A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82007 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_8befcc781f66d049faf1e9cc6a50d1ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82007 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetizaçãoEngenharia de produçãoAlfabetizaçãoTecnologia da informaçãoSoftwares educacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA alfabetização não é somente o ato de ler e escrever palavras, decodificar símbolos: este estudo aprofunda-se na importância que o meio social traz às crianças de cinco a oito anos e a influência que seu meio pode trazer no desenvolvimento cognitivo. Hoje as novas tecnologias de informação e comunicação vem alterando a maneira de ser e de viver de cada sociedade, de cada família, de cada cidadão. A escola por sua vez, não pode ficar a parte deste novo tempo. Considerando a prática educacional, vivenciada na escola, esta dissertação investiga o uso dos recursos da multimídia como meios que venham facilitar a eficácia do processo da alfabetização, e orienta os professores alfabetizadores a utilizarem os softwares educacionais como ferramenta de auxílio em suas práticas docentes. A finalidade desse trabalho é estudar softwares educacionais como: Kid Pix, Logo e Visual Class e apresentar sugestões de atividades diárias. Atividades estas, que o professor não necessita alterar o currículo proposto pela escola e ao mesmo tempo contextualizar a escola com o meio ambiente que a criança traz junto de si, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do educando. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vão propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para a exploração de novas possibilidades de criação. Para tanto, o professor precisa perceber e saber o valor e a importância dos recursos multimídia para o bom desempenho e eficácia do seu trabalho escolar.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaBottazzini, Marinês Lara2012-10-19T10:14:02Z2012-10-19T10:14:02Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvii, 135 f.| il.application/pdf180191http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82007porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T08:02:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82007Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T08:02:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
title |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
spellingShingle |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização Bottazzini, Marinês Lara Engenharia de produção Alfabetização Tecnologia da informação Softwares educacionais |
title_short |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
title_full |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
title_fullStr |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
title_full_unstemmed |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
title_sort |
A contribuição dos softwares educacionais no processo da alfabetização |
author |
Bottazzini, Marinês Lara |
author_facet |
Bottazzini, Marinês Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottazzini, Marinês Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Alfabetização Tecnologia da informação Softwares educacionais |
topic |
Engenharia de produção Alfabetização Tecnologia da informação Softwares educacionais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T10:14:02Z 2012-10-19T10:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
180191 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82007 |
identifier_str_mv |
180191 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvii, 135 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652412564537344 |