Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aurea Oliveira
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
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spelling Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa CatarinaEducação e EstadoIdeologia e educaçãoTesesAutoritarismoTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoO tema central desta dissertação constitui-se na análise de como o Estado coercitivo instalado no pós-golpe de 1964, através de seus aparelhos repressivos e ideológicos, educou os indivíduos ao silêncio. Simultaneamente, focaliza-se a construção dos mais importantes movimentos de resistência em Santa Catarina e as diversas formas de micro-resistências que os indivíduos buscaram para sobreviver e se rebelar. Para tentar responder as estas questões, dividimos o trabalho em quatro capítulos: o primeiro, os antecedentes históricos, situa o momento político anterior ao golpe. No segundo, o processo contraditório de aprender a calar e o resistir, trabalhamos os conceitos de educação e de silêncio - a pedagogia do silêncio e as categorias: coersão e resistência. Com as falas do silêncio, registra-se o exílio como sinônimo de resistência; a solidariedade, expressão de resistência; as perdas sociais dos anos de silêncio e as perdas individuais. O terceiro capítulo, as estratégias de organização do estado sem direitos. Enfoca, o período posterior ao golpe de 1964 (até 1966). O quarto, as vozes horizontais se levantam. O novo golpe de dezembro de 1968, identifica os principais acontecimentos políticos de 1964 até 1968.Auras, MarliUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Aurea Oliveira2012-10-16T05:51:02Z2012-10-16T05:51:02Z19931993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf97202http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T18:05:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75934Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T18:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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