Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84915 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_8bb6b5ac832b3f48dd660a07f045998c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84915 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software CinderellaEngenharia de produçãoGeometriaEstudo e ensinoSoftwares educacionaisAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As novas tecnologias, como a informática, o computador, a Internet, CD-ROM, hipermídia e multimídia, estão se apresentando como instrumentos poderosos para serem utilizados pelos professores no contexto educacional. Para que seja possível manejar e utilizar estes instrumentos de forma eficiente e adequada, é necessário conhecer suas características e recursos. Dessa forma este trabalho teve como objetivo conhecer e avaliar os recursos do software de geometria dinâmica Cinderella, para a mediação pedagógica em disciplinas de desenho. O método utilizado para avaliar o software Cinderella foi baseado e adaptado do MAEP - Método Ergopedagógico Interativo de avaliação para Produtos Educacionais Informatizados. Este método propõe que todo o software educativo pode ser avaliado analisando-se suas interfaces pedagógica, ergonômica e comunicacional. Para atingir o objetivo desta pesquisa foi selecionada a interface pedagógica e desta os critérios de ensino e aprendizagem. Foram envolvidos na avaliação cinco professores do departamento de desenho da UFPR. Analisando-se os dados obtidos pode-se concluir que o software Cinderella apresenta um nível muito bom - nota ponderada superior a 80 - para os recursos de mediação pedagógica sob o ponto de vista dos professores avaliadores.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaBalcewicz, Raquel Cruz2012-10-20T13:40:27Z2012-10-20T13:40:27Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 117 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192823http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:12:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
title |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
spellingShingle |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella Balcewicz, Raquel Cruz Engenharia de produção Geometria Estudo e ensino Softwares educacionais Avaliação |
title_short |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
title_full |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
title_fullStr |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
title_sort |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
author |
Balcewicz, Raquel Cruz |
author_facet |
Balcewicz, Raquel Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balcewicz, Raquel Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Geometria Estudo e ensino Softwares educacionais Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Geometria Estudo e ensino Softwares educacionais Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T13:40:27Z 2012-10-20T13:40:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
192823 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84915 |
identifier_str_mv |
192823 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 117 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288635437056 |