Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haweroth, Flavia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176995
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
id UFSC_8c7985f355d00531906cc8cee0207545
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176995
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SCProblema dial-a-rideTransporte públicoRoteirizaçãoIterated Local SearchTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.O número de pessoas com deficiência aumentou em todo o mundo no último século, levando à um processo de mudança da visão legal dessas pessoas perante a sociedade e impulsionando as discussões em torno da acessibilidade e inclusão social. O transporte público, como meio de acesso a outros serviços, é essencial para essa inclusão e, por isso, alguns serviços especiais de transporte porta-a-porta surgiram para atender pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. Em Joinville-SC, esse serviço se chama Transporte Eficiente e realiza uma média de 350 atendimentos por dia, levando os usuários até postos de trabalho, escolas, consultas médicas ou outra atividade. O Transporte Eficiente, por ser um transporte de pessoas, precisa equilibrar o custo operacional e o nível de conforto oferecido aos passageiros. Nesse contexto, contribuições de engenharia, como métodos da área de Pesquisa Operacional (PO), podem ser utilizadas para contribuir na busca desse equilíbrio. Esse tipo de transporte público para pessoas com deficiência pode ser modelado como um problema de roteirização e de veículos denominado Dial-a-Ride Problem (DARP). É neste cenário que este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar um estudo de roteirização, no intuito de possibilitar o aumento da qualidade do serviço, bem como a redução dos custos. Para isso, foi usada a meta-heurística Iterated Local Search (ILS) na otimização de uma função multiobjetivo que considera, além do custo operacional, a inconveniência da rota para os usuários. Foi possível, na análise dos resultados, tirar conclusões sobre o uso da função multiobjetivo em uma aplicação real.The number of people with disabilities has increased throughout the world in the last century, leading to a process of changing the legal vision of them, pushing society discussions around accessibility and social inclusion. Public transport, as a mean of accessing other services, is essential for this inclusion, therefore, some special door-to-door transport services arose to assist people with disabilities or mobility restrictions. In Joinville-SC, this service is called Transporte Eficiente and carries out an average of 350 calls per day, taking users to jobs, schools, medical consultations or other activity. The Transporte Eficiente, as a transport of people, needs balance between operational costs and comfort offered to the passengers. In this context, engineering contributions such as methods of the Operational Research (OR) area can be used in search of this equilibrium. This kind of public transportation of people with disabilities can be modeled as a routing problem called Dial-a-Ride Problem (DARP). It is in this scenario that this work aims to conduct a study of routing in order to enable the quality increase of service as well as cost reduction. Therefore, an Iterated Local Search (ILS) was used in the optimization of a multiobjective function that considers, in addition to operational cost, an inconvenience measure of the route to users. It was possible, in the analysis of the results, to draw conclusions about the use of the multiobjective function in a real application.Joinville, SCSilva, Vanina Macowski DurskiUniversidade Federal de Santa CatarinaHaweroth, Flavia2017-07-05T19:35:10Z2017-07-05T19:35:10Z2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176995porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-05T19:35:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176995Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-05T19:35:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
title Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
spellingShingle Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
Haweroth, Flavia
Problema dial-a-ride
Transporte público
Roteirização
Iterated Local Search
title_short Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
title_full Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
title_fullStr Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
title_full_unstemmed Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
title_sort Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
author Haweroth, Flavia
author_facet Haweroth, Flavia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vanina Macowski Durski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Haweroth, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Problema dial-a-ride
Transporte público
Roteirização
Iterated Local Search
topic Problema dial-a-ride
Transporte público
Roteirização
Iterated Local Search
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05T19:35:10Z
2017-07-05T19:35:10Z
2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176995
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651922656198656