Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rejane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Aila, Santos, Ivanete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46
id UFSC_8cd5761d958bc8e1d759b21fd4f27b67
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235830
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)Reformas Francisco Campos e CapanemaMatemática para ensinarRevistas PedagógicasEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-24T22:20:43Z2022-06-24T22:20:43Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830Santos, RejaneNascimento, AilaSantos, Ivaneteporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T22:20:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-24T22:20:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
title Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
spellingShingle Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
Santos, Rejane
Reformas Francisco Campos e Capanema
Matemática para ensinar
Revistas Pedagógicas
title_short Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
title_full Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
title_fullStr Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
title_full_unstemmed Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
title_sort Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
author Santos, Rejane
author_facet Santos, Rejane
Nascimento, Aila
Santos, Ivanete
author_role author
author2 Nascimento, Aila
Santos, Ivanete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rejane
Nascimento, Aila
Santos, Ivanete
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas Francisco Campos e Capanema
Matemática para ensinar
Revistas Pedagógicas
topic Reformas Francisco Campos e Capanema
Matemática para ensinar
Revistas Pedagógicas
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2022-06-24T22:20:43Z
2022-06-24T22:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830
identifier_str_mv SANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651894873128960