Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182901 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017. |
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Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquiteturaArquiteturaProjeto arquitetônicoDesenho arquitetônicoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.O estúdio de projeto continua a ser o ambiente pedagógico dominante nas escolas de arquitetura, dentre os métodos projetuais utilizados o uso de precedentes se destaca por ser amplamente aceito como ferramenta de aprendizagem experiencial. Contudo, informações de referência para trabalhos de projeto abrangem uma análise crítica de precedentes relacionados a algum aspecto do problema de projeto, mas não contribuem diretamente para o aprendizado de processos e métodos de projeto. Novos paradigmas surgem com a Era das conexões, e a busca por um modelo de aprendizagem que integre as tecnologias de informação e comunicação (TIC?s) e direcionado para o modo de pensar dos arquitetos são alguns dos desafios para a formação de didáticas de aprendizagem de projeto de arquitetura. Como desenvolver modelos de aprendizagem que possibilitem aproveitar de modo adequado a disponibilidade de compartilhamento via internet de projetos precedentes em modelos digitais 3D? E como direcionar a sua utilização para a aprendizagem de processos e métodos de projeto direcionados para o desenvolvimento de expertise em projeto de arquitetura? Com base nos questionamentos, a pesquisa tem por objetivo desenvolver um modelo de adaptação de precedentes em protótipos para a aprendizagem do processo de projeto de arquitetura (análise, síntese, avaliação), com base na definição de critérios de qualidade como parâmetros para a geração de soluções a partir da identificação de problemas. Pela aplicação do modelo de adaptação se busca identificar características/habilidades necessárias ao desenvolvimento do processo projeto que diferenciem os estudantes de acordo com o seu grau de expertise. O desenvolvimento da pesquisa é composto de fundamentação teórica e aplicação de pesquisa experiencial. Como processo de estruturação da pesquisa experiencial, adota-se a adaptação feita por Mulbert (2014) do framework DBRIEF (Design-Based Research in Inovative Education Framework) desenvolvido por Dix (2007). A estruturação é composta por: Prenúncio, onde são descritas as características do contexto de aplicação dos experimentos didáticos; o processamento pela aplicação dos experimentos em dois ciclos de aperfeiçoamento, e os resultados tratados de modo a possibilitar a verificação do desempenho por comparação de grupos de estudantes, os quais são categorizados de acordo com: tempo de formação e grau de expertise. Pela comparação de desempenho na aprendizagem de processo de projeto entre grupos de estudantes novatos e especialistas, por triangulação dos resultados obtidos por métodos multifocais de coleta de dados (observação direta, análise de vídeo, análise de produto, questionário online), bem como, dos conceitos sistematizados com a fundamentação teórica é desenvolvida a avaliação estendida e validada a aplicação do modelo de adaptação, o qual é desenvolvido e detalhado de modo a possibilitar a efetiva contribuição para a área de expertise e aprendizagem de processo de projeto de arquitetura.Abstract : The design studio is still the main pedagogical environment in Architecture schools. Among the projective methods, the use of precedents stands out as being widely accepted as an experiential learning tool. However, reference information for project work comprehend a critical analysis of precedents related to some aspect of the design problem, but does not directly contribute to the learning of processes and design methods. New paradigms come up with the Connections Age, and the search for a learning model that integrates the information and communication technologies directed to the way of thinking of the architects are some of the challenges for the development of architecture project learning didactics. How to develop learning models that make it possible to take advantage, in a correct way, of the availability of Internet sharing of previous projects in 3D digital models? And how to direct its use to the learning of processes and methods of design directed to the development of expertise in Architecture project? Based on the inquiries, the research aims to develop a model of adaptation of precedents in prototypes for learning the Architecture design process (analysis, synthesis, evaluation), based on the definition of quality criteria as a parameter for a solutions generation from problem identification. Through the appliance of the adaptation model, it is sought to identify characteristics / skills necessary for the development of the design process that differentiate the students according to their degree of expertise. The development of the research is composed of theoretical foundation and appliance of experiential research. As a process of structuring the experiential research, Mulbert (2014) adaptation of DBRIEF (Design-Based Research in Inovative Education Framework), developed by Dix (2007), is adopted. Structuring is composed of: introduction, where the characteristics of the application context of didactic experiments are described; the processing by the application of the experiments in two cycles of improvement, and the results treated in order to enable the proof of the performance by comparison of groups of students, which are categorized according to the time of formation and degree of expertise. By comparing performance in project process learning among groups of novice students and experts, by triangulation of the results obtained by multifocal methods of data collection (direct observation, video analysis, product analysis, online questionnaire), as well as the concepts systematized with the theoretical foundation, the extended evaluation is developed and the appliance of the adaptation model is validated. This adaptation model is developed and detailed in order to make the effective contribution to the area of expertise and learning of the Architecture design process.Pereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Leandro Silva2018-01-30T03:19:56Z2018-01-30T03:19:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis329 p.| il.application/pdf349764https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-30T03:19:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-30T03:19:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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