Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe de Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787
Resumo: TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Medicina.
id UFSC_8e89edac5a50ee59872b42ed9ccefd7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237787
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formaçãoEducação médicaEstudantes de medicinaCartografiaTCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Medicina.É visível a necessidade de reflexão referente a mudanças na educação médica no Brasil. Esta pesquisa tem como finalidade narrar os desafios e incertezas de um estudante de medicina da primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, para refletir e compartilhar acerca da formação médica com a comunidade acadêmica envolvida com a implantação e consolidação deste curso. A metodologia tem como base a pesquisa qualitativa, sendo usado a perspectiva do método cartográfico para descrever e vivenciar o processo. Entre os resultados, cita-se a autorreflexão e auto avaliação referentes às temáticas autonomia, ensino a distância e cartografia. Conclui-se que o é importante o incentivo ao uso da cartografia como produção do conhecimento médico a partir do aprendizado com outras narrativas e a auto reflexão para superar os desafios e incertezas por parte do leitor ou do escritor.The need for reflection regarding changes in medical education is visible. This research aims to narrate the challenges and uncertainties of a medical student of the first class of medicine at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Araranguá campus, to reflect and share about these themes with the academic community involved with the implementation. and consolidation of this course. The methodology is based on qualitative research, using the perspective of the cartographic method to describe and experience the process. Among the results, self-reflection and self-assessment regarding the themes exposed and lived here are mentioned. The final considerations are the incentive to use cartography as a production of medical knowledge from learning with other narratives and self-reflection to overcome challenges and uncertainties on the part of the reader or write.Araranguá, SCJunior, Carlos Alberto Severo GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Felipe de Oliveira da2022-08-04T00:46:05Z2022-08-04T00:46:05Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T00:46:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237787Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-04T00:46:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
title Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
spellingShingle Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
Silva, Felipe de Oliveira da
Educação médica
Estudantes de medicina
Cartografia
title_short Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
title_full Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
title_fullStr Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
title_full_unstemmed Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
title_sort Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
author Silva, Felipe de Oliveira da
author_facet Silva, Felipe de Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junior, Carlos Alberto Severo Garcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe de Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Estudantes de medicina
Cartografia
topic Educação médica
Estudantes de medicina
Cartografia
description TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Medicina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04T00:46:05Z
2022-08-04T00:46:05Z
2022-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355490545664