Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787 |
Resumo: | TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Medicina. |
id |
UFSC_8e89edac5a50ee59872b42ed9ccefd7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237787 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formaçãoEducação médicaEstudantes de medicinaCartografiaTCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Medicina.É visível a necessidade de reflexão referente a mudanças na educação médica no Brasil. Esta pesquisa tem como finalidade narrar os desafios e incertezas de um estudante de medicina da primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, para refletir e compartilhar acerca da formação médica com a comunidade acadêmica envolvida com a implantação e consolidação deste curso. A metodologia tem como base a pesquisa qualitativa, sendo usado a perspectiva do método cartográfico para descrever e vivenciar o processo. Entre os resultados, cita-se a autorreflexão e auto avaliação referentes às temáticas autonomia, ensino a distância e cartografia. Conclui-se que o é importante o incentivo ao uso da cartografia como produção do conhecimento médico a partir do aprendizado com outras narrativas e a auto reflexão para superar os desafios e incertezas por parte do leitor ou do escritor.The need for reflection regarding changes in medical education is visible. This research aims to narrate the challenges and uncertainties of a medical student of the first class of medicine at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Araranguá campus, to reflect and share about these themes with the academic community involved with the implementation. and consolidation of this course. The methodology is based on qualitative research, using the perspective of the cartographic method to describe and experience the process. Among the results, self-reflection and self-assessment regarding the themes exposed and lived here are mentioned. The final considerations are the incentive to use cartography as a production of medical knowledge from learning with other narratives and self-reflection to overcome challenges and uncertainties on the part of the reader or write.Araranguá, SCJunior, Carlos Alberto Severo GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Felipe de Oliveira da2022-08-04T00:46:05Z2022-08-04T00:46:05Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T00:46:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237787Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-04T00:46:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
title |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
spellingShingle |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação Silva, Felipe de Oliveira da Educação médica Estudantes de medicina Cartografia |
title_short |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
title_full |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
title_fullStr |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
title_full_unstemmed |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
title_sort |
Cartografia em educação medica: desafios de um estudante em um curso em formação |
author |
Silva, Felipe de Oliveira da |
author_facet |
Silva, Felipe de Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junior, Carlos Alberto Severo Garcia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe de Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Estudantes de medicina Cartografia |
topic |
Educação médica Estudantes de medicina Cartografia |
description |
TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Medicina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-04T00:46:05Z 2022-08-04T00:46:05Z 2022-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652355490545664 |