DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORDIM, CASSIANO FERNANDO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BAGGIO, DANIEL KNEBEL, CINTRA, RENATO FABIANO, RIBEIRO, IVANO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201897
Resumo: A pesquisa objetivou identificar as variáveis que geram efeito no desempenho dos acadêmicos residentes na moradia estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como comparar desempenho de residentes com não residentes. Logo, verificou quais variáveis socioeconômicas influencia o desempenho; comparou desempenho dos residentes com os não residentes; e identificou se os alunos de curso integral possuem desempenho superior aos de curso parcial. A pesquisa utiliza da abordagem quantitativa, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e do índice de desempenho de 356 acadêmicos da UFGD, sendo 178 residentes ou já residiram e com perfil de vulnerabilidade socioeconômica e 178 estudantes não residentes e sem perfil de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizou das análises de regressão, teste t-Student e análise descritiva dos dados. Os resultados evidenciaram que o fator desempenho acadêmico pode ser influenciado pelas variáveis gênero, estado civil, tipo de ensino médio, turno de estudo, quantidade de pessoas com renda na família, tipo de ingresso e ano de entrada na universidade. Além disso, identificou que os alunos residentes na moradia estudantil possuem desempenho inferior aos não residentes e que os alunos do turno integral possuem desempenho superior aos de turno parcial.
id UFSC_8d1343749e1e63e7bed6b7be9870d22c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201897
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOSA pesquisa objetivou identificar as variáveis que geram efeito no desempenho dos acadêmicos residentes na moradia estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como comparar desempenho de residentes com não residentes. Logo, verificou quais variáveis socioeconômicas influencia o desempenho; comparou desempenho dos residentes com os não residentes; e identificou se os alunos de curso integral possuem desempenho superior aos de curso parcial. A pesquisa utiliza da abordagem quantitativa, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e do índice de desempenho de 356 acadêmicos da UFGD, sendo 178 residentes ou já residiram e com perfil de vulnerabilidade socioeconômica e 178 estudantes não residentes e sem perfil de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizou das análises de regressão, teste t-Student e análise descritiva dos dados. Os resultados evidenciaram que o fator desempenho acadêmico pode ser influenciado pelas variáveis gênero, estado civil, tipo de ensino médio, turno de estudo, quantidade de pessoas com renda na família, tipo de ingresso e ano de entrada na universidade. Além disso, identificou que os alunos residentes na moradia estudantil possuem desempenho inferior aos não residentes e que os alunos do turno integral possuem desempenho superior aos de turno parcial.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:50:53Z2019-11-26T14:50:53Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201897BORDIM, CASSIANO FERNANDOBAGGIO, DANIEL KNEBELCINTRA, RENATO FABIANORIBEIRO, IVANOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:50:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201897Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:50:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
title DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
spellingShingle DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
BORDIM, CASSIANO FERNANDO
title_short DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
title_full DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
title_fullStr DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
title_full_unstemmed DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
title_sort DESEMPENHO ACADÊMICO E MORADIA ESTUDANTIL: VARIÁVEIS QUE AFETAM(?) OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
author BORDIM, CASSIANO FERNANDO
author_facet BORDIM, CASSIANO FERNANDO
BAGGIO, DANIEL KNEBEL
CINTRA, RENATO FABIANO
RIBEIRO, IVANO
author_role author
author2 BAGGIO, DANIEL KNEBEL
CINTRA, RENATO FABIANO
RIBEIRO, IVANO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORDIM, CASSIANO FERNANDO
BAGGIO, DANIEL KNEBEL
CINTRA, RENATO FABIANO
RIBEIRO, IVANO
description A pesquisa objetivou identificar as variáveis que geram efeito no desempenho dos acadêmicos residentes na moradia estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como comparar desempenho de residentes com não residentes. Logo, verificou quais variáveis socioeconômicas influencia o desempenho; comparou desempenho dos residentes com os não residentes; e identificou se os alunos de curso integral possuem desempenho superior aos de curso parcial. A pesquisa utiliza da abordagem quantitativa, a partir da análise das variáveis socioeconômicas e do índice de desempenho de 356 acadêmicos da UFGD, sendo 178 residentes ou já residiram e com perfil de vulnerabilidade socioeconômica e 178 estudantes não residentes e sem perfil de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizou das análises de regressão, teste t-Student e análise descritiva dos dados. Os resultados evidenciaram que o fator desempenho acadêmico pode ser influenciado pelas variáveis gênero, estado civil, tipo de ensino médio, turno de estudo, quantidade de pessoas com renda na família, tipo de ingresso e ano de entrada na universidade. Além disso, identificou que os alunos residentes na moradia estudantil possuem desempenho inferior aos não residentes e que os alunos do turno integral possuem desempenho superior aos de turno parcial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:50:53Z
2019-11-26T14:50:53Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201897
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889327210497