Poética da corporeidade na gerações de ideias para aplicações de realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229894 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021. |
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Poética da corporeidade na gerações de ideias para aplicações de realidade aumentadaGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoRealidade aumentadaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa examina a poética da corporeidade na geração de ideias para aplicações de Realidade Aumentada (RA). Delimita-se a geração de ideias para o processo do design de interação. Em seu percurso, o presente trabalho trata a RA como motor poético para a corporeidade, condição humana de existência. Para compreender essa condição de existência, o trabalho discute a noção de corpo a partir de abordagens filosóficas e, em particular, da fenomenologia. Ainda, apresenta o corpo a partir de abordagens sociológicas e antropológicas. Com base nas ciências da cognição, o trabalho considera o corpo como parte do processo cognitivo. A partir da filosofia da tecnologia, discute-se a tecnicidade como condição de existência para a corporeidade. Esta investigação também assume o corpo como mídia, com base em estudos da fenomenologia e das mídias. Por se tratar de mídia, o corpo se caracteriza como uma força poética pela sua capacidade de produzir e revelar mundos. Pela sua capacidade de informar gestos, movimentos. Posteriormente, a pesquisa apresenta o conceito, características, princípios e práticas da RA. Foca-se em princípios que ilustram o papel do corpo nesse paradigma de interação. Ademais, o estudo discorre sobre a RA como força poética para a corporeidade e como extensão do corpo humano. A investigação também examina o corpo como recurso para a geração de ideias. Para sustentar a noção de corpo como recurso, o material textual também identifica métodos, técnicas, ferramentas (MTFs) e outros recursos que apoiam a experiência corporal na fase de ideação. No que concerne às MTFs, a pesquisa visa dar ênfase ao bodystorming, método de ideação discutido e aplicado por parcela significativa dos autores citados no decorrer do estudo. O trabalho discute recursos complementares, como objetos e configurações socioespaciais, como fontes generativas de ideias. O estudo também comenta a implicação de outras áreas do conhecimento no processo de ideação. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa. Assume-se o paradigma interpretativista como concepção filosófica, de maneira a sugerir que a realidade é produto da experiência. Pelo caráter interpretativista, o estudo adota a Análise de Discurso (AD) como estratégia de investigação. Trata-se de uma disciplina que se interessa pelas falas ou, em específico, exposição de ideias. No que diz respeito aos métodos específicos de pesquisa, o trabalho estabelece uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo compreende um workshop que, por sua vez, se estrutura em um seminário, duas sessões de bodystorming e uma prática de percepção corporal. A coleta de dados se dá por práticas de observação e entrevistas semiestruturadas. A análise e interpretação dos dados se configura por meio de dispositivos teóricos e analíticos da AD. Tem-se como resultado um objeto discursivo, constituído pela discussão de condições estritas e amplas de produção de sentido. Por fim, há a produção do sujeito como efeito do discurso da corporeidade, como efeito do contexto imediato, das configurações socioespaciais, do método bodystorming, da prática de percepção corporal e dos princípios de Realidade Aumentada.Abstract: This research investigates the poetics of embodiment in the ideation for Augmented Reality (AR). The research delimits its scope for interaction design ideation process. This work deals with AR as a poetic engine for embodiment, a human condition of existence. To understand this condition, the work discusses the notion of the body from philosophical approaches and, in particular, from phenomenology. Furthermore, it presents the body from sociological and anthropological approaches. Based on cognitive science, the work presents the body as part of the cognitive process. Based on the philosophy of technology, technicity is discussed as a condition of existence for embodiment. This investigation also assumes the body as media, based on studies of phenomenology and media. As media, the body is characterized as a poetic force due to its ability to produce and reveal worlds, to inform gestures and movements. Subsequently, the research presents the concept, characteristics, principles, and practices of AR. It focuses on principles that illustrate the role of the body in this interaction paradigm. Furthermore, the study discusses AR as a poetic force for embodiment and extension of the human body. The investigation also examines the body as a resource for generating ideas. To support the notion of the body as a resource, the textual material also identifies methods, techniques, tools (MTTs), and other resources that support the bodily experience in the ideation phase. Concerning MTTs, the research aims to emphasize bodystorming, an ideation method discussed and applied by a significant number of the authors mentioned during the study. The work examines complementary resources, such as objects and socio-spatial configurations, as generative sources of ideas. The study also comments on the implication of other disciplines, fields, or areas of knowledge in the ideation process. A qualitative approach characterizes the research. The interpretivist paradigm is adopted as a philosophical conception to suggest that reality is a product of experience. Due to its interpretivist character, the study adopts Discourse Analysis (DA) as an investigation strategy. It is a discipline interested in speeches, debates, or, specifically, the exposition of ideas. Thus, the study investigates how humans produce meanings, senses, and directions in the production of ideas for AR under the perspective of embodiment. Concerning specific research methods, the work establishes field research. The field research comprises a workshop which, in turn, is structured into a seminar, two bodystorming sessions, and a body awareness practice. Data collection takes place through observational practices and semi-structured interviews. The analysis and interpretation of data are configured through theoretical and analytical devices of DA. A result is a discursive object, constituted by the discussion of strict and broad conditions for the production of meaning. Finally, there is the production of the subject as an effect of embodiment discourse, as an effect of the immediate context, socio-spatial configurations, the bodystorming method, the practice of body perception, and the principles of Augmented Reality.Fadel, Luciane MariaSousa, Richard Perassi Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Christian Cambruzzi da2021-11-11T19:26:30Z2021-11-11T19:26:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis207 p.| il.application/pdf373612https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229894porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:26:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:26:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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