As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigganigo, Camila Rosilda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211480
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_8dd761c5920df560365a8b8d41f356b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211480
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdadeEducaçãoAlfabetizaçãoLetramentoEducação de jovens e adultosPrisãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.No presente estudo pretende-se, no âmbito das produções acadêmicas sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos nos espaços prisionais, refletir sobre as concepções e perspectivas teórico-metodológicas. Essa pesquisa terá uma abordagem qualitativa e, em função dos objetivos inicialmente propostos, se caracteriza como exploratória e descritiva. Nesse sentido foram desenvolvidos procedimentos metodológicos que envolvem análise documental e levantamentos bibliográficos. Para a compreensão dos sujeitos da EJA utilizei produções de Dayrell (1996), com articulações a Arroyo (2005) e Laffin (2007; 2012) para compreender as especificidades sobre a modalidade. Nas discussões sobre os sujeitos em situação de privação ou restrição de liberdade e a educação foram importantes os estudos de Ireland (2010) e Onofre (2007; 2009; 2014; 2015; 2016). Com relação à alfabetização, Soares (2003; 2004; 2006) e Tfouni (1995; 2006) possibilitaram articular a concepção de alfabetização de adultos a partir de Freire (1967; 1987; 1887) e para refletir sobre a leitura no espaço carcerário como meio de ?ressocialização?, as pesquisas de Julião (2006; 2014; 2016) constituíram fundamentos para esta investigação. No processo investigativo constatei que existem muitas pesquisas que contemplam os espaços de privação e restrição de liberdade, porém ainda existem poucas pesquisas que tratam do processo de alfabetização e letramento dos sujeitos privados de liberdade. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que estamos ainda em meio a um movimento descontínuo e insuficiente para a efetivação do direito à educação das pessoas privadas de liberdade, o que é contraditório, pois, no âmbito legal, os processos educativos assumem papel principal na responsabilização para a garantia de um bom retorno ao convívio social. Além disso, é necessário que o processo de alfabetização e letramento das pessoas privadas de liberdade atenda às reais necessidades desses sujeitos em suas condições objetivas em que se encontram.Abstract: In the present study, it is intended, in the midst of the academic productions on literacy and literacy in Youth and Adult Education in prison areas, to reflect on the theoretical and methodological conceptions and perspectives. This research has a qualitative approach and, in part of the initial objectives proposed, is characterized as exploratory and descriptive. This document was important stored methods in this document analysis and bibliographic surveys. For the comprehension of the subjects of the EJA it was used productions of Dayrell (1996), with articulations to Arroyo (2005) and Laffin (2007; 2012) to understand the specificities about a modality. Reflections on the issues of deprivation or restriction of liberty were important studies by Ireland (2010) and Onofre (2007; 2009; 2014; 2015; 2016). With respect to literacy, Soares (2003; 2004; 2006) and Tfouni (1995; 2006) enabled the articulation of a reading of the concept of adult literacy (1967; 1987; 1887). ?resocialization?, as research by Julião (2006; 2014; 2016) were foundations for this investigation. In the investigative process, there are many researches that contemplate the spaces of deprivation and restriction of liberty, although there are still few that deal with the process of literacy and literacy of deprived particles of liberty. As is the case with research and registration for the right to information of persons deprived of their liberty, which is contradictory, for example, legal, educational processes play a major role in making them responsible for ensuring a good return to social life. In addition, the process of literacy and literacy of persons deprived of liberty is required.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaVigganigo, Camila Rosilda2020-08-20T05:35:02Z2020-08-20T05:35:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il.application/pdf369065https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211480porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:35:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211480Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:35:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
title As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
spellingShingle As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
Vigganigo, Camila Rosilda
Educação
Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Prisão
title_short As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
title_full As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
title_fullStr As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
title_full_unstemmed As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
title_sort As contribuições das pesquisas sobre alfabetização e letramento na EJA em espaços de privação e restrição de liberdade
author Vigganigo, Camila Rosilda
author_facet Vigganigo, Camila Rosilda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigganigo, Camila Rosilda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Prisão
topic Educação
Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
Prisão
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T05:35:02Z
2020-08-20T05:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369065
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211480
identifier_str_mv 369065
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652334677360640