Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liedke, Élida Rubini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011
Resumo: O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
id UNB_9486da339419e30ac7c3be4909e3af0a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27096
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Liedke, Élida Rubini2017-12-07T04:48:33Z2017-12-07T04:48:33Z2007Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.The article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present.Em processamentoPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGSBreves indicações para o ensino de teoria sociológica hojeBrief indications for the teaching of sociological theory todayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleteoria sociológicateorias sociológicas contemporâneasteorias sociológicas clássicasrelações micro e macrossocietáriasmodelos interpretativosnarrativasSociological theoryContemporary sociological theoriesClassic sociological theoriesMicro and macro-societal relationsInterpretive modelsNarrativesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALa11n17.pdfapplication/pdf218664http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27096/1/a11n17.pdfc7c4ebe3771a80f1913ea4e0818071adMD51open access10482/270962023-09-28 17:57:34.031open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-28T20:57:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Brief indications for the teaching of sociological theory today
title Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
spellingShingle Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Liedke, Élida Rubini
teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
Sociological theory
Contemporary sociological theories
Classic sociological theories
Micro and macro-societal relations
Interpretive models
Narratives
title_short Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_full Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_fullStr Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_full_unstemmed Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_sort Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
author Liedke, Élida Rubini
author_facet Liedke, Élida Rubini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liedke, Élida Rubini
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
Sociological theory
Contemporary sociological theories
Classic sociological theories
Micro and macro-societal relations
Interpretive models
Narratives
topic teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
Sociological theory
Contemporary sociological theories
Classic sociological theories
Micro and macro-societal relations
Interpretive models
Narratives
description O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:48:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011
identifier_str_mv Sociologias,v.,n.17,p.266-278,2007
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27096
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27096/1/a11n17.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c4ebe3771a80f1913ea4e0818071ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863937872887808