A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes, Luiz Felipe Sartor
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253713
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_8bcded906190742640332beeb9b42e14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253713
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemáticatecnologiasaulas remotaspandemiacovid-19educaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.Esse trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre a influência das tecnologias utilizadas durante a pandemia da COVID-19 no contexto de ensino. A revisão revelou uma ampla gama de tecnologias como gamificação, crowdsensing, IA, Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), também discute questões importantes como cyberbullying, os desafios com PCD, e aborda o uso de ferramentas, o estudo da programação e atividades extracurriculares. Essas tecnologias desempenharam um papel crucial no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, possibilitando a continuidade das atividades diárias e a promoção da saúde e segurança dos estudantes. A pesquisa destaca a importância e a eficácia dessas tecnologias, ressaltando seu potencial para futuras situações de crise, mas também ressalta o efeito que elas tiveram na educação e mostra que é possível continuar integrando essas áreas em prol da evolução delas.This project presents a systematic literature review on the influence of technologies used during the COVID-19 pandemic in the learning context. The review revealed a wide range of technologies such as gamification, crowdsensing, AI, virtual learning environment (AVAs), and discusses important issues such as cyberbullying, challenges with persons with disabilities (PCD), and addresses the use of tools, programming study, and extracurricular activities. These technologies played a crucial role in addressing the challenges posed by the pandemic, enabling the continuity of daily activities and promoting the health and safety of students. The research emphasizes the importance and effectiveness of these technologies, highlighting their potential for future crisis situations, but also underscores the impact they had on education and demonstrates that it is possible to continue integrating these areas for their evolution.Araranguá, SC.Fiuza, Patricia JantschUniversidade Federal de Santa Catarina.Góes, Luiz Felipe Sartor2023-12-27T01:08:32Z2023-12-27T01:08:32Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253713Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-27T01:08:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253713Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-27T01:08:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
title A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
spellingShingle A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
Góes, Luiz Felipe Sartor
tecnologias
aulas remotas
pandemia
covid-19
educação
title_short A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
title_full A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
title_fullStr A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
title_full_unstemmed A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
title_sort A influência da tecnologia no ensino durante a pandemia de COVID-19: Uma Revisão Sistemática
author Góes, Luiz Felipe Sartor
author_facet Góes, Luiz Felipe Sartor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiuza, Patricia Jantsch
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Góes, Luiz Felipe Sartor
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias
aulas remotas
pandemia
covid-19
educação
topic tecnologias
aulas remotas
pandemia
covid-19
educação
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T01:08:32Z
2023-12-27T01:08:32Z
2023-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253713
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC.
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652138472013824