Suporte parental para o desenvolvimento escolar: concepções e recursos dos pais de crianças do primeiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Idonezia Collodel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128682
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014.
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spelling Suporte parental para o desenvolvimento escolar: concepções e recursos dos pais de crianças do primeiro ano do ensino fundamentalPsicologiaPais e filhosAspectos psicológicosCriançasDesenvolvimentoEducaçãoAspectos psicológicosFamiliaAspectos psicológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014.A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar a concepção e os recursos dos pais/cuidadores - 48 pais e 49 mães - sobre suporte parental direcionado às crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal em Florianópolis. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner foi utilizada como perspectiva teórica. Os instrumentos selecionados para a coleta de dados foram: a) Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF), um questionário semiestruturado (autoaplicado), b) um questionário com perguntas abertas ? composto por duas perguntas e c) questionário socioeconômico. Por meio da análise estatística dos dados constatou-se que não existem diferenças significativas entre o que pais e mães pensam sobre o suporte oferecido aos filhos. Verificou-se, ainda, que ambos os pais dão maior ênfase ao desenvolvimento cognitivo de seus filhos e oferecem recursos que podem auxiliar na obtenção de bons desempenhos acadêmicos. Contudo, nas dimensões Disciplina, desenvolvimento Cognitivo e Habilidades Sociais, houve discrepância entre a concepção de suporte e os recursos para suporte parental. Foi averiguado, também, que os participantes desta pesquisa são pais e mães que: a) tem filhos que preferem fazer atividades em casa, quando não estão na escola; b) que levam as crianças à praia e para visitar parentes e amigos; c) brincam e conversam com os filhos; d) valorizaram mais o desenvolvimento cognitivo, a disciplina e as habilidades sociais dos filhos; e) oferecem ambiente com recursos, principalmente brinquedos e materiais voltados à estimulação cognitiva; f) acompanham a vida acadêmica dos seus filhos; g) monitoram os horários e a rotina das crianças; h) costumam estar junto aos filhos nos principais encontros da família, principalmente no jantar, durante a semana e também finais de semana. Portanto, parece que os resultados encontrados indicam que pais e mães consideram relevante o desenvolvimento cognitivo de seus filhos e que procuram oferecer possibilidades de estimulação paraatingir esse objetivo. No entanto, parecem existir discrepâncias entre o suporte e os recursos parentais, em termos de concepções. Futuros estudos devem investigar que outros aspectos também poderiam ser desenvolvidos e os efeitos do suporte parental nos anos posteriores da escolarização da criança.<br>Abstract : This master thesis aimed at investigating the conception and the resources of 48 fathers and 49 mothers on parental support addressed to children from the first grade of an elementary public school in Florianopolis. The Bronfenbrenner`s bioecological theory of human development was employed as a theoretical perspective. The selected instruments for data collection were: a) HERS - Home Environment Resources Scale - a semi-structured self-administered questionnaire, b) an interview with two open questions and c) a sociodemographic questionnaire. Through the statistical analysis of the data collected, it was found that there are no significant differences among parents related to their conceptions about the parental support offered to their children. It was verified that both ? fathers and mothers - emphasise the Cognitive Development dimension and offer resources in order to help children reach positive academic performance. It was also found that the participants are fathers and mothers that: a) have children who prefer to do indoor activities at home; b) go with their children to the beach as well as visit relatives and friends; c) play and talk with their children; d) value most the skills related to the cognitive development, discipline and social skills of the children; e) provide an environment with resources such as toys and objects in order to promote cognitive stimulation; f) monitor the academic life of their children; g) supervise the schedules and routines of their children; h) tend to be with the their children in key family gatherings, especially at dinner time, throughout the week and also during the weekends. These findings may help in understanding the aspects of the developmental contexts of children in this school stage. However, it seems that there are some discrepancies between the design of support and the resources for parental support, in terms of conceptions. Further studies should investigate other aspects that could also be developed and the effects of parental support in child schooling years.Vieira, Mauro LuísOliveira, Ana Maria Faraco deUniversidade Federal de Santa CatarinaBenetti, Idonezia Collodel2015-02-05T20:14:20Z2015-02-05T20:14:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[118] p.| il., grafs., tabs.application/pdf328408https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128682porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128682Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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