A Participação da Universidade Federal de Santa Catarina em ações junto a instituições voltadas para portadores de deficiência intelectual em fase adulta
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96158 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária |
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A Participação da Universidade Federal de Santa Catarina em ações junto a instituições voltadas para portadores de deficiência intelectual em fase adultaAdministraçãoInclusão socialUniversidades e faculdades -AdministracaoCooperativismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração UniversitáriaO presente trabalho busca analisar qual a contribuição da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC em ações junto à instituições voltadas para portadores de deficiência intelectual em fase adulta, sob a perspectiva dos docentes da Universidade. Nenhum componente teórico oferecido em diversas cadeiras ofertadas pelos cursos de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, dentre outros, pode prescindir da vivência prática e um projeto de apoio e socialização de portadores de deficiência intelectual não pode atingir plenamente seus objetivos sem a colaboração de profissionais qualificados. Nesta perspectiva, foi analisado o caso da Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência - COEPAD em parceria com a UFSC e procura-se lançar luzes sobre as formas de aprofundar e incrementar esse vínculo Universidade-ação social. Para fundamentar o estudo foram apresentadas considerações sobre temas como gestão social, inclusão social e aspectos históricos e legais da deficiência intelectual, em âmbito regional e nacional. Em termos conceituais houve apropriação de estudos e pesquisas desenvolvidas por autores como Fernando Tenório (1998, 2008), Romeu Sassaki (2005, 2007), além da Constituição Brasileira e documentos de órgão governamentais e não governamentais voltados ao apoio de ações pedagógicas aos portadores de deficiência intelectual em fase adulta. A pesquisa é caracterizada como descritiva e como um estudo de caso. Para coleta dos dados fora utilizadas a pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários e docentes dos cursos de libras, psicologia, fonoudiologia, serviço social, pedagogia e educação física, entendidos como atores potenciais no desenvolvimento de ações junto a deficientes intelectuais. Dentre as principais conclusões obtidas no desenvolvimento deste estudo destacam-se que os docentes da UFSC reconhecem a importância do tema, ainda que o mesmo seja pouco trabalhado em atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da instituição. Quanto às atividades desenvolvidas em âmbito acadêmico, constatou-se que as mesmas ainda são pouco percebidas pela comunidade acadêmica. Acredita-se que seja necessário um movimento de sensibilização e mobilização de todos os atores institucionais, para que iniciativas que integrem Universidade e sociedade civil possam ser realizadas, visando promover ações efetivas junto aos deficientes intelectuais e a superação dos paradigmas assistencialista e paternalista que permeiam o tema.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Luis Roberto2012-10-26T09:21:13Z2012-10-26T09:21:13Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 p.| il., grafs., tabs.application/pdf308008http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96158porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T14:50:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96158Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T14:50:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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