Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Vanessa Goulart
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128827
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.
id UFSC_f4eedd413e90d9cf9b4f396138d52f41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128827
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismoArquiteturaEstudo e ensinoDesenho arquitetônicoProjeto arquitetonicoAcessibilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Assim, esta tese procura explorar as possibilidades de ensino de desenho universal nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O objetivo é investigar a inserção do desenho universal no ensino de Arquitetura e Urbanismo e com isso propor recomendações de ensino que possam contribuir para a formação dos futuros profissionais e auxiliá-los a projetar de forma universal. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi dividida em três etapas: aproximação teórica, aproximação com profissionais de ensino e aproximação com discentes de Arquitetura e Urbanismo. A primeira etapa consiste no desenvolvimento do referencial teórico sobre desenho universal, abordando conceitos, processos de projeto e estratégias de ensino. A segunda etapa procura levantar informações de como o desenho universal tem sido abordado nas universidades e quais estratégias de ensino têm sido utilizadas pelos professores. A terceira etapa busca desenvolver experiências didáticas pela pesquisadora junto a discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir da aplicação e avaliação de algumas estratégias de ensino de desenho universal na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II. Os resultados obtidos com esta pesquisa consistem em um panorama sobre o ensino de desenho universal no Brasil, numa abordagem para análise de estratégias de ensino de desenho universal, na identificação de estratégias que contribuem com o projeto de espaços universais, em recomendações para o ensino do desenho universal aplicados em disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, além de materiais didáticos para o ensino de desenho universal.<br>Abstract : Universal design is a design philosophy that should be considered in all spaces conception. However, designing considering the human diversity is not an easy task and requires the development of this competence in undergraduate courses. Thus, this thesis seeks to explore the possibilities of teaching universal design in the Architecture and Urbanism courses. The objective is to investigate the integration of universal design in Architecture and Urbanism teaching and thus propose teaching recommendations that can contribute for future professional education and to support their design actions in a universal way. To accomplish this, the research was divided into three stages: theoretical approach, approach to education professionals and approach to Architecture and Urbanism students. The first step develops the theoretical framework on universal design and covers concepts, design processes and teaching strategies. The second stage intends to collect information on how universal design has been approached in universities and which teaching strategies have been used by teachers. The third step consist on the development of teaching experiences by the researcher based on the implementation and evaluation of universal design strategies for teaching in Landscape and Urbanism disciplines in the Federal University of Santa Catarina. The results of this research consist in an overview of universal design teaching in Brazil, an approach to analyze universal design strategies for teaching, identifying strategies that contribute to design universal spaces, recommendations for teaching universal design applied in to Architecture and Urbanism courses in Brazil, addition to didactic materials for teaching universal design.Ely, Vera Helena Moro BinsUniversidade Federal de Santa CatarinaDorneles, Vanessa Goulart2015-02-05T20:23:18Z2015-02-05T20:23:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis351 p.| il., grafs., tabs.application/pdf327823https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:23:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:23:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
title Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
spellingShingle Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
Dorneles, Vanessa Goulart
Arquitetura
Estudo e ensino
Desenho arquitetônico
Projeto arquitetonico
Acessibilidade
title_short Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
title_full Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
title_fullStr Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
title_full_unstemmed Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
title_sort Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo
author Dorneles, Vanessa Goulart
author_facet Dorneles, Vanessa Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ely, Vera Helena Moro Bins
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Vanessa Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Estudo e ensino
Desenho arquitetônico
Projeto arquitetonico
Acessibilidade
topic Arquitetura
Estudo e ensino
Desenho arquitetônico
Projeto arquitetonico
Acessibilidade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:23:18Z
2015-02-05T20:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327823
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128827
identifier_str_mv 327823
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 351 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652402073534464