Modelo de gestão da qualidade para a cadeia de produção de alimentos orgânicos: alinhamento do processo ao consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anacleto, Cristiane Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95151
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011
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spelling Modelo de gestão da qualidade para a cadeia de produção de alimentos orgânicos: alinhamento do processo ao consumidorEngenharia de produçãoAlimentos naturaisProcessamentoGestao da qualidade totalConsumidores -PreferenciaAlimentos -QualidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011Este trabalho trata da gestão da qualidade na produção de alimentos orgânicos processados. Para tanto, foi desenvolvido um modelo estruturado em três elementos de gestão, baseado nas cinco abordagens de Garvin para qualidade e em três elos da cadeia de produção de alimentos orgânicos processados. Este modelo tem como objetivo a melhoria da qualidade da produção dos alimentos orgânicos processados alinhando o foco no processo produtivo ao foco no consumidor. Para fundamentar o desenvolvimento do modelo proposto realizou-se um levantamento bibliográfico por meio de uma análise bibliométrica. Os conceitos básicos utilizados na construção do modelo foram retirados de uma seleção de 465 artigos. O esboço metodológico utilizado envolve pesquisa teórica e empírica, com abordagem qualitativa e quantitativa. O suporte prático compreende a realização de estudos de casos de empresas que produzem e comercializam estes alimentos bem como um levantamento tipo survey com consumidores destes produtos. Conclui-se que as abordagens de Garvin baseada no usuário e no processo produtivo são adequadas à produção de alimentos orgânicos processados, enquanto que somente a primeira é adequada ao consumidor.This work deals with the management of quality in the production of processed organic foods. To that end, it was developed a model structured in three elements of management and in three players of processed organic food´s chain, based on five approaches to Garvin quality. This model aims to improve the quality of the production of processed organic foods aligning the focus in the production process to focus on the consumer. To support the development of the proposed model performed a literature review through a bibliometric analysis. The basic concepts used in constructing of the model were taken from a selection of 465 papers. The design approach used involves theoretical and empirical research, besides qualitative and quantitative approach. The support practical involves case studies of companies that produce and market these foods as well as an assessment type survey of consumers of these products. It was conclude that Garvin´s approach based on consumer and in the production process are suitable for the production of organic processed foods, while the first is only appropriate to the consumer.Paladini, Edson P. (Edson Pacheco)Martins, Roberto AntônioUniversidade Federal de Santa CatarinaAnacleto, Cristiane Alves2012-10-25T21:19:43Z2012-10-25T21:19:43Z2012-10-25T21:19:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis232 p.| il., grafs., tabs.application/pdf292414http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95151porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T12:21:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95151Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T12:21:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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