Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Élida Rubin Liedke
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://hdl.handle.net/praxis/100
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/100
Resumo: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>
id UFSC_8e4e760a689d72b3db49741f9998adf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:praxis/100
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling 18 fevereiro 20092009-08-10T19:23:43Z2018-02-06T15:17:05Z2009-08-10T19:23:43Z2018-02-06T15:17:05Z20072009-08-10T19:23:43Zhttp://hdl.handle.net/praxis/100https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/100Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hojeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>Porto Alegre - RSRevista Sociologias (on line)número 17teoria sociológica, teorias sociológicas contemporâneas, teorias sociológicas clássicas, relações micro e macrossocietárias, modelos interpretativos, narrativas.O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.Élida Rubin Liedkereponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBreves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje.pdfapplication/pdf218664https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/100/1/Breves%20indica%c3%a7%c3%b5es%20para%20o%20ensino%20de%20teoria%20sociol%c3%b3gica%20hoje.pdfc7c4ebe3771a80f1913ea4e0818071adMD51TEXTBreves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje.pdf.txtExtracted texttext/plain26028https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/100/2/Breves%20indica%c3%a7%c3%b5es%20para%20o%20ensino%20de%20teoria%20sociol%c3%b3gica%20hoje.pdf.txtb87770ff182c46f6b219e6ce260565b7MD52praxis/1002018-02-06 13:17:05.954oai:repositorio.ufsc.br:praxis/100Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-06T15:17:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
spellingShingle Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Élida Rubin Liedke
teoria sociológica, teorias sociológicas contemporâneas, teorias sociológicas clássicas, relações micro e macrossocietárias, modelos interpretativos, narrativas.
title_short Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_full Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_fullStr Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_full_unstemmed Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_sort Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
author Élida Rubin Liedke
author_facet Élida Rubin Liedke
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Élida Rubin Liedke
dc.subject.keywords.pt_BR.fl_str_mv teoria sociológica, teorias sociológicas contemporâneas, teorias sociológicas clássicas, relações micro e macrossocietárias, modelos interpretativos, narrativas.
topic teoria sociológica, teorias sociológicas contemporâneas, teorias sociológicas clássicas, relações micro e macrossocietárias, modelos interpretativos, narrativas.
description <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 18 fevereiro 2009
2009-08-10T19:23:43Z
2018-02-06T15:17:05Z
dc.date.created.fl_str_mv 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-10T19:23:43Z
2018-02-06T15:17:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-10T19:23:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/praxis/100
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/100
url http://hdl.handle.net/praxis/100
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/100/1/Breves%20indica%c3%a7%c3%b5es%20para%20o%20ensino%20de%20teoria%20sociol%c3%b3gica%20hoje.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/praxis/100/2/Breves%20indica%c3%a7%c3%b5es%20para%20o%20ensino%20de%20teoria%20sociol%c3%b3gica%20hoje.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c4ebe3771a80f1913ea4e0818071ad
b87770ff182c46f6b219e6ce260565b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805095691845632