Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mion, Rejane Aurora
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114
Resumo: Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_8b7e2ef6c07b8d17abfc120f6756dbb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84114
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento críticoEducaçãoPratica de ensinoProfessores de fisicaProfessores -FormaçãoTese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo central deste trabalho é dizer o que é produzir conhecimento em um processo de investigação-ação educacional crítico-ativo. A absolutização da prática - entendida no seu sentido de experiência empírica, demarcando a concepção de investigação-ação educacional - é criticada por disseminar uma racionalidade prática. Busquei fundamentos epistemológicos em Lakatos (1978 e 1979), nas idéias de programas de pesquisa e reconstrução racional, para dar um perfil epistemológico a um programa de investigação-ação educacional crítico-ativo e, com isso, dizer por contraste como se produz conhecimento científico. Defendi a idéia de que isso é possível a partir da formação e prática docente construída como programa de iniciação científica. Neste processo, procurei construir, desenvolver e avaliar a formação inicial do professor de Física investigando objetos técnicos e transformando-os em equipamentos geradores. A produção do conhecimento crítico se dá via reconstrução racional da história das próprias práticas educacionais, na análise dos registros; com isso, forma-se o investigador ativo.Florianópolis, SCAngotti, Jose Andre PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaMion, Rejane Aurora2012-10-20T06:26:25Z2012-10-20T06:26:25Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182483http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:52:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:52:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
title Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
spellingShingle Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
Mion, Rejane Aurora
Educação
Pratica de ensino
Professores de fisica
Professores -
Formação
title_short Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
title_full Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
title_fullStr Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
title_full_unstemmed Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
title_sort Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
author Mion, Rejane Aurora
author_facet Mion, Rejane Aurora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angotti, Jose Andre Peres
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mion, Rejane Aurora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pratica de ensino
Professores de fisica
Professores -
Formação
topic Educação
Pratica de ensino
Professores de fisica
Professores -
Formação
description Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T06:26:25Z
2012-10-20T06:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182483
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114
identifier_str_mv 182483
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652009658646528