Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Leandro Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182901
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.
id UFSC_8e853ec53dc10c55f06d410f855c2dca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182901
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLeite, Leandro SilvaPereira, Alice Theresinha Cybis2018-01-30T03:19:56Z2018-01-30T03:19:56Z2017349764https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182901Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.O estúdio de projeto continua a ser o ambiente pedagógico dominante nas escolas de arquitetura, dentre os métodos projetuais utilizados o uso de precedentes se destaca por ser amplamente aceito como ferramenta de aprendizagem experiencial. Contudo, informações de referência para trabalhos de projeto abrangem uma análise crítica de precedentes relacionados a algum aspecto do problema de projeto, mas não contribuem diretamente para o aprendizado de processos e métodos de projeto. Novos paradigmas surgem com a Era das conexões, e a busca por um modelo de aprendizagem que integre as tecnologias de informação e comunicação (TIC?s) e direcionado para o modo de pensar dos arquitetos são alguns dos desafios para a formação de didáticas de aprendizagem de projeto de arquitetura. Como desenvolver modelos de aprendizagem que possibilitem aproveitar de modo adequado a disponibilidade de compartilhamento via internet de projetos precedentes em modelos digitais 3D? E como direcionar a sua utilização para a aprendizagem de processos e métodos de projeto direcionados para o desenvolvimento de expertise em projeto de arquitetura? Com base nos questionamentos, a pesquisa tem por objetivo desenvolver um modelo de adaptação de precedentes em protótipos para a aprendizagem do processo de projeto de arquitetura (análise, síntese, avaliação), com base na definição de critérios de qualidade como parâmetros para a geração de soluções a partir da identificação de problemas. Pela aplicação do modelo de adaptação se busca identificar características/habilidades necessárias ao desenvolvimento do processo projeto que diferenciem os estudantes de acordo com o seu grau de expertise. O desenvolvimento da pesquisa é composto de fundamentação teórica e aplicação de pesquisa experiencial. Como processo de estruturação da pesquisa experiencial, adota-se a adaptação feita por Mulbert (2014) do framework DBRIEF (Design-Based Research in Inovative Education Framework) desenvolvido por Dix (2007). A estruturação é composta por: Prenúncio, onde são descritas as características do contexto de aplicação dos experimentos didáticos; o processamento pela aplicação dos experimentos em dois ciclos de aperfeiçoamento, e os resultados tratados de modo a possibilitar a verificação do desempenho por comparação de grupos de estudantes, os quais são categorizados de acordo com: tempo de formação e grau de expertise. Pela comparação de desempenho na aprendizagem de processo de projeto entre grupos de estudantes novatos e especialistas, por triangulação dos resultados obtidos por métodos multifocais de coleta de dados (observação direta, análise de vídeo, análise de produto, questionário online), bem como, dos conceitos sistematizados com a fundamentação teórica é desenvolvida a avaliação estendida e validada a aplicação do modelo de adaptação, o qual é desenvolvido e detalhado de modo a possibilitar a efetiva contribuição para a área de expertise e aprendizagem de processo de projeto de arquitetura.Abstract : The design studio is still the main pedagogical environment in Architecture schools. Among the projective methods, the use of precedents stands out as being widely accepted as an experiential learning tool. However, reference information for project work comprehend a critical analysis of precedents related to some aspect of the design problem, but does not directly contribute to the learning of processes and design methods. New paradigms come up with the Connections Age, and the search for a learning model that integrates the information and communication technologies directed to the way of thinking of the architects are some of the challenges for the development of architecture project learning didactics. How to develop learning models that make it possible to take advantage, in a correct way, of the availability of Internet sharing of previous projects in 3D digital models? And how to direct its use to the learning of processes and methods of design directed to the development of expertise in Architecture project? Based on the inquiries, the research aims to develop a model of adaptation of precedents in prototypes for learning the Architecture design process (analysis, synthesis, evaluation), based on the definition of quality criteria as a parameter for a solutions generation from problem identification. Through the appliance of the adaptation model, it is sought to identify characteristics / skills necessary for the development of the design process that differentiate the students according to their degree of expertise. The development of the research is composed of theoretical foundation and appliance of experiential research. As a process of structuring the experiential research, Mulbert (2014) adaptation of DBRIEF (Design-Based Research in Inovative Education Framework), developed by Dix (2007), is adopted. Structuring is composed of: introduction, where the characteristics of the application context of didactic experiments are described; the processing by the application of the experiments in two cycles of improvement, and the results treated in order to enable the proof of the performance by comparison of groups of students, which are categorized according to the time of formation and degree of expertise. By comparing performance in project process learning among groups of novice students and experts, by triangulation of the results obtained by multifocal methods of data collection (direct observation, video analysis, product analysis, online questionnaire), as well as the concepts systematized with the theoretical foundation, the extended evaluation is developed and the appliance of the adaptation model is validated. This adaptation model is developed and detailed in order to make the effective contribution to the area of expertise and learning of the Architecture design process.329 p.| il.porArquiteturaProjeto arquitetônicoDesenho arquitetônicoModelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL349764.pdfapplication/pdf51928477https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/182901/1/349764.pdfdaaa77e7a4897f9de9a8f0c8f4df9ec4MD51123456789/1829012018-01-30 01:19:56.932oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182901Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-30T03:19:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
title Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
spellingShingle Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
Leite, Leandro Silva
Arquitetura
Projeto arquitetônico
Desenho arquitetônico
title_short Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
title_full Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
title_fullStr Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
title_full_unstemmed Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
title_sort Modelo de adaptação de precedentes em protótipos digitais para aprendizagem do processo de projeto de arquitetura
author Leite, Leandro Silva
author_facet Leite, Leandro Silva
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Leandro Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
contributor_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura
Projeto arquitetônico
Desenho arquitetônico
topic Arquitetura
Projeto arquitetônico
Desenho arquitetônico
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-30T03:19:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-30T03:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182901
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 349764
identifier_str_mv 349764
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 329 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/182901/1/349764.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv daaa77e7a4897f9de9a8f0c8f4df9ec4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805425396645888