; com isso, forma-se o investigador ativo.Florianópolis, SCAngotti, Jose Andre PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaMion, Rejane Aurora2012-10-20T06:26:25Z2012-10-20T06:26:25Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182483http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:52:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:52:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
title |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
spellingShingle |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico Mion, Rejane Aurora Educação Pratica de ensino Professores de fisica Professores - Formação |
title_short |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
title_full |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
title_fullStr |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
title_full_unstemmed |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
title_sort |
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
author |
Mion, Rejane Aurora |
author_facet |
Mion, Rejane Aurora |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Angotti, Jose Andre Peres Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mion, Rejane Aurora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pratica de ensino Professores de fisica Professores - Formação |
topic |
Educação Pratica de ensino Professores de fisica Professores - Formação |
description |
Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T06:26:25Z 2012-10-20T06:26:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182483 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114 |
identifier_str_mv |
182483 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652009658646528 |