INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, MARIA ISABEL DA
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073
Resumo: O Grupo produtor desse estudo é constituído por cinco universidades brasileiras que desenvolvem o projeto “Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente”, estruturado em oito eixos. Para estabelecer uma base conceitual e teórica que oriente a todos os sub-grupos, aprofundou-se a compreensão desse conceito a partir da história da universidade brasileira, que iniciou dando centralidade à formação profissional, na forma de Faculdades isoladas. Sofreu influências do pensamento liberal nos anos 20 e 30 e voltou às bases tradicionais, com o Estado Novo, mantendo o perfil conservador, centrado nas atividades de ensino. O governo militar dos anos 60 faz uma radical transformação na estrutura acadêmica e, com base no pensamento nacional desenvolvimentista, criou as bases para a pesquisa e a pós-graduação. A abertura democrática dos 80 produziu o discurso conceitual da universidade alicerçado na indissociabilidade do ensino, a pesquisa e a extensão. Essa condição foi tomada como indicador de qualidade e inscrito na Constituição Nacional de 88 e serviu para analisar depoimentos de estudiosos do tema, com vistas a compreender sua gênese. Discute-se a dispersão de um discurso universalmente aceito, mas pouco discutido nas práticas cotidianas da Universidade.
id UFSC_8d5e4e983f232d3ffd09ebe99b4d39d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97073
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRAO Grupo produtor desse estudo é constituído por cinco universidades brasileiras que desenvolvem o projeto “Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente”, estruturado em oito eixos. Para estabelecer uma base conceitual e teórica que oriente a todos os sub-grupos, aprofundou-se a compreensão desse conceito a partir da história da universidade brasileira, que iniciou dando centralidade à formação profissional, na forma de Faculdades isoladas. Sofreu influências do pensamento liberal nos anos 20 e 30 e voltou às bases tradicionais, com o Estado Novo, mantendo o perfil conservador, centrado nas atividades de ensino. O governo militar dos anos 60 faz uma radical transformação na estrutura acadêmica e, com base no pensamento nacional desenvolvimentista, criou as bases para a pesquisa e a pós-graduação. A abertura democrática dos 80 produziu o discurso conceitual da universidade alicerçado na indissociabilidade do ensino, a pesquisa e a extensão. Essa condição foi tomada como indicador de qualidade e inscrito na Constituição Nacional de 88 e serviu para analisar depoimentos de estudiosos do tema, com vistas a compreender sua gênese. Discute-se a dispersão de um discurso universalmente aceito, mas pouco discutido nas práticas cotidianas da Universidade.INPEAU2012-11-06T17:16:34Z2012-11-06T17:16:34Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073CUNHA, MARIA ISABEL DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T20:11:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97073Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:11:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
title INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
spellingShingle INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
CUNHA, MARIA ISABEL DA
title_short INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
title_full INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
title_fullStr INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
title_full_unstemmed INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
title_sort INDICADORES DE QUALIDADE E A RELAÇÃO DO ENSINO COM A PESQUISA E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
author CUNHA, MARIA ISABEL DA
author_facet CUNHA, MARIA ISABEL DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, MARIA ISABEL DA
description O Grupo produtor desse estudo é constituído por cinco universidades brasileiras que desenvolvem o projeto “Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente”, estruturado em oito eixos. Para estabelecer uma base conceitual e teórica que oriente a todos os sub-grupos, aprofundou-se a compreensão desse conceito a partir da história da universidade brasileira, que iniciou dando centralidade à formação profissional, na forma de Faculdades isoladas. Sofreu influências do pensamento liberal nos anos 20 e 30 e voltou às bases tradicionais, com o Estado Novo, mantendo o perfil conservador, centrado nas atividades de ensino. O governo militar dos anos 60 faz uma radical transformação na estrutura acadêmica e, com base no pensamento nacional desenvolvimentista, criou as bases para a pesquisa e a pós-graduação. A abertura democrática dos 80 produziu o discurso conceitual da universidade alicerçado na indissociabilidade do ensino, a pesquisa e a extensão. Essa condição foi tomada como indicador de qualidade e inscrito na Constituição Nacional de 88 e serviu para analisar depoimentos de estudiosos do tema, com vistas a compreender sua gênese. Discute-se a dispersão de um discurso universalmente aceito, mas pouco discutido nas práticas cotidianas da Universidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-06T17:16:34Z
2012-11-06T17:16:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652205778010113