Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cavalcante, Marianne Bezerra Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382
Resumo: A aquisição da linguagem contempla um processo dialógico contínuo de desenvolvimento mútuo da fala, dos gestos, do olhar que se (inter)relacionam e constituem um único conjunto de produção e de significação. Essa concepção de linguagem multimodal começa a penetrar, atualmente, na prática fonoaudiológica, que busca promover atenção à saúde da comunicação humana. Desse modo, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento linguístico, em uma perspectiva multimodal, de uma criança com atraso nesse processo de apropriação da linguagem. Para isso, foram realizadas filmagens de três encontros terapêuticos entre uma díade criança-fonoaudiólogo e foi analisada uma atividade comum nessas sessões: uma brincadeira com um jogo de animais. Constatou-se que há uma integração entre o uso de gestos e da fala, principalmente em partes que atraem mais a atenção da criança. Além disso, houve um desenvolvimento das produções verbais característica da trajetória infantil: na avaliação fonoaudiológica, foi observado que o menino só balbuciava, mais, durante o processo terapêutico, verificou-se o surgimento do uso de jargões e das primeiras palavras reconhecíveis e interpretáveis pelo adulto. Acredita-se que esse desenvolvimento tenha sido favorecido pela terapia fonoaudiológica em parceria à estimulação familiar.
id GEL-1_9594b6ddd065421c969a563a16db236d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/382
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodalLinguísticaFonoaudiologiaAquisição da linguagemDistúrbios da linguagemMultimodalidadeDesenvolvimento da linguagem e FonoaudiologiaA aquisição da linguagem contempla um processo dialógico contínuo de desenvolvimento mútuo da fala, dos gestos, do olhar que se (inter)relacionam e constituem um único conjunto de produção e de significação. Essa concepção de linguagem multimodal começa a penetrar, atualmente, na prática fonoaudiológica, que busca promover atenção à saúde da comunicação humana. Desse modo, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento linguístico, em uma perspectiva multimodal, de uma criança com atraso nesse processo de apropriação da linguagem. Para isso, foram realizadas filmagens de três encontros terapêuticos entre uma díade criança-fonoaudiólogo e foi analisada uma atividade comum nessas sessões: uma brincadeira com um jogo de animais. Constatou-se que há uma integração entre o uso de gestos e da fala, principalmente em partes que atraem mais a atenção da criança. Além disso, houve um desenvolvimento das produções verbais característica da trajetória infantil: na avaliação fonoaudiológica, foi observado que o menino só balbuciava, mais, durante o processo terapêutico, verificou-se o surgimento do uso de jargões e das primeiras palavras reconhecíveis e interpretáveis pelo adulto. Acredita-se que esse desenvolvimento tenha sido favorecido pela terapia fonoaudiológica em parceria à estimulação familiar.Revista do Gel2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 89-1111984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382/pdfLima, Ivonaldo Leidson BarbosaCavalcante, Marianne Bezerra Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/382Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:00:53Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
title Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
spellingShingle Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa
Linguística
Fonoaudiologia
Aquisição da linguagem
Distúrbios da linguagem
Multimodalidade
Desenvolvimento da linguagem e Fonoaudiologia
title_short Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
title_full Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
title_fullStr Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
title_full_unstemmed Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
title_sort Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
author Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa
author_facet Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa
Cavalcante, Marianne Bezerra Carvalho
author_role author
author2 Cavalcante, Marianne Bezerra Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa
Cavalcante, Marianne Bezerra Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Fonoaudiologia
Aquisição da linguagem
Distúrbios da linguagem
Multimodalidade
Desenvolvimento da linguagem e Fonoaudiologia
topic Linguística
Fonoaudiologia
Aquisição da linguagem
Distúrbios da linguagem
Multimodalidade
Desenvolvimento da linguagem e Fonoaudiologia
description A aquisição da linguagem contempla um processo dialógico contínuo de desenvolvimento mútuo da fala, dos gestos, do olhar que se (inter)relacionam e constituem um único conjunto de produção e de significação. Essa concepção de linguagem multimodal começa a penetrar, atualmente, na prática fonoaudiológica, que busca promover atenção à saúde da comunicação humana. Desse modo, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento linguístico, em uma perspectiva multimodal, de uma criança com atraso nesse processo de apropriação da linguagem. Para isso, foram realizadas filmagens de três encontros terapêuticos entre uma díade criança-fonoaudiólogo e foi analisada uma atividade comum nessas sessões: uma brincadeira com um jogo de animais. Constatou-se que há uma integração entre o uso de gestos e da fala, principalmente em partes que atraem mais a atenção da criança. Além disso, houve um desenvolvimento das produções verbais característica da trajetória infantil: na avaliação fonoaudiológica, foi observado que o menino só balbuciava, mais, durante o processo terapêutico, verificou-se o surgimento do uso de jargões e das primeiras palavras reconhecíveis e interpretáveis pelo adulto. Acredita-se que esse desenvolvimento tenha sido favorecido pela terapia fonoaudiológica em parceria à estimulação familiar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 89-111
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948114277597185