Trouxeste a chave? um estudo retrospectivo de atraso da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soar, Elisa Gomes Vieira
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157991
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
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spelling Trouxeste a chave? um estudo retrospectivo de atraso da linguagemDisturbios da linguagem na criançaTesesCriancasLinguagemFonoaudiologiaDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoA presente dissertação de Mestrado visa discutir e revisar os registros e protocolos de um menino de 3 anos e 8 meses de idade, que chegou à clínice fonoaudiológica com o diagnóstico de retardo de aquisição de linguagem, e que foi acompanhado em terapia pela pesquisadora por um período aproximado de oito meses. Trata-se de um estudo longitudinal que se utiliza de um método introspectivo de análise, na tentativa de fazer uma reinterpretação dos processos comunicativos que se estabeleceram entre pesquisadora e criança no processo terapêutico. O estudo retrospectivo da avaliação e terapia apóia-se num referencial teórico psicolingüístico, do qual a pesquisadora se aproximou nos anos subseqüentes. Consiste na revisão de 28 sessões gravadas em cassete obtidas através de transcrição canônica, de um total de 44 sessões realizadas. Na reanálise percebe-se como a terapeuta falhou em se comunicar com a criança nos primeiros encontros, por não compartilhar o idioleto trazido pela criança. Além disso, a terapeuta não recorria aos signos que a criança usava, uma vez que seus esquemas fonético/fonológicos estavam alterados, o que a induzia a substituir formas para se comunicar. Nas sessões ocorriam situações de livre interação entre terapeuta e criança, mediatizadas por jogos, leitura e conversa espontânea. A revisão dos registros e protocolos demonstra que a avaliação inicial da criança foi prejudicada, e que suas habilidades cognitivas foram subestimadas pela ausência de uma linguagem socialmente compartilhada entre ela e a terapeuta. Conseqüentemente, o processo de reabilitação foi afetado pela condução de práticas terapêuticas aquém das possibilidades de interação.Cabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaSoar, Elisa Gomes Vieira2016-01-08T20:16:45Z2016-01-08T20:16:45Z1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf109901https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T20:16:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T20:16:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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