Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_8d07e03f5d65ec079c815594b79a0bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75934 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa CatarinaEducação e EstadoIdeologia e educaçãoTesesAutoritarismoTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoO tema central desta dissertação constitui-se na análise de como o Estado coercitivo instalado no pós-golpe de 1964, através de seus aparelhos repressivos e ideológicos, educou os indivíduos ao silêncio. Simultaneamente, focaliza-se a construção dos mais importantes movimentos de resistência em Santa Catarina e as diversas formas de micro-resistências que os indivíduos buscaram para sobreviver e se rebelar. Para tentar responder as estas questões, dividimos o trabalho em quatro capítulos: o primeiro, os antecedentes históricos, situa o momento político anterior ao golpe. No segundo, o processo contraditório de aprender a calar e o resistir, trabalhamos os conceitos de educação e de silêncio - a pedagogia do silêncio e as categorias: coersão e resistência. Com as falas do silêncio, registra-se o exílio como sinônimo de resistência; a solidariedade, expressão de resistência; as perdas sociais dos anos de silêncio e as perdas individuais. O terceiro capítulo, as estratégias de organização do estado sem direitos. Enfoca, o período posterior ao golpe de 1964 (até 1966). O quarto, as vozes horizontais se levantam. O novo golpe de dezembro de 1968, identifica os principais acontecimentos políticos de 1964 até 1968.Auras, MarliUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Aurea Oliveira2012-10-16T05:51:02Z2012-10-16T05:51:02Z19931993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf97202http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T18:05:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75934Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T18:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
title |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
spellingShingle |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina Silva, Aurea Oliveira Educação e Estado Ideologia e educação Teses Autoritarismo Teses |
title_short |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
title_full |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
title_fullStr |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
title_sort |
Aprender a calar e aprender a resistir : a pedagogia do silencio em Santa Catarina |
author |
Silva, Aurea Oliveira |
author_facet |
Silva, Aurea Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Auras, Marli Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aurea Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado Ideologia e educação Teses Autoritarismo Teses |
topic |
Educação e Estado Ideologia e educação Teses Autoritarismo Teses |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993 2012-10-16T05:51:02Z 2012-10-16T05:51:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
97202 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934 |
identifier_str_mv |
97202 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652061453058048 |