INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073 |
Resumo: | O Grupo produtor desse estudo é constituído por cinco universidades brasileiras que desenvolvem o projeto “Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente”, estruturado em oito eixos. Para estabelecer uma base conceitual e teórica que oriente a todos os sub-grupos, aprofundou-se a compreensão desse conceito a partir da história da universidade brasileira, que iniciou dando centralidade à formação profissional, na forma de Faculdades isoladas. Sofreu influências do pensamento liberal nos anos 20 e 30 e voltou às bases tradicionais, com o Estado Novo, mantendo o perfil conservador, centrado nas atividades de ensino. O governo militar dos anos 60 faz uma radical transformação na estrutura acadêmica e, com base no pensamento nacional desenvolvimentista, criou as bases para a pesquisa e a pós-graduação. A abertura democrática dos 80 produziu o discurso conceitual da universidade alicerçado na indissociabilidade do ensino, a pesquisa e a extensão. Essa condição foi tomada como indicador de qualidade e inscrito na Constituição Nacional de 88 e serviu para analisar depoimentos de estudiosos do tema, com vistas a compreender sua gênese. Discute-se a dispersão de um discurso universalmente aceito, mas pouco discutido nas práticas cotidianas da Universidade. |
id |
UFSC_8d5e4e983f232d3ffd09ebe99b4d39d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97073 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRAO Grupo produtor desse estudo é constituído por cinco universidades brasileiras que desenvolvem o projeto “Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente”, estruturado em oito eixos. Para estabelecer uma base conceitual e teórica que oriente a todos os sub-grupos, aprofundou-se a compreensão desse conceito a partir da história da universidade brasileira, que iniciou dando centralidade à formação profissional, na forma de Faculdades isoladas. Sofreu influências do pensamento liberal nos anos 20 e 30 e voltou às bases tradicionais, com o Estado Novo, mantendo o perfil conservador, centrado nas atividades de ensino. O governo militar dos anos 60 faz uma radical transformação na estrutura acadêmica e, com base no pensamento nacional desenvolvimentista, criou as bases para a pesquisa e a pós-graduação. A abertura democrática dos 80 produziu o discurso conceitual da universidade alicerçado na indissociabilidade do ensino, a pesquisa e a extensão. Essa condição foi tomada como indicador de qualidade e inscrito na Constituição Nacional de 88 e serviu para analisar depoimentos de estudiosos do tema, com vistas a compreender sua gênese. Discute-se a dispersão de um discurso universalmente aceito, mas pouco discutido nas práticas cotidianas da Universidade.INPEAU2012-11-06T17:16:34Z2012-11-06T17:16:34Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073CUNHA, MARIA ISABEL DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T20:11:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97073Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:11:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
title |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
spellingShingle |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA CUNHA, MARIA ISABEL DA |
title_short |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
title_full |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
title_fullStr |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
title_sort |
INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
author |
CUNHA, MARIA ISABEL DA |
author_facet |
CUNHA, MARIA ISABEL DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, MARIA ISABEL DA |
description |
O Grupo produtor desse estudo é constituído por cinco universidades brasileiras que desenvolvem o projeto “Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente”, estruturado em oito eixos. Para estabelecer uma base conceitual e teórica que oriente a todos os sub-grupos, aprofundou-se a compreensão desse conceito a partir da história da universidade brasileira, que iniciou dando centralidade à formação profissional, na forma de Faculdades isoladas. Sofreu influências do pensamento liberal nos anos 20 e 30 e voltou às bases tradicionais, com o Estado Novo, mantendo o perfil conservador, centrado nas atividades de ensino. O governo militar dos anos 60 faz uma radical transformação na estrutura acadêmica e, com base no pensamento nacional desenvolvimentista, criou as bases para a pesquisa e a pós-graduação. A abertura democrática dos 80 produziu o discurso conceitual da universidade alicerçado na indissociabilidade do ensino, a pesquisa e a extensão. Essa condição foi tomada como indicador de qualidade e inscrito na Constituição Nacional de 88 e serviu para analisar depoimentos de estudiosos do tema, com vistas a compreender sua gênese. Discute-se a dispersão de um discurso universalmente aceito, mas pouco discutido nas práticas cotidianas da Universidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-06T17:16:34Z 2012-11-06T17:16:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205778010113 |