On the road with a beat writer: Jack Kerouac and the construction of U.S. culture's other
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89162 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
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On the road with a beat writer: Jack Kerouac and the construction of U.S. culture's otherLiteraturaLiteratura americanaContraculturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Durante os anos 50, a Geração Beat emerge no cenário literário estadunidense como representante de rebeldia e não submissão à política de contenção definida pela Guerra Fria. Após a publicação de On The Road em 1957, seu autor, o escritor Beat Jack Keoruac, tornou-se o porta-voz da geração e seu texto foi elevado à condição de marco cultural para os subseqüentes movimentos de contracultura naquele país. O presente estudo tem por objetivo demonstrar que On the Road ecoa as mesmas dicotomias que definiram o Outro cultural estadunidense no discurso de contenção promovido pela Guerra Fria. Desta maneira, On the Road é percebido como um texto conflituoso onde as referências supostamente progressivas à heterogeneidade cultural e racial reproduzem o discurso dominante no lugar de estabelecer o discurso de protesto no qual sua reputação foi construída. Este estudo também percebe o apelo revolucionário do texto como sendo resultado das mistificações referentes à técnica que definiram a arte no período do pós-guerra. No capítulo 2, tanto o projeto de expansão imperialista quanto as políticas federais que visavam o desenvolvimento de uma sociedade hegemônica são analisados a partir de sua relação com os então definidos grupos minoritários. O capítulo 3 examina On the Road como sendo parte do utópico projeto da espontaneidade, um movimento estético que, visando evadir os conflitos políticos e sociais da época, acabou promovendo concepções hegemônicas em relação à alteridade e à superioridade dos movimentos artísticos. O capítulo 4 apresenta possibilidades para futuras pesquisas assim como minhas conclusões sobre como o texto de Kerouac reproduz discursos dominantes.Florianópolis, SCÁvila, Eliana de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Juliana2012-10-22T17:28:55Z2012-10-22T17:28:55Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf227249http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89162engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T13:44:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89162Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:44:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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