Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382 |
Resumo: | A aquisição da linguagem contempla um processo dialógico contínuo de desenvolvimento mútuo da fala, dos gestos, do olhar que se (inter)relacionam e constituem um único conjunto de produção e de significação. Essa concepção de linguagem multimodal começa a penetrar, atualmente, na prática fonoaudiológica, que busca promover atenção à saúde da comunicação humana. Desse modo, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento linguístico, em uma perspectiva multimodal, de uma criança com atraso nesse processo de apropriação da linguagem. Para isso, foram realizadas filmagens de três encontros terapêuticos entre uma díade criança-fonoaudiólogo e foi analisada uma atividade comum nessas sessões: uma brincadeira com um jogo de animais. Constatou-se que há uma integração entre o uso de gestos e da fala, principalmente em partes que atraem mais a atenção da criança. Além disso, houve um desenvolvimento das produções verbais característica da trajetória infantil: na avaliação fonoaudiológica, foi observado que o menino só balbuciava, mais, durante o processo terapêutico, verificou-se o surgimento do uso de jargões e das primeiras palavras reconhecíveis e interpretáveis pelo adulto. Acredita-se que esse desenvolvimento tenha sido favorecido pela terapia fonoaudiológica em parceria à estimulação familiar. |
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Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodalLinguísticaFonoaudiologiaAquisição da linguagemDistúrbios da linguagemMultimodalidadeDesenvolvimento da linguagem e FonoaudiologiaA aquisição da linguagem contempla um processo dialógico contínuo de desenvolvimento mútuo da fala, dos gestos, do olhar que se (inter)relacionam e constituem um único conjunto de produção e de significação. Essa concepção de linguagem multimodal começa a penetrar, atualmente, na prática fonoaudiológica, que busca promover atenção à saúde da comunicação humana. Desse modo, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento linguístico, em uma perspectiva multimodal, de uma criança com atraso nesse processo de apropriação da linguagem. Para isso, foram realizadas filmagens de três encontros terapêuticos entre uma díade criança-fonoaudiólogo e foi analisada uma atividade comum nessas sessões: uma brincadeira com um jogo de animais. Constatou-se que há uma integração entre o uso de gestos e da fala, principalmente em partes que atraem mais a atenção da criança. Além disso, houve um desenvolvimento das produções verbais característica da trajetória infantil: na avaliação fonoaudiológica, foi observado que o menino só balbuciava, mais, durante o processo terapêutico, verificou-se o surgimento do uso de jargões e das primeiras palavras reconhecíveis e interpretáveis pelo adulto. Acredita-se que esse desenvolvimento tenha sido favorecido pela terapia fonoaudiológica em parceria à estimulação familiar.Revista do Gel2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 89-1111984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382/pdfLima, Ivonaldo Leidson BarbosaCavalcante, Marianne Bezerra Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/382Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:00:53Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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