Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096 https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011 |
Resumo: | O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual. |
id |
UNB_9486da339419e30ac7c3be4909e3af0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/27096 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Liedke, Élida Rubini2017-12-07T04:48:33Z2017-12-07T04:48:33Z2007Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.The article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present.Em processamentoPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGSBreves indicações para o ensino de teoria sociológica hojeBrief indications for the teaching of sociological theory todayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleteoria sociológicateorias sociológicas contemporâneasteorias sociológicas clássicasrelações micro e macrossocietáriasmodelos interpretativosnarrativasSociological theoryContemporary sociological theoriesClassic sociological theoriesMicro and macro-societal relationsInterpretive modelsNarrativesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALa11n17.pdfapplication/pdf218664http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27096/1/a11n17.pdfc7c4ebe3771a80f1913ea4e0818071adMD51open access10482/270962023-09-28 17:57:34.031open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-28T20:57:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Brief indications for the teaching of sociological theory today |
title |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
spellingShingle |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Liedke, Élida Rubini teoria sociológica teorias sociológicas contemporâneas teorias sociológicas clássicas relações micro e macrossocietárias modelos interpretativos narrativas Sociological theory Contemporary sociological theories Classic sociological theories Micro and macro-societal relations Interpretive models Narratives |
title_short |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_full |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_fullStr |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_full_unstemmed |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_sort |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
author |
Liedke, Élida Rubini |
author_facet |
Liedke, Élida Rubini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liedke, Élida Rubini |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
teoria sociológica teorias sociológicas contemporâneas teorias sociológicas clássicas relações micro e macrossocietárias modelos interpretativos narrativas Sociological theory Contemporary sociological theories Classic sociological theories Micro and macro-societal relations Interpretive models Narratives |
topic |
teoria sociológica teorias sociológicas contemporâneas teorias sociológicas clássicas relações micro e macrossocietárias modelos interpretativos narrativas Sociological theory Contemporary sociological theories Classic sociological theories Micro and macro-societal relations Interpretive models Narratives |
description |
O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-07T04:48:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-07T04:48:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011 |
identifier_str_mv |
Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096 https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27096/1/a11n17.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7c4ebe3771a80f1913ea4e0818071ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801863937872887808 |