Projeto de bancada para avaliação de rigidez torcional para veículos FORMULA SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230255 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
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Projeto de bancada para avaliação de rigidez torcional para veículos FORMULA SAEChassiRigidez torcionalValidação de rigidezBancada de rigidezTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.A FORMULA SAE é uma competição estudantil de engenharia que acontece em diversos países. Seu intuito é aproximar os estudantes de engenharia a uma situação real de projeto. Um dos principais componentes do veículo avaliado na competição é o chassi. O mesmo é responsável por sustentar os diversos componentes do veículo e resistir as diferentes forças que o são aplicadas. Um dos principais critérios de projeto de um chassi é sua rigidez torcional. A rigidez torcional pode ser estimada utilizando métodos de elementos finitos, contudo sua validação só é obtida a partir de testes experimental. Para a realização destes testes uma bancada específica deve ser desenvolvida. Este trabalho tratara do desenvolvimento de um projeto de bancada para medição de rigidez torcional utilizando a metodologia de Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos (PRODIP), de forma a atender e selecionar diversos requisitos impostos. Diferentes métodos consolidados para avaliação de rigidez torcional foram comparados, mostrando que estes apresentam uma variação considerável em resultado numérico e constatando que a comparação direta entre valores de diferentes métodos é passível de erro.FORMULA SAE is a student engineering competition that takes place in several countries. Its purpose is to bring engineering students closer to a real project situation. One of the main components of the vehicle evaluated in the competition is the chassis. It is responsible for sustaining the various components of the vehicle and resisting the different forces that are applied. One of the main design criteria of a chassis is its torsional rigidity. The same can be estimated using finite element methods, however its validation is only obtained from experimental tests. To perform this test a specific rig should be developed. This work deal with the development of a rig design for the measurement of torsional stiffness using the Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos (PRODIP) methodology, in order to meet and select various imposed requirements. Different consolidated methods for torsional stiffness evaluation were compared, showing a considerable variation in numerical result, and indicating that direct comparison between values of different methods is subject to error.Joinville, SCFerrer, Modesto HurtadoUniversidade Federal de Santa CatarinaBauler, Octávio José2021-12-03T17:16:07Z2021-12-03T17:16:07Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230255info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-09T20:26:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230255Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T20:26:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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