Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176995 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Aplicação de roteirização e programação de veículos no transporte público de pessoas com deficiência no município de Joinville - SCProblema dial-a-rideTransporte públicoRoteirizaçãoIterated Local SearchTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.O número de pessoas com deficiência aumentou em todo o mundo no último século, levando à um processo de mudança da visão legal dessas pessoas perante a sociedade e impulsionando as discussões em torno da acessibilidade e inclusão social. O transporte público, como meio de acesso a outros serviços, é essencial para essa inclusão e, por isso, alguns serviços especiais de transporte porta-a-porta surgiram para atender pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. Em Joinville-SC, esse serviço se chama Transporte Eficiente e realiza uma média de 350 atendimentos por dia, levando os usuários até postos de trabalho, escolas, consultas médicas ou outra atividade. O Transporte Eficiente, por ser um transporte de pessoas, precisa equilibrar o custo operacional e o nível de conforto oferecido aos passageiros. Nesse contexto, contribuições de engenharia, como métodos da área de Pesquisa Operacional (PO), podem ser utilizadas para contribuir na busca desse equilíbrio. Esse tipo de transporte público para pessoas com deficiência pode ser modelado como um problema de roteirização e de veículos denominado Dial-a-Ride Problem (DARP). É neste cenário que este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar um estudo de roteirização, no intuito de possibilitar o aumento da qualidade do serviço, bem como a redução dos custos. Para isso, foi usada a meta-heurística Iterated Local Search (ILS) na otimização de uma função multiobjetivo que considera, além do custo operacional, a inconveniência da rota para os usuários. Foi possível, na análise dos resultados, tirar conclusões sobre o uso da função multiobjetivo em uma aplicação real.The number of people with disabilities has increased throughout the world in the last century, leading to a process of changing the legal vision of them, pushing society discussions around accessibility and social inclusion. Public transport, as a mean of accessing other services, is essential for this inclusion, therefore, some special door-to-door transport services arose to assist people with disabilities or mobility restrictions. In Joinville-SC, this service is called Transporte Eficiente and carries out an average of 350 calls per day, taking users to jobs, schools, medical consultations or other activity. The Transporte Eficiente, as a transport of people, needs balance between operational costs and comfort offered to the passengers. In this context, engineering contributions such as methods of the Operational Research (OR) area can be used in search of this equilibrium. This kind of public transportation of people with disabilities can be modeled as a routing problem called Dial-a-Ride Problem (DARP). It is in this scenario that this work aims to conduct a study of routing in order to enable the quality increase of service as well as cost reduction. Therefore, an Iterated Local Search (ILS) was used in the optimization of a multiobjective function that considers, in addition to operational cost, an inconvenience measure of the route to users. It was possible, in the analysis of the results, to draw conclusions about the use of the multiobjective function in a real application.Joinville, SCSilva, Vanina Macowski DurskiUniversidade Federal de Santa CatarinaHaweroth, Flavia2017-07-05T19:35:10Z2017-07-05T19:35:10Z2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176995porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-05T19:35:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176995Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-05T19:35:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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